O papel da personalidade na inteligência humana


https://santoculto.wordpress.com/2014/10/01/o-papel-da-personalidade-na-inteligencia-humana/

O tamanho não é o mais importante, o importante é o que você pode fazer com ele, com aquilo que tem. E isso, é a inteligência por si mesma. É o autoconhecimento.

Vamos partir da hipótese de que os testes de qi meçam inteligência, como pressupõe-se que o faça.

Então, mediante o valor quantitativo encontrado, digamos que isto representará o ”tamanho” de nossa inteligência tal como o valor numérico encontrado em uma balança representa nosso peso.

Será que nunca iremos ter David’s ( 😉 ) vencendo Golias’s dentro da psicometria???

Nós já sabemos quanto à existência de savants. Já sabemos que a maior parte dos autistas funcionais e um número nada desprezível de ”doentes mentais” podem ser surpreendentemente inteligentes.

Será que a quantidade vence a qualidade. Será que o maior é melhor que o menor???  Sempre assim??

Os testes de qi tem muitos pontos cegos, mas a sua maior falha é o grande desprezo que os psicometristas tem em relação ao seu potencial.

Personalidade está para a inteligência da mesma maneira que a energia está para o corpo

Do que adianta ter um qi alto (partindo da ideia que qi realmente meça inteligência quantitativa) se não tem a personalidade certa que possa fazer com que desabrochem os seus talentos intelectuais????

A personalidade aparece como um fator mais importante para explicar a inteligência do que idealizações matematizadas como o qi.

O fator qualitativo aparece como fundamental para explicar a inteligência,

se a inteligência é complexa porque é diversificada e porque exibe uma variedade de combinações ”internas” e ”externas”, especialmente para com a personalidade.

Uma pessoa com grande personalidade e grande inteligência, é mais provável não apenas de ser organicamente um gênio como também de ter a capacidade para auto promoção, voluntária ou involuntariamente.

É aí que reside a ”alma do negócio” visto que não adianta você ter uma grande inteligência, uma grande criatividade e não ter energia e vontade para expressá-la, não apenas no intuito da auto promoção, da propaganda, mas também (e especialmente) visando na melhoria da sociedade ou ao menos, de uma propriedade intelectual particular obscura, de um ramo do conhecimento humano (que reverberará na melhoria da sociedade ou ao menos, na melhoria da compreensão de um conhecimento específico).

personalidade energética além de ser uma motivadora, também tem um efeito muito forte para a promoção da personalidade inteligente, que se manifestará por meio de preferências culturais, cotidianas ou de interesses, de alto valor além da capacidade de interagir inteligentemente com o meio.

A personalidade energética se relaciona com um traço comum encontrado em solucionadores de problemas.

Os solucionadores de problemas são mais intuitivos e temporalmente assíncronos do que os mantenedores técnicos, visto que como serão mais bombardeados por informações e estímulos ambientais, eles desenvolverão mais ideias e como eu disse em um texto anterior, verão mais problemas para serem solucionados.

Podemos medir os solucionadores de problemas por meio, da quantidade de problemas que conseguem captar, derivado da quantidade de ideias, pela quantidade de problemas e ideias captados por hora.

Estes pensadores geralmente serão mentalmente velozes, práticos e holísticos.

Assim como a ”alma” humana tem um papel fundamental para o funcionamento do corpo, tal como o espantalho de o Mágico de Oz, a personalidade parece funcionar como uma espécie de ”alma” para a inteligência e portanto, sem a combinação ideal de personalidade, não haverá a energia para fazer a capacidade intelectual desabrochar, ser notada e aproveitada pela sociedade, apesar da minha reticência quanto ao fato de que a humanidade utiliza-se da criatividade por conveniência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s