Como Cultivar Alecrim


3 Métodos:Plantando alecrimCuidando do alecrimColhendo e usando o alecrim

Cheiroso e delicioso, o alecrim é uma maravilhosa erva para se cultivar tanto dentro de casa, em um vasinho, quanto fora, em um jardim. Normalmente, o alecrim não é difícil de cultivar e, uma vez enraizado, esse arbusto perene durará por anos. Leia para aprender como plantar, cuidar e colher alecrim.

Método1

Plantando alecrim

  1. Imagem intitulada Grow Rosemary Step 1
    1

    Pegue um galho de alecrim. É muito mais fácil cultivar o alecrim a partir de um galho que semeando. Vá até à floricultura do seu bairro e compre alguns galhos, ou melhor ainda, encontre um pé de alecrim que você admira e retire alguns galhinhos de 10 cm para plantar. A melhor época para fazer isso é no fim da primavera, mas se você vive em um clima mais quente, pode plantar no começo do outono, também. As plantas que você cultivará a partir dos galhos terão as mesmas qualidades que o arbusto original.

    • Se preferir cultivar uma variedade que você não encontra na sua área, encomende um galho pela internet ou peça para que a sua floricultura traga um. Existem vários tipos de alecrim, cada um com propriedades levemente diferentes. Alguns crescem bem altos e espalhados, enquanto outros tendem a enlastrar. Alguns têm flores azuis ou roxas e outros têm flores brancas.
    • Você também pode comprar uma muda se você não quiser reproduzir um galho.
  2. Imagem intitulada Grow Rosemary Step 2
    2

    Remova as folhas dos 3 últimos centímetros do galho. Antes de plantar o alecrim, remova as folhas da parte inferior do galho (cerca de 3 cm). Essa é a parte da planta que irá ao solo.

    • É importante remover as folhas para que elas não façam o galho apodrecer em vez de crescer.
  3. Imagem intitulada Grow Rosemary Step 3
    3

    Plante o alecrim. Coloque cada galho dentro de um potinho de terra com 2/3 de areia grossa e 1/3 de musgo. Coloque o potinho em um local ensolarado, mas não sob luz direta do sol. Regue os galhos regularmente e mantenha em local aquecido até que as raízes se formem, o que pode levar cerca de três semanas.

    • Para ajudar no crescimento dos galhos, você pode manter o pote todo dentro de uma sacola de plástico com alguns furos no alto. Isso ajuda a regular a temperatura e manter o ar aquecido e úmido.
    • Você também pode mergulhar as pontas dos galhos de alecrim em um suplemento fortalecedor de raízes para dar um empurrãozinho.
  4. Imagem intitulada Grow Rosemary Step 4
    4

    Plante as mudas. Uma vez as raízes estejam formadas, você pode plantar os alecrins tanto em vasos como no seu jardim. Alecrins se adaptarão à maioria das condições de cultivo e são bem fortes. Ficam felizes com neve, brita, altas temperaturas, regiões costeiras e todo tipo de solo. No entanto, eles crescem muito melhor em um clima de morno para quente e bem seco. Escolha uma área com bastante sol e que tenha solo mais seco.

    • Decida se você quer mantê-lo crescendo em um vaso ou como um arbusto no jardim. Ele também pode ser cultivado como uma maravilhosa e aromática cerca viva. Para climas mais frios, pode ser melhor plantá-lo em um vaso. Assim, você poderá movê-lo quando necessário.
    • Se for plantar no jardim, escolha um solo bem drenado. Alecrins podem sofrer com enfraquecimento da raiz em solo alagado. Quanto mais alcalino o solo, mais cheiroso ficará o alecrim. Espalhe um pouco de cal se o solo for muito ácido.

Método2

Cuidando do alecrim

  1. Imagem intitulada Grow Rosemary Step 5
    1

    Regue o alecrim com pouca frequência. O alecrim prefere um solo mais seco, então não exagere na água. Ele ficará feliz com uma quantidade padrão de água para jardim. Ele gosta de buscar a maior parte da sua água nas chuvas.
  2. Imagem intitulada Grow Rosemary Step 6
    2

    Não se preocupe com fertilizantes. Ele não é uma erva que precisa deles. No entanto, deve haver um pouco de cal no solo.
  3. Imagem intitulada Grow Rosemary Step 7
    3

    Mantenha os vasos dentro de casa no inverno se você mora em um lugar frio.Embora o alecrim seja forte, ele pode sofrer com temperaturas muito baixas. Seus galhos podem ficar danificados com o peso da geada. Melhor manter a planta dentro de casa no inverno.
  4. Imagem intitulada Grow Rosemary Step 8
    4

    Pode o alecrim quando necessário. A poda não é necessária para a saúde da planta, mas os galhos do alecrim tendem a se espalhar bastante, ocupando muito espaço no jardim. Corte os galhos alguns centímetros a cada primavera para ajudar a manter seu formato.

Método3

Colhendo e usando o alecrim

  1. Imagem intitulada Grow Rosemary Step 9
    1

    Colha o alecrim. Quebre galhinhos de alecrim quando precisar. O arbusto vai simplesmente continuar crescendo feliz. Como o alecrim é perene, você pode colhê-lo o ano todo.
  2. Imagem intitulada Grow Rosemary Step 10
    2

    Armazene os galhinhos em um local seco e fresco. Você também pode congelar o alecrim colocando-o em sacos para comida congelada e guardando-o no freezer. Uma alternativa é desfolhar os galhos e guardar as folhas em potes herméticos. Armazenado dessa forma, o alecrim irá secar lentamente e se conservará por vários meses.
  3. Imagem intitulada Grow Rosemary Step 11
    3

    Coma alecrim. O alecrim é um maravilhoso complemento tanto para pratos doces quanto para salgados. Use para acrescentar consistência a carnes e frangos, pães, manteiga e até sorvete. Algumas receitas que levam alecrim:

    • Pão de ervas.
    • Porco marinado.
    • Xarope de alecrim.
    • Sorvete de limão com alecrim.
  4. Imagem intitulada Grow Rosemary Step 12
    4

    Use alecrim na casa. O alecrim pode ser seco e transformado em sachê de essências, usado como ingrediente em sabão caseiro, transformado em uma água de cheiro que deixa seu cabelo suave e brilhante, e muitas outras coisas. Você também pode simplesmente esfregar no arbusto para sentir um cheiro fresco do seu aroma.

Dicas

  • O alecrim tem varias espécies de cores, tamanhos e formato de folhas diferentes. As cores das flores também variam, normalmente do azul-claro ao branco.
  • O alecrim suporta o sol e o vento, fazendo dele uma planta ideal para beira-mar. No entanto, ele irá crescer melhor protegido do vento, como atrás de uma parede, então tente providenciar isso se possível.
  • O alecrim pode ser congelado por mais de seis meses. Simplesmente coloque os galhos de alecrim em um plástico e leve ao freezer. No entanto, se você tem seu próprio arbusto, provavelmente é mais fácil só pegar o necessário que ocupar mais espaço no freezer.
  • Se for plantar em um vaso, saiba que o alecrim é uma ótima planta para vasos. Essa é uma solução ideal para climas muito frios, pois você pode trazê-lo para dentro de casa durante o inverno. Embora o alecrim possa suportar pequenas geadas, ele não pode suportar geadas grandes ou temperaturas muito baixas. Em um vaso, mantenha-o podado para manter um formato mais certo.
  • Esse arbusto perene cresce cerca de 2 metros. No entanto, demora muito para alcançar essa altura. A variedade anã alcança 45 cm de altura e é perfeita para cultivo em vasos.
  • O alecrim é para “rememorar”.
  • Plante um arbusto de alecrim perto do varal de roupas. As roupas que se esfregarem nele terão um cheiro maravilhoso. É também uma ótima planta para se esfregar em um corredor.

Avisos

  • O alecrim é incapaz de crescer direito com as raízes úmidas, podendo até morrer.

Materiais Necessários

  • Mudas de alecrim;
  • Vaso de planto ou espaço para jardim.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s