Hérnia de hiato e refluxo: é possível conviver sem remédio


A internauta Norma Cordeiro pergunta:

– Paciente com refluxo, gastrite e hérnia de hiato precisa tomar remédio até o fim da vida?

Gastrite, eu já falei, é um bode expiatório de muitos sintomas do aparelho digestivo que na verdade, não existe.

Até conversando com endoscopistas hoje, está na hora de reclassificar as endoscopias que apresentam o resultado de gastrite enantemática endoscópica leve e na verdade não é nada.

Então, a pessoa não sente nada. Lógico que existem gastrites agudas causadas por medicamentos e por outros tipos de problemas, aí são graves, podendo até levar a sangramento e dão muita dor. Mas a gastrite em geral não causa nada.

Hérnia de hiato é uma deficiência de uma válvula que separa o esôfago do estomago. Então, essa transição normalmente ela é moldada pelo diafragma. E quando esse diafragma, ele é um pouco alargado, forma-se uma hérnia de hiato.  Esse esôfago fica no tórax, o estômago fica no abdômen, com alargamento do diafragma, o estômago e esôfago ficam entrando e saindo do tórax de acordo com a respiração, podendo levar ao refluxo. Ai sim, o refluxo pode causar, dor, azia dor de garganta, mal-estar e tudo mais.

Dizer que quem tem isso tem que tomar bloqueador de canal de cálcio, o famoso pantoprazol, o nexium, há vários no mercado, para o resto da vida, a resposta é NÃO. Inclusive, tem muito folclore em torno disso.

Você vai tomar esses remédios se tiver sintomas como azia, má digestão, dor, dificuldade de se alimentar, dor de garganta, refluxo, rouquidão, tosse. Então, se você tem sintomas de hérnia de hiato e refluxo, aí sim você tem que ser medicado.

Se você não sente nada e tem esse diagnóstico, não precisa tomar nada.

Ao mesmo tempo, além de tomar remédio, o ideal é que você conheça o que descompensa a hérnia de hiato e o refluxo.

Evite:

– Ganho de peso

– Alimentação volumosa

– Jejum prolongado

– Excesso de doce

– Excesso de refrigerante

– Bebida alcoólica

– Alguns tipos de frituras

– Molho de tomate

– Deitar-se após a refeição

 

Então, no lugar de tomar remédio para a vida inteira, a pessoa tem que aprender a conviver com a hérnia de hiato e refluxo, de tal forma que você iniba o refluxo, diminua o refluxo.

Isso é uma coisa importante, aprender a lidar com esses sintomas.

Então, eu vou ter que me operar? Não.

A cirurgia para correção de hérnia de hiato ou refluxo é uma cirurgia só em último caso ou quando existe uma lesão esofágica grave, que é um o famoso esôfago de Barrett, que é o excesso de refluxo. Isso tem que ser visto com muito carinho.

Mas antes de tomar remédio para a vida inteira, tem que saber só toma remédio com sintomas e aprenda do ponto de visto de hábitos e alimentação a evitar a hérnia de hiato e o refluxo e evitar os sintomas. Até a próxima.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s