Agrião – Como plantar


O Agrião ou Agrião d’água, Nasturtium officinale, é uma planta que se desenvolve plenamente quando em contato com muita água. Prefere clima com temperatura entre 10 °C e 20 °C.

Como é uma planta rústica e resistente, o Agrião é fácil de cultivar. Porém, precisa de muita água limpa disponível e necessita de boa luminosidade, com pelo menos algumas horas de sol direto. Em regiões de clima quente evite que a planta fique exposta ao sol nas horas mais quentes do dia.

De folhas pequenas e verde-escuras, a hortaliça é uma excelente opção para enriquecer saladas. Com baixo teor calórico, o Agrião é também fonte de provitamina A (especialmente betacaroteno), possui grande quantidade de vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais. O talo crocante tem, ainda, alto teor de iodo. Para completar, as folhas apresentam um sabor picante, mas suave, que estimula o apetite.

Propriedades medicinais não faltam ao Agrião. A hortaliça faz bem para o fígado, é diurética e recomendada para diabéticos. Além disso, o Agrião combate o ácido úrico, tuberculose, raquitismo, formação de pedra nos rins e efeitos tóxicos da nicotina. O suco de Agrião fervido com leite é expectorante e, se misturado com mel, ajuda a aliviar a bronquite.

Como plantar o Agrião

– O Agrião propaga-se por semente, com plantio no verão ou na primavera, com espaçamento de 15 centímetros entre mudas.

– Por ser uma planta que gosta muito de água, plante-o sem medo de encharcá-los.

– Certifique-se que o solo seja fértil e que o pH é seja de neutro à levemente alcalino.

– O plantio em vasos é muito fácil, o recipiente contendo a terra deve ser maior e deve conter água fresca em abundância.

– Deve-se ter muito cuidado para que a água não seja contaminada com esgoto.

Não adube com estrume. O risco do Agrião se tornar um vetor para parasitas é muito alto se o solo ou a água estiverem infectados.

– As sementes podem ser plantadas em sementeiras e o transplante deve ser feito quando as plantas  tiverem de 4 a 6 folhas. As sementes também podem ser plantadas diretamente no local definitivo.

– A colheita inicia-se em 60-80 dias depois da semeadura e de 40 a 50 dias no caso em que se dá o plantio das ramas. O Agrião é uma planta perene e pode ser cultivado por vários anos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s