A OPINIÃO DA CHAPA 1 SOBRE O PIDV


A OPINIÃO DA CHAPA 1 SOBRE O PIDV

É inegável: para quem tinha a intenção de se aposentar, o PIDV veio em boa hora. No entanto, a Chapa 1 entende que para o conjunto da categoria esta medida não pode ser considerada uma conquista.

Em primeiro lugar, porque ela atende uma lógica neoliberal nefasta: o desligamento de petroleiros próprios, com salários mais altos e grande conhecimento técnico, por trabalhadores terceirizados, que recebem salários menores e treinamento inadequado. Esta ação faz parte da privatização velada da Petrobrás.
Entretanto, a partir da perspectiva individual de cada empregado, sabemos também que o petroleiro (funcionário de estatal) perde em média 40% da remuneração – consequência da política de remunerações variáveis aplicadas pela empresa através da PLR, gratificação contingencial, etc. Não é o caso dos servidores públicos, que se aposentam com 100% da remuneração.
Por isso, entendemos que a Petrobrás deveria aplicar uma política permanente de estímulo para a aposentadoria como parte de uma política de recuperação de, pelo menos, parte dessas perdas. Em nossa opinião, a luta prioritária da categoria neste terreno é atacar a fonte do problema: ou seja, exigir o fim da remuneração variável (uma fraude salarial) e, ao mesmo tempo, incorporá-la ao salário base.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s