Agora é possível adaptar apps de iOS para Windows 10 com uma ferramenta da Microsoft


Microsoft liberou a ferramenta em código aberto e pretende soltar a versão para Android até o fim do ano

Por 
3 anos atrás

Já conhece a nova extensão do TecnoblogBaixe Agora

windows-10-loja

Microsoft anunciou que o Windows Bridge, sua ferramenta de adaptar aplicativos do iOS para o Windows 10, já está disponível para os desenvolvedores. A fabricante também decidiu abrir o código-fonte do Windows Bridge para acelerar seu desenvolvimento.Essa é mais uma tática da Microsoft para melhorar a oferta de aplicativos na Windows Store. A loja, apesar de ter apps universais desenvolvidos para tablets e smartphones que rodam Windows, ainda tem poucas opções para os usuários.

Como há pouco atrativo para os desenvolvedores entrarem na loja, a Microsoft facilita a adaptação de aplicativos provenientes de outras plataformas para o seu sistema principal. Dessa forma, eles se sentem atraídos a aumentar o escopo de usuários de seus apps e são tentados a se aprofundar no código nativo do Windows 10.

É interessante o modo como a Microsoft aborda a ferramenta do Windows Bridge: no anúncio do lançamento, a fabricante deixou claro que o “Bridge não é um port”, ou seja, uma mera adaptação. A ferramenta permite aos desenvolvedores terem acesso completo à API do Windows, assim eles podem colocar compras in-app, notificações e outras funcionalidades nativas do Windows.

windows-10-store-hero

A fabricante também esclarece que o Bridge não faz um sandbox do aplicativo: o código das duas plataformas é capaz de trabalhar em harmonia. Logo, tornar a ferramenta open source é um modo inteligente de fazer com que os desenvolvedores decidam o rumo das adaptações e aproveitem o máximo do Objective-C (usado no iOS).

Para instalar o Windows Bridge, você precisa do Visual Studio 2015 com pelo menos alguns componentes selecionados, como linguagem Visual C++ e as ferramentas de desenvolvimento do sistema. Até agora, o Bridge suporta as versões 8.1 e 10 do Windows com apps desenvolvidos para as arquiteturas x86 e x64.

Todas as informações mais técnicas, como o processo de instalação e o que ainda está em desenvolvimento, estão na página do Windows Bridge no GitHub. Sinta-se à vontade para ver como a Microsoft explica a integração das duas APIs aqui. Infelizmente, o Bridge para Android ainda está em beta fechado, mas você preencher este formulário para tentar um acesso antecipado ou esperar até o final do ano para a versão pública.

Qual é a do Windows 10?

Vale a pena atualizar? Quais são as ambições da Microsoft com o seu novíssimo sistema operacional, que pretende integrar computadores, tablets e smartphones? Essa adaptação dos aplicativos pode dar certo?

Todas essas perguntas (e muitas outras) nós respondemos no Tecnocast 026, que fala exclusivamente do que é o Windows 10 e qual foi a nossa experiência até agora com o sistema. O botão de play fica logo abaixo!

026

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s