O que é Counseling:


Counseling é uma palavra de origem inglesa, que significa “aconselhamento“. É um processo de interação entre duas pessoas (um profissional especializado e o cliente), que tem como objetivo ajudar a pessoa a fazer escolhas acertadas no âmbito pessoal ou profissional.

counseling parte do princípio que cada pessoa tem dentro de si os recursos necessários para resolução de problemas, e se serve de técnicas para ajudar a pessoa a se ajudar. Esta prática surgiu nos Estados Unidos nos anos 50, chegando à Europa na década de 70. Graças ao psicólogo americano Carl Rogers, o counseling foca a sua atenção na pessoa em primeiro lugar, e não no problema que ela apresenta, havendo uma valorização do relacionamento humano.

O profissional do counseling, conhecido como counselor (conselheiro em português), tem como objetivo clarificar opções numa altura de crise pessoal ou profissional do cliente, ajudando-o de forma rápida e pontual, através do aconselhamento.

É bastante comum ver o termo counseling ligado à área clínica, no âmbito médico ou psicológico. No entanto, esta prática tem vindo cada vez mais a ser relacionada com áreas como o mentoring coaching.

São conhecidos dois tipos de counseling: o aconselhamento na área da carreira, focado nos resultados profissionais; e o counseling emocional, que é liderado por um psicoterapeutao que revela mais uma vez a ligação do counseling com a área da psicologia.

Existe também o marriage counseling (aconselhamento matrimonial), onde um casal procura a ajuda de um conselheiro para resolverem os problemas de relacionamento que afetam o casamento.

Counseling, mentoring e coaching

Estes três conceitos estão interligados e muitas vezes têm o objetivo de providenciar orientação profissional ao cliente. Representam três estilos de ajuda, sendo que: o coaching é referente ao desbloqueio de dons e habilidades já existentes; o mentoring diz respeito à aquisição de sabedoria; e o counseling é o apoio de um indivíduo quando enfrenta uma crise pessoal.

Em uma sessão com um cliente, podem surgir elementos dessas três áreas. Muitas vezes o coach ou mentor também assume o papel de counselor (conselheiro), dependendo do teor do assunto abordado. Nestas sessões, a aplicação das técnicas corresponde apenas a 20% do processo, sendo que os outros 80% consistem em habilidades sociais, na capacidade de interagir com as pessoas e compreender as suas motivações.

Essas três metodologias têm as suas particularidades, mas a sua distinção muitas vezes não é clara, pois em muitos casos são interdependentes e interligadas. Elas têm como meta ajudar no desenvolvimento das pessoas, orientando-as e suportando-as na construção de um trajeto de vida e profissional que esteja de acordo com as suas preferências e convicções.

Data de atualização: 02/04/2015. O significado de Counseling está na categoria: Expressões em Inglês

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s