CIRCO SOCIAL CONFERE PALESTRA SOBRE ROBÓTICA NO CENPES DA PETROBRAS



Os alunos do Circo Social com o pessoal do Cenpes. Foto: Washington Duarte

Cinco alunos do Programa de Circo Social visitaram o Cenpes – Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello, da Petrobras: Anderson dos Santos, Grazielle Fernandes, Jhenis dos Santos Moreira, Mariah Silva e o Pablo Richard, acompanhados do educador Washington Duarte. No Cenpes, os alunos ouviram uma palestra ministrada por Ney Robinson dos Reis e Igor Kretlli, dois trabalhadores do laboratório de Robótica.  Os palestrantes falaram sobre dois robôs: o Chico Mendes e o Girino (G.I.R.I.N.O. – Gabarito Interno Robotizado de Incidência Normal ao Oleoduto).

Clique aqui e confira a galeria que fizemos no Flickr. As fotos são de Antony Devalle e de Washington Duarte.

Mas, para quê serve o Girino?

Segundo informações de Antony Devalle, jornalista e gestor da Petrobras, que acompanhou toda a visita e nos enviou os detalhes do projeto:

“O Girino é inspirado no que podemos chamar de filhotinho do sapo e o Ney Robinson teve a ideia justamente quando estava vendo girinos num lago, na casa da avó. Esse robô serve para desentupir dutos. O Ney explicou o funcionamento de um protótipo do Girino. Ele explicou, entre vários outros aspectos, que tudo começa com as ideias. A tecnologia só vem depois. Isso é algo muito importante e ao mesmo tempo muito esquecido”. – explica Antony Devalle. 

Um pouco mais pode ser visto no vídeo abaixo: A Ciência que eu faço…

 

Leia também:

Texto sobre o Gabarito Interno Robotizado de Incidência Normal ao Oleoduto _ G.I.R.I.N.O

e em:

Apresentação sobre o Girino

“Já o Chico Mendes é uma espécie de carro que consegue ir em locais com muita vegetação sobre a água. Se não fosse esse robô, a vegetação teria que ser cortada e se for cortada muitas vezes pode acabar prejudicando os rios em questão. Com o Chico Mendes, seriam feitas medições para saber se havia vazamento de petróleo na região. O nome desse robô é uma homenagem a uma liderança sindicalista seringueira do Acre, assassinado em dezembro de 1988 por quem não queria a proteção da Amazônia, especialmente feita por trabalhadores.” – explica Antony Devalle.

Um pouco mais pode ser visto no vídeo abaixo: Robô Chico Mendes – Espaço i

 

O Circo CRESCER E VIVER tem Patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Rede Globo, da ABC Trust, da Rise Up & Care e Apoio da Vertical Rigging Solutions.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: