O que é o Yii


O Yii é um framework PHP de alta performance e baseado em componentes, para o desenvolvimento rápido de aplicações web modernas. O nome Yii (pronunciado Ii ou [ji:]) significa “simples e evolutivo” em chinês. Ele também pode ser considerado como um acrônimo de Yes It Is (sim, ele é)!

Para quê o Yii é melhor?

O Yii é um framework de programação web genérico, o que significa que ele pode ser usado para o desenvolvimento de todo tipo de aplicações web baseadas usando PHP. Por causa de sua arquitetura baseada em componentes e suporte sofisticado a caching, ele é especialmente adequado para o desenvolvimento de aplicações de larga escala como portais, fóruns, sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS), projetos de e-commerce, Web services RESTful, e assim por diante.

Como o Yii se compara a outros frameworks?

Se já estiver familiarizado com um outro framework, você pode gosta se saber como o Yii se compara:

  • Como a maioria dos frameworks PHP, o Yii implementa o padrão de arquitetura MVC (Modelo-Visão-Controlador) e promove a organização do código baseada nesse padrão.
  • O Yii tem a filosofia de que o código deveria ser escrito de uma maneira simples, porém elegante. O Yii nunca tentará exagerar no design com o propósito principal de seguir algum padrão de projeto.
  • O Yii é um framework full-stack, fornecendo muitas funcionalidades comprovadas e prontas para o uso, tais como: construtores de consultas (query builders) e ActiveRecord, tanto para bancos de dados relacionais quanto para NoSQL; suporte ao desenvolvimento de APIs RESTful; suporte a caching de múltiplas camadas; e mais.
  • O Yii é extremamente extensível. Você pode personalizá-lo ou substituir quase todas as partes do código core. Você também pode aproveitar-se de sua sólida arquitetura de extensões, para utilizar ou desenvolver extensões que podem ser redistribuídas.
  • A alta performance é sempre um objetivo principal do Yii.

O Yii não é um show de um homem só, ele é apoiado por uma forte equipe de desenvolvedores do core bem como por uma ampla comunidade de muitos profissionais constantemente contribuindo com o desenvolvimento do Yii. A equipe de desenvolvedores do Yii acompanha de perto às últimas tendências do desenvolvimento Web, e às melhores práticas e funcionalidades encontradas em outros frameworks e projetos. As melhores práticas e funcionalidades mais relevantes encontradas em outros lugares são incorporadas regularmente no core do framework e expostas via interfaces simples e elegantes.

Versões do Yii

Atualmente, o Yii tem duas versões principais disponíveis: a 1.1 e a 2.0. A Versão 1.1 é a antiga geração e agora está em modo de manutenção. A versão 2.0 é uma reescrita completa do Yii, adotando as tecnologias e protocolos mais recentes, incluindo o Composer, PSR, namespaces, traits, e assim por diante. A versão 2.0 representa a geração atual do framework e receberá os nossos esforços principais de desenvolvimento nos próximos anos. Este guia trata principalmente da versão 2.0.

Requisitos e Pré-requisitos

O Yii 2.0 requer o PHP 5.4.0 ou superior. Você pode encontrar os requisitos mais detalhados para funcionalidades em particular executando o verificador de requisitos (requirement checker) incluído em todos os pacotes do Yii.

Utilizar o Yii requer conhecimentos básicos sobre programação orientada a objetos (OOP), uma vez que o Yii é um framework puramente OOP. O Yii 2.0 também utiliza as funcionalides mais recentes do PHP, tais como namespaces e traits. Compreender estes conceitos lhe ajudará e entender mais facilmente o Yii 2.0

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s