Como plantar Alho


2

Realizar o plantio de alho é desejo de muitos brasileiros. Afinal,o alho é um dos temperos mais versáteis e utilizados nas cozinhas por todo o país.

Mesmo que de uso comum e encontrado na maioria dos mercados, o alho tem um cultivo que requer uma série de cuidados específicos e pontos de atenção para garantir um ótimo desenvolvimento e colheita.

Se você esta lendo este artigo, é porque você já comprou ou ainda vai comprar sementes de alho, então preste muita atenção, faça tudo com cuidado para que não perca seu plantio.

Hoje em dia com vernalização caseira e a irrigação pode ser plantar alho o ano todo e em todas as regiões do Brasil.

O famoso alho, que tem o nome científico de Allium Sativum, é uma planta atinge de 50cm até 120cm, formando um bulbo com vários segmentos que são carinhosamente chamados de dentes e que podem ser ingeridos crus, cozidos ou assados.

Com sabor (e cheiro) fortes, seu uso é mais comum como tempero ou condimento em pratos salgados. Suas folhas, caules e flores também podem ser consumidos, porém são bem menos utilizados.

Outro uso comum é interligado aos fins medicinais, já que em diversos estudos realizados, o consumo constante de alho apresentou benefícios ao sistema cardiovascular. Porém, o seu consumo também é conhecido (para quem não aprecia tanto o seu cheiro) por gerar odor corporal característico e mau hálito.

Além disso, o alho também é usado como pesticida natural através de extratos ou macerados para combater pragas em hortas e pequenas plantações.

Qual a temperatura ideal para o plantio de alho?

Diferente do que muitas pessoas pensam, o alho pode ser cultivado em diversas regiões climáticas. Porém, nas regiões mais quentes e chuvosas, o plantio de alho pode ser um pouco mais difícil.

Nestes casos, será necessário um período mais frio no início ou metade do ciclo de cultivo para manter a temperatura entre 0°C e 15°C e, assim, estimular a formação dos bulbos (a cabeça do alho). Isso porque as plantas geralmente não formam os bulbos se a temperatura permanece acima de 25°C.

Portanto, a temperatura ideal para o plantio de alho é característica de climas amenos durante o desenvolvimento das plantas e formação dos bulbos, seguido de meses mais quentes para a maturação correta dos bulbos.

Agora se na sua região não tem este frio todo, o recurso é fazer um processo caseiro que se chama vernalização, pega-se as sementes de alho, já devidamente prontas para o plantio e coloque na geladeira, mantendo sobre uma temperatura que variavam entre 2° e 5°
, por um período de 10 a 15 dias.

Em seguida é só realizar o plantio de acordo com o seu costume.

ADUBAÇÃO

Enquanto suas sementes de alho estão na vernalização é hora de preparar os canteiros, e adubar, existe um adubo próprio para o alho, que no final desta matéria ensinaremos como comprar.

COMO USAR O ADUBO PARA ALHO:

Uma única aplicação deste adubo com condicionador é suficiente em todo o ciclo do alho, prepare a terra deixando o canteiro totalmente destorroado e macio, em seguida faça a aplicação do nosso adubo na quantidade de 100 GRAMAS PARA CADA 1 METRO QUADRADO DE CANTEIRO. ESPALHANDO DE FORMA UNIFORME POR TODO O CANTEIRO. Aguarde o minimo de 10 dias e faça a semeadura conforme indicação de seu agrônomo, inclemente esta adubação com matéria orgânica, como palha de café, de arroz, esterco de gado, cama de frango, etc…

Como escolher o solo?

Não há exigências quanto ao solo. O alho pode ser plantado em solos menos férteis, com menor disponibilidade de nitrogênio. Mas o ideal é um solo leve, bem drenado e rico em matéria orgânica.

O pH do solo pode ser de 5,5 a 8,3 (pH ideal de 6,2 a 7).

Como fazer o plantio de alho?

Para garantir o plantio correto é necessário:

  • Plantar cada dente no local definitivo a uma profundidade de 3 a 5cm (ou até 8cm em regiões com temperaturas mais baixas);
  • Coloque a parte mais fina do dente de alho virada para cima;
  • O espaçamento entre as linhas de plantio deve ser de 25 a 30cm e de 10cm entre as plantas.

OBS: Os dentes também podem ser plantados em bandejas, sementeiras ou germinados fora da terra, sendo transplantados após brotarem ou criarem raízes maiores. Em pequenas plantações, sem linhas de plantio, o espaçamento pode ser de 15 a 18 cm entre as plantas. Espaçamentos maiores que estes propiciam que as plantas gerem cabeças maiores, mas a produtividade por área diminui.

Como fazer a irrigação correta?

As regas devem ser realizadas com frequência para que o solo seja mantido sempre úmido durante a fase inicial de crescimento da planta. Quando os bulbos estiverem crescendo, diminua a frequência das regas.

Quando faltar por cerca de 10 a 20 dias antes da colheita, suspenda a irrigação.

Quais os cuidados necessários com os cultivos?

É importante lembrar de sempre retirar plantas invasoras que podem competir com o alho por nutrientes e recursos, pelo menos durante os três primeiros meses de cultivo.

Lembre-se também de não plantar o alho em locais onde houve cultivo de alho ou cebola recentemente, pois cultivar seguidamente no mesmo local aumenta muito o risco de surgimento de doenças na plantação.

Quando e como colher o alho?

A colheita ocorre de 16 a 36 semanas após o plantio, dependendo do local utilizado, da região onde o plantio é realizado e da época do ano.

Para identificar o momento correto para a colheita, basta observar quando as folhas mais velhas começarem a amarelar e secar, pois esse é o sinal de que as cabeças de alho estão prontas para a colheita.

Para uma colheita correta, arranque a planta inteira e sem destacar as folhas, preferencialmente em dias secos e ensolarados.

Após a colheita, é necessário realizar a cura, que é o processo em que o alho perde o excesso de água. Esse processo consiste em deixar os bulbos secando ao sol por alguns dias e, quando as folhas e a camada externa dos bulbos estiverem completamente secas, os bulbos podem ser armazenados em locais frescos e secos.

Também é importante para a conservação das cabeças de alho, mantê-las sempre em ambiente seco e com boa ventilação. Com isso, as cabeças de alho podem ser armazenadas por até quase um ano sem perder suas características.

 

Se você deseja comprar sementes de alho ou adubo para alho , nossa equipe pode te ajudar fazendo uma busca no mercado e te indicando os melhores fornecedores, para ter estas informações basta clicar na aba abaixo FALE CONOSCO, que teremos o maior prazer em ajudar.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s