Biografia de Franz Kafka


Franz Kafka (1883-1924 = 41) foi escritor tcheco, de língua alemã, considerado um dos principais escritores da Literatura Moderna. Suas obras retratam a ansiedade e a alienação do homem do século XX.

Franz Kafka (1883-1924) nasceu em Praga, na época do Império austro-húngaro, atual República Tcheca, no dia 3 de julho de 1883. Filho de Hermann Kafka, rico comerciante, de família judia, e de Julie Kafka. Cresceu sob a influência das culturas judia, tcheca, e alemã. Já na adolescência revela-se socialista e ateu. Estudou Direito em Praga, concluindo o curso em 1906.

Trabalhou numa companhia de seguro e dedicou-se à literatura. Intimidado pela educação severa recebida do pai, torna-se isolado e rebelde, comportamento que marcou profundamente sua obra. Fez parte da chamada Escola de Praga e participou de reuniões com grupos anarquistas.

Em 1917, se viu obrigado a afastar-se do trabalho devido à uma tuberculose. Escreveu em alemão toda a sua obra, a maior parte publicada postumamente. Seu estilo é marcado pelo realismo, pela crueza e pelo detalhamento com que descreve situações incomuns, como na obra “O Processo”, de 1925, cujo personagem principal é preso, julgado e executado por um crime que desconhece.

Em seus livros, é constante o confronto entre os personagens e o poder das instituições, demonstrando a impotência e a fragilidade do ser humano. Escreve ainda “A Metamorfose”, publicada em 1916, e “O Castelo” em 1926. Engaja-se no movimento sionista.

Franz Kafka faleceu em Klosterneuburg, Áustria, no dia 3 de junho de 1924.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s