5 Benefícios da Aroeira – Para Que Serve e Propriedades


O Brasil possui uma infinidade de espécies vegetais em sua flora que possuem um incrível potencial econômico e que também servem de subsistência para inúmeras populações locais. Muitas destas espécies são utilizadas pela indústria e algumas, inclusive, estão na lista das mais ameaçadas de extinção.

O uso de plantas com a finalidade medicinal é bastante comum no Brasil e esta prática é passada de geração em geração. A aroeira, por exemplo, é uma das plantas que vêm sendo mais amplamente estudadas pela indústria farmacêutica para auxiliar no desenvolvimento de medicamentos a partir de substâncias extraídas desta espécie.

Vamos conferir abaixo 5 benefícios da aroeira, entendendo para que serve esta planta e conheçendo as inúmeras propriedades da espécie.

O que é a aroeira?

A aroeira é uma planta de pequeno a médio porte, atingindo entre 5 a 9 metros de altura e com tronco tipicamente reto, possuindo em torno de 50 a 80 cm de diâmetro. As flores da aroeira são pequenas e numerosas, possuindo coloração branco-amarelada a branco-esverdeada.

Esta planta pode crescer ao longo de todo o litoral brasileiro, crescendo desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul em regiões de caatinga e cerrado. Ela também é conhecida como aroeira-mansa, aroeira-vermelha, aroeira-brasileira, pimenteira, pimenta-rosa, fruto-de-sabiá, entre muitos outros nomes populares.

Esta planta é também bastante indicada para ser utilizada em regiões de reflorestamento e também no paisagismo. Na zona rural, a aroeira é muito utilizada como fornecedora de madeira e na área urbana ela é muito utilizada para auxiliar na arborização de avenidas, ruas e praças, pois sua floração varia ao longo do ano, adaptando-se a todas as regiões.

Para que serve a aroeira?

Esta espécie faz parte da cultura e da tradição de muitas comunidades, possuindo grande importância econômica devido a vários serviços e compostos possíveis. Da aroeira ainda é possível se extrair a madeira que é considerada uma das mais duras e mais resistentes à deterioração, sendo bastante utilizada em obras externas e também na construção civil.

Existem muitos benefícios da aroeira. Esta planta também possui alguns óleos essenciais de cheiro bastante agradável e que são muito utilizados em fitoterapia e também na formulação de perfumes. As folhas e os frutos da aroeira são as partes mais utilizadas para a produção de óleos essenciais e de extratos.

A casca, a raiz e as folhas são utilizadas em chás e infusões, contendo inúmeras indicações medicinais, sendo bastante utilizadas no tratamento de afecções respiratórias, febres, hemorragias, problemas de hipertensão, tumores, micoses, candidíase, afecções da pele, entre outras.

Entre os inúmeros medicamentos que estão sendo desenvolvidos em alguns laboratórios, existem diversos anti-inflamatórios e até mesmo um cicatrizante natural para uso ginecológico que utiliza o tanino como princípio ativo. Existem também diversas aplicações de substâncias no curtimento de peles, no tratamento de redes de pesca, assim como na formação de inseticidas e de perfumes.

A aroeira também tem sido amplamente utilizada na culinária internacional, sendo bastante procurada por empresas de condimentos. A pequena semente produzida pela aroeira é também conhecida na culinária europeia como pimenta-rosa, possuindo sabor levemente suave e apimentado, sendo utilizada em inúmeras preparações na forma de grãos.

Quais as principais propriedades da aroeira?

As propriedades da aroeira são inúmeras, com muitas aplicações na área medicinal. Esta planta é bastante utilizada contra bronquites, problemas das vias urinárias, hemorragias externas e internas, possuindo propriedades cicatrizantes. Ela é bastante indicada também para combater a febre, o reumatismo, a sífilis, as artrites, a fraqueza de órgãos digestivos, podendo atuar em tumores linfáticos e afecções reumáticas.

A aroeira também possui inúmeros nutrientes em sua composição, sendo rica em taninos, polifenois e flavonoides. Veja, a seguir, 5 benefícios da aroeira e saiba como utilizar esta planta no seu dia a dia:

– Tem poder antisséptico e antimicrobiano

A aroeira possui inúmeras propriedades. O chá desta planta, por exemplo, pode ser utilizado como antisséptico, sendo aplicado em feridas expostas. O óleo essencial da aroeira possui ação antimicrobiana, ajudando a combater diversos micro-organismos, entre eles as bactérias, os fungos e vírus.

– Ajuda a tratar distúrbios respiratórios

Os problemas respiratórios são bastante comuns em nossa sociedade, principalmente em função da exposição a muitas substâncias tóxicas e poluentes. Estes distúrbios impactam na capacidade de inspirar quando se está dormindo ou acordado, afetando, assim, as vias respiratórias.

Estes problemas podem ter inúmeras causas. Devido à composição dos óleos essenciais da aroeira, esta é indicada para o tratamento de vários tipos de distúrbios respiratórios, ajudando no alívio dos sintomas.

– Estimula a eliminação de líquidos

Dentre os benefícios da aroeira, está que a planta é capaz de auxiliar na eliminação de líquidos e é bastante recomendada para o tratamento da diarreia e das inflamações, pois ajuda a promover a transpiração e também a eliminação de líquidos. Seu chá também ajuda bastante na redução do inchaço, promovendo maior perda de medidas para quem deseja emagrecer.

– Possui ação antioxidante

Esta planta tem em sua composição uma grande quantidade de substâncias com poder antioxidante, tais como os flavonoides e os polifenois. Estes compostos ajudam a combater os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento precoce do organismo e que também aumentam os riscos do desenvolvimento de inúmeras doenças crônicas e degenerativas.

– Ajuda no tratamento de infecções

A planta da aroeira possui compostos com propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, portanto, esta é indicada para o tratamento de muitas doenças, entre elas as infecções. Há benefícios da aroeira também para o tratamento e o controle da febre, também em função das suas propriedades anti-inflamatórias.

Cuidados na utilização da aroeira

Os benefícios da aroeira são diversos, como visto anteriormente. No entanto, é sempre importante lembrar que não se deve fazer uso de qualquer substância sem o acompanhamento de um médico. As propriedades desta planta ainda não foram totalmente estudadas e é necessário que exista cautela ao se consumir a mesma, pois não existem pesquisas que comprovem a total segurança na utilização desta planta.

Existem relatos de problemas de alergia na pele e nas mucosas. A aroeira também pode ter efeito purgativo e laxativo, logo ela não é recomendada para pessoas com problemas gastrointestinais e que tenham algum problema de saúde como diarreia.

Conclusão

A aroeira é uma planta com diversos benefícios e inúmeras aplicações. Muitos estudos mostraram que ela possui propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e antioxidantes, ajudando a melhorar muitos aspectos da saúde física e também sendo utilizada em diversos tipos de tratamentos medicinais.

Leia mais https://www.mundoboaforma.com.br/5-beneficios-da-aroeira-para-que-serve-e-propriedades/#gUm6xhBDGYm1d3mg.99

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s