Escolha fazer ou não fazer


Escrito por:

Publicado em:

seg, 29/06/2009

Quantas vezes você ouve ou diz “eu vou tentar”? E o que isso significa? Algumas vezes a palavra “tentar” é usada para significar “eu realmente não quero fazer o que você pediu, e eu não sei como dizer não para você.” Ou “eu não tenho confiança suficiente para assumir o compromisso de fazer isso”, ou “eu realmente não sei o que eu quero da vida”.

Quando eu ouço a pessoa expressar seus sonhos ou objetivos com a palavra tentar, eu usualmente me pergunto: “quão séria é essa pessoa para realizar seus sonhos?” Que mensagem ela está enviando para a mente inconsciente dela? Eu vejo isso como colocar um pé no campo de jogo e o outro na arquibancada e ainda ter a esperança de fazer um gol. Altamente improvável! Tentar é uma perda de energia. Outras palavras igualmente não comprometedoras que nós usamos são o quero, espero e desejo.

“Tentar? Não existe tentar. Só existe fazer ou não fazer.”
– Yoda, Guerra nas Estrelas: O Império Contra Ataca.

Aproveite um momento para revisar a sua lista de coisas a “fazer” – aquela que você mantém na cabeça ou aquela que você realmente escreveu. Você acha o número de itens na sua lista opressivo ou desmotivador? Quantos itens estão incluídos na categoria “eu vou tentar fazer isso”? O que você acha que é realizável e como se sentiria se, agora, você seguisse o conselho do Yoda e identificasse quais os itens que você está realmente preparado para fazer (e tem o tempo e os recursos para fazê-los), enquanto retira os demais da lista?

Para cada um dos seus sonhos, identifique claramente o que você quer: defina-o em termos mensuráveis com tempo determinado e comprometimento para realizá-lo.

Roger Ellerton PhD é consultor certificado de administração, fundador e sócio gerente da Renewal Technologies. O artigo acima é baseado no seu livro “Live Your Dreams Let Reality Catch Up: NLP and Common Sense for Coaches, Managers and You”.

O artigo acima foi traduzido na íntegra do original sob o título “Choose to Do or Not Do” que se encontram no site da Renewal Technologies.

Copyright © 2008, Renewal Technologies Inc. All rights reserved.

Tradução JVF, direitos da tradução reservados.

Categoria:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s