O que é Groove?



Groove é na verdade um termo, que significa encaixar e palavras relacionadas. Por isso muitos músicos usam esse termo ao criarem algum arranjo, ou seja, eles tem que estar interligados (encaixados) mesmo que não seja de forma direta.

Exemplo contrabaixo e bateria são dois instrumentos distintos, porém devem estar em perfeita ordem. A palavra é usada frequentemente para descrever o aspecto de algumas músicas que dá vontade de mudar, de dança, ou ‘groove’.

A palavra groove provém da expressão “In the groove“, que surgiu na década de 1930, em pleno auge do Swing. As primeiras aparições do termo surgiram e foram gravadas por Wingy Manone, em 1936 (In the groove), e por Chick Webb, de 1939, em In The Groove, At The Groove.

A partir da aparição do funk nos anos de 1950, o conceito do groove se associa cada vez mais a uma forma de tocar (blues, funk, jazz, gospel, etc.).

A seguir, nomes da música, que independente do estilo, possuem características do groove:

João Donato, James Brown, Michael Jackson, Alicia Keys, Aretha Franklin, Beyoncé, Curtis Mayfield, Cleveland Watkins, Dennis Coffey, Donna Summer, Earth, Wind & Fire, Ella Fitzgerald, Roberto Carlos, Frank Sinatra, Herbie Hancock, George Benson, Groove Machine, entre muitos outros.

Fonte de pesquisa; Wikipédia ( A enciclopédia livre )

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s