Aprenda inglês de graça ouvindo podcasts


por Marcos Elias

É impossível aprender um idioma sem ouvi-lo. E como é que você vai ouvir inglês todo dia morando num país onde ele não é a língua padrão? Bom, vai ser difícil… Mas você deve aproveitar cada tempo que tiver. Veja filmes, vídeos no YouTube e em outros sites, preste atenção nas letras das músicas que gosta… E ouça podcasts!

Um excelente podcast para aprendizado de inglês é do site eslpod.com. O cara fala num tom devagar, calmo, para que você possa ouvir e entender o que está ouvindo. Naturalmente ouvir um podcast só é recomendado para quem já pode reconhecer algumas palavras, afinal se você ainda está no basicão poderá se sentir frustado ou perdido. Mas vai muito de cada um. Mesmo sem entender nada é uma forma de se habituar ao idioma, já que se você nunca ouvir nunca conseguirá conversar de forma satisfatória com um nativo. Outro muito bom é o Spotlight English! Comento mais dele abaixo.

Não tente entender tudo o que ouve, mas aos poucos – e junto com outras atividades, leitura, etc – você verá que o seu vocabulário vai aumentar bastante, e a capacidade de entender o que a outra pessoa está falando em outro idioma é muito interessante! Enquanto você não entende acha tudo muito estranho e “enrolado”. Mas quando começa a identificar expressões ou palavras conhecidas, tudo vai ficando mais fácil, é um mundo tão lindo quando essas descobertas começam a ocorrer!

No começo é normal você tentar traduzir, mas língua não se traduz em palavras. Para ouvir ou falar inglês você precisará entender o inglês, isso num processo natural ao longo do tempo. Na conversação diária não há tempo para tradução. Ao ouvir um “good morning” você sabe que é um bom dia, um cumprimento dado de manhã, enfim. Não precisa ficar traduzindo ou tentando descobrir o significado de “good” e “morning”. Quando você ouve “bom dia” em português automaticamente associa essa expressão ao evento ou cumprimento, sem pensar no significado que o dicionário dá para “bom” e “dia”, sem tentar entender cada palavra isoladamente. Simplesmente entende, porque há associações no seu cérebro com aquela expressão e o que ela significa. Pense nisso! Em outros idiomas é exatamente a mesma coisa.

Bom, voltando à dica de hoje… O ESL vem de English as a Second Language, ou Inglês como Segundo Idioma. Se você fala português nativamente e está aprendendo inglês, é seu caso.

site ESL Pod tem um plano pago também, onde você pode baixar um PDF com explicações sobre os podcasts, ler os textos e algumas dicas extras, etc. Pode valer a pena se você quiser pegar ele para estudo com mais tempo. Todavia o material gratuito é muito bom: todos os podcasts podem ser baixados e ouvidos de graça. Se você acha chato ouvir em frente o PC, aproveite o tempo no trânsito, enquanto vai para a escola ou serviço!

E se puder, ouça podcasts em geral sobre temas do seu interesse também! Há muita coisa boa na internet. No iTunes há diversos tipos de podcasts, e usando o Google você pode encontrar outros milhares. Só que se prepare, pois ao ouvir podcasts em geral, especialmente falados por nativos, a velocidade das falas será a real, não pausada. Conforme você for pegando prática é bom aproveitar isso também, mas começar assim “do nada” poderá te deixar perdido, então aproveite o ESLPod e veja também as outras dicas de inglês aqui no site!

Atualização: Spotlight English, o podcast perfeito, bem devagar!

Fiz um post com várias dicas de sites para aprender inglês com nativos, com áudio e vídeo. A Aída Márcia comentou sobre o Spotlight English, que eu ainda não conhecia. Gostei demais! Ele oferece as transcrições de graça, sem precisar pagar, diferente do ESLPod. E o ritmo de fala é bem mais lento, ideal para iniciantes! Dá para aprimorar bastante o listening, e é bastante útil para praticar english shadowing também! Repetindo, gravando a si mesmo… Super recomendo.


https://www.youtube.com/watch?v=lZzfkc9nRs8

Link do Spotlight English:
http://www.spotlightenglish.com

Eles têm um canal no YouTube, bem legal também, com dicas rápidas. Tudo em inglês 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s