Cordova x Ionic


Bem resumidamente, o Cordova é responsável por fazer seu código Javascript acessar recursos nativos do dispositivo, como câmera, GPS, acelerômetro, dentre outros. Já o Ionic é um frameworkque cuida da parte visual da aplicação, de como ela será apresentada para o usuário final, criando aparências muito similares ao de apps nativos.

Como, suponho eu que já tenha lido, o Ionic é construído sobre o Cordova, isto é, o Apache Cordova é a camada inferior, que cuida da parte de transformação do aplicativo em pacotes para cada sistema operacional.

Veja abaixo uma comparação usando o mesmo código, porém compilados para IOS e Android.

inserir a descrição da imagem aqui

Perceba que o Ionic faz o tratamento do código para deixar a aparência de acordo com o sistema que você usa, sendo ele Android, iOS, etc.

O Apache Cordova trabalha com outros frameworks além do Ionic, como jQuery MobileDojo MobileSencha TouchLungoMobile Angular UI.

A conclusão é que são duas ferramentas diferente, dependentes, sendo o Cordova uma ponte para tratar da comunicação com hardware, funcionando como “backend” e o Ionic para trabalhar em questões de aparência para o usuário final, como “frontend“.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s