Como Cultivar Espinafre


4 Métodos:Escolhendo uma variedadePreparando sua área de plantioPlantando seu espinafreCuidando de seus pés de espinafre

Você sabia que o espinafre é uma erva daninha? Portanto, além de crescer muito rapidamente, trata-se de um vegetal facílimo de cultivar. Gostoso tanto cru como cozido, é absolutamente rico em ferro, cálcio, antioxidantes e vitaminas A, B, e C. Se você se interessa em cultivar espinafres, plante na primavera ou no aotono. Siga os passos abaixo para saber como cultivar sua própria horta!

Método1

Escolhendo uma variedade

  1. Imagem intitulada Grow Spinach Step 1
    1

    Compreenda o espinafre norte americano. Esta variedade é extremamente resistente ao frio e suporta temperaturas abaixo dos 12 graus.
  2. Imagem intitulada Grow Spinach Step 2
    2

    Entenda as variedades “enrugadas” (para plantar no outono). Estas variedades são caracterizadas por suas escuras folhas verdes e enrugadas. São as melhores para o plantio no outono porque se tornam especialmente crocantes quando amadurecem no tempo frio.
  3. Imagem intitulada Grow Spinach Step 3
    3

    Cogite as variedades de folhas lisas. Esta variedade cresce na vertical e produz folhas de cor mais clara do que as das variedades enrugadas. Ela cresce de forma rápida e bastante fácil, complementando perfeitamente qualquer salada de verão.

Método2

Preparando sua área de plantio

  1. Imagem intitulada Grow Spinach Step 4
    1

    Escolha uma área que pegue bastante sol. Apesar do espinafre preferir um clima mais ameno, ele precisará de um pouco de luz para crescer. Tome cuidado para não expô-lo a temperaturas extremamente altas. Um pouco de sombra sempre ajuda.
  2. Imagem intitulada Grow Spinach Step 5
    2

    Prepare um solo fértil e bem drenado. Evite locais baixos que possam represar a água da chuva e proteja-a de inundações. O espinafre gosta de um clima úmido leve, mas isso não quer dizer que o vegetal suportará fortes inundações. Se não conseguir encontrar um local adequado em seu jardim, você pode optar por fazer uma jardineira ou até mesmo plantar seu espinafre em uma panela velha.

    • Construa uma jardineira com madeira de cedro, que não apodrece quando exposta à água.
    • Pelo fato do espinafre ser uma pequena planta que não desenvolve raízes muito profundas, você não vai precisar de um espaço muito grande para fazer sua horta.
  3. Imagem intitulada Grow Spinach Step 6
    3

    Cheque o pH do solo. O espinafre prefere os solos levemente ácidos, com um pH entre 6,5 e 7,0. Busque um laboratório que possa avaliar a qualidade de seu solo ou compre terra de plantio devidamente certificada.

    • Avalie o cálcio do solo bem como seus níveis de magnésio a fim de determinar que tipo de composto calcário você deve utilizar. Se o solo for pobre em magnésio, adicione calcário dolomítico. Se for rico em magnésio, use o calcário calcítico.
    • Adicione o calcário de dois a três meses antes do plantio, se possível, para permitir que o solo possa absorvê-lo. Depois, verifique novamente o pH.
  4. Imagem intitulada Grow Spinach Step 7
    4

    Fertilize seu solo regularmente. O espinafre aprecia um solo rico em matéria orgânica como estrume, farinha de alfafa, farelo de soja, farelo de algodão ou qualquer outro fertilizante nitrogenado. Misture o composto aos poucos, junto ao solo, para garantir uma riqueza adequada de nutrientes.

    • Remova todas as rochas do solo antes de adicionar o fertilizante. Você pode usar um ancinho para remover tais detritos.
    • Retire todas as ervas daninhas ou demais plantas que estão crescendo na área de plantio. Sua horta deve ter apenas uma erva daninha: o próprio espinafre! As outras plantas podem roubar os nutrientes do solo ou transmitir alguma doença para seus pés de espinafre.

Método3

Plantando seu espinafre

  1. Imagem intitulada Grow Spinach Step 8
    1

    Decida se você pretende uma colheita para a primavera ou para o outono.Plante seu espinafre de quatro a seis semanas antes da primavera para uma colheita nesta época ou de seis a oito semanas antes de março para uma colheita de outono.

    • Durante a colheita da primavera, as plantas vão crescer e pequenas flores irão surgir assim que a temperatura aumentar. Este processo é chamado de “parafuso”: cuidado, pois ele interrompe a produção de folhas em seu espinafre. Portanto, colha-as antes disso.
    • Por conta do resultado deste processo, recomenda-se plantar espinafre perto do outono.
    • Se você vive em um clima particularmente quente, considere o uso algum sistema de irrigação para manter o solo fresco quando as temperaturas começam a aumentar demais. Não se esqueça de regar sua horta regularmente (aumente a frequência da rega se o clima quente for muito intenso).
  2. 2

    Plante as sementes a 3 cm de profundidade e entre covas de 5 cm de distância.Mantenha as linhas de plantio espaçadas em pelo menos oito centímetros de distância de uma para a outra. Isso permitirá que as sementes germinem sem ter de competir por espaço. Compre sementes frescas para o plantio.

    • Se você pretende transplantar mudas saudáveis, espace-as em cerca de 12 a 18 centímetros de distância. Isso permitirá que as plantas cresçam com tranquilidade.
    • Você pode comprar mudas em seu viveiro local ou loja de jardim ou mesmo iniciá-las dentro de casa (com o auxílio de uma sementeira, por exemplo). No entanto, prefira começar com as sementes, pois o processo é muito mais fácil e prático.
  3. 3

    Cubra as sementes com terra e bata levemente. O solo não precisa ser muito firme sobre as sementes: na verdade, ele deve ser bastante leve e fofo. As batidinhas são mesmo para garantir que as sementes não fiquem expostas ao ar e à insolação intensa.
  4. Imagem intitulada Grow Spinach Step 11
    4

    Espalhe um adubo sobre a área de plantio. Cubra o solo da área de plantio com alguns centímetros de feno, palha, folhas secas ou capim para evitar que as ervas daninhas brotem. Arranque também as plantas indesejadas que podem prejudicar as raízes frágeis do espinafre. Lembre-se sempre denque esta cobertura orgânica é a melhor aliada contra ervas daninhas que não sejam seu espinafre!
  5. 5

    Regue sua horta com frequência. Use um regador ou uma mangueira. Cuidado com a intensidade da água, que pode danificar as sementes recém plantadas.

Método4

Cuidando de seus pés de espinafre

  1. 1

    Pode seu espinafre. Como as plantas de espinafre crescem muitas vezes em mudas, faça uma poda superficial para evitar que as plantas compitam por espaço. Pode as plantas de forma que nenhuma folha de um pé toque no outro. Não hesite em remover plantas inteiras se elas estiverem interferindo no crescimento das demais.
  2. Imagem intitulada Grow Spinach Step 14
    2

    Mantenha úmida sua área de plantio. Lembre-se: “úmido” não significa “excessivamente encharcado”. Como comentamos, dependendo do clima, você deve regar sua horta com maior frequência (em média, de uma a duas vezes por semana).
  3. Imagem intitulada Grow Spinach Step 15
    3

    Se a temperatura de sua área de plantio for muito elevada, construa uma estufa para sua horta de espinafres. Lembre-se de que o espinafre não se dá bem em climas quentes. Uma estufa auxiliará na manutenção adequada da temperatura de sua horta.
  4. Imagem intitulada Grow Spinach Step 16
    4

    Avalie quando fertilizar seus pés de espinafre. Se os pés estiverem crescendo lentamente, você pode adicionar uma medida de fertilizante nitrogenado (siga as instruções da embalagem do produto). Depois, regue normalmente para que o produto enriqueça o solo.
  5. 5

    Depois, literalmente, “colha” os frutos do seu esforço. Colha os pés de espinafre somente quando suas folhas estiverem frondosas, prontas para comer, o que geralmente demora cerca de seis a oito semanas desde o plantio.

    • Lembre-se dos cuidados especiais que o espinafre de primavera exige.
    • Colha o espinafre primeiro removendo cuidadosamente as folhas externas. Depois de um tempo, corte a base do caule com uma tesoura de jardinagem, ou faca, e remova a planta como um todo.
    • Alternativamente, você pode colher o espinafre puxando toda a planta para fora do solo (a planta não possui raízes muito firmes).
    • Colher seu espinafre pelas folhas externas é melhor, pois permite que a planta produza cada vez mais. As colheitas tendem a ser pequenas, mas você poderá tirar o máximo de proveito de cada pé.

Dicas

  • Sempre lave o espinafre antes de comer.
  • Esteja ciente de que o espinafre “encolhe” significativamente quando cozido.

Avisos

  • Tenha cuidado com insetos como os pulgões, que se alimentam das folhas maduras de espinafre.
  • Calor e longos dias de sol podem matar sua colheita, portanto, nunca faça sua horta em áreas quentes demais.
  • Algumas doenças podem assolar sua plantação. Remova e destrua qualquer folha que apresentar algum musgo ou fungo de cor branca ou alaranjada.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s