Rede de Organizações do Bem


Em 2012, a Agência do Bem, em parceria com a Secretaria Geral da Presidência da República, deu início a um ciclo de fóruns com objetivo de fortalecer de modo institucional as organizações por meio da troca de experiências, abordagem de questões práticas envolvendo atividades no Terceiro Setor e disseminação de ações pautadas numa agenda definida pela ONU. A iniciativa, formada pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), convidava a sociedade civil e governos a olharem com atenção alguns desafios históricos enfrentados em todo o planeta, e que atualmente são trabalhados em 17 tópicos, chamados de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, um desdobramento dos ODM.

A Rede conta ainda com a abertura periódica de editais de apoio direcionados às instituições participantes no Rio de Janeiro e São Paulo. Esta ampla atuação é possível graças à sólida rede de parceiros e patrocinadores institucionais. Entre estes encontram-se empresas de pequeno, médio e grande porte, para as quais a Agência do Bem se constitui em mais do que um destino de doações, mas sim em um parceiro estratégico para a consecução de políticas e programas de sustentabilidade e responsabilidade social corporativa.

Mapeamento de Organizações

O mapeamento é feito por meio de visitas que têm o objetivo de levantar informações sobre as ações realizadas nos territórios paulistanos e cariocas de baixa renda, além de entender a dinâmica de funcionamento, principais potenciais e demandas das organizações participantes. As informações coletadas são disponibilizadas na plataforma de pesquisa Rede do Bem, com acesso público e diversos filtros de buscas por localidade, perfil de público atendido, natureza das atividades, e até por alinhamento com os ODS.

Fóruns Temáticos

Os fóruns são encontros temáticos e periódicos da Rede do Bem que contribuem para estabelecer um relacionamento entre as organizações sociais de base comunitária, com o objetivo de criar oportunidades de ação conjunta e pensar agendas comuns e estratégicas para essas entidades. Nestes eventos, que são abertos e gratuitos, são feitas palestras sobre os ODS e sobre temas caros à gestão de entidades do terceiro setor, tais como: captação de recursos, elaboração de projetos, monitoramento e avaliação de programas sociais, entre muitos outros. Os encontros são abertos, gratuitos e toda a sociedade é convidada a participar.

Mentoria para Lideranças Comunitárias

O fortalecimento da gestão das organizações participantes é uma das prioridades da Rede do Bem, por isso, além das palestras e capacitações em fóruns, a Agência do Bem seleciona, via edital, lideranças sociais e comunitárias para receberem mentoria dos seus técnicos e diretores, em encontros mensais, ao longo de um ano, promovendo a troca de experiências, revisão de processos de gestão, implementação de novas ferramentas e a criação de novas soluções e projetos institucionais.

Editais de Microprojetos

Com o objetivo de impulsionar o trabalho social realizado pelas organizações da sociedade civil, nas mais diversas áreas, a Rede do Bem lança editais de financiamento a microprojetos. As propostas devem estar alinhadas aos ODS e apresentar de forma simples e clara seus objetivos e os benefícios esperados. Todo o processo é pautado no binômio simplicidade-confiança, tendo tanto o regulamento quanto o formulário de inscrição menos de duas páginas de conteúdo, fazendo-se acessível para todos que desejam participar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s