Meditação Diária: Acabe com as Angústias da Sua Rotina


meditacao_diaria_acabe_com_as_angustias_da_sua_rotina_1

Meditar diariamente trará equilíbrio e autoconhecimento para sua vida, isso porque é com auxílio dessa prática milenar que se abre a possibilidade de ter um profundo conhecimento sobre diversos aspectos de cada ser humano, sejam físicos, psicológicos ou emocionais. E, a partir de seu exercício com meditação, uma pessoa pode ter mudanças reais em sua vida e no seu comportamento.

A meditação tem o poder de deixar os pensamentos em harmonia, fazendo com que você lide bem com as situações difíceis do cotidiano, que lide bem com suas relações com a família, amigos e qualquer outra pessoa sejam tranquilas, que se conecte com sua espiritualidade e se sinta alegre.

Meditar vem do latim meditare e significa estudar o pensamento, ponderar, preparar tudo como consequência de longo amadurecimento, projetar objetivos, ao mesmo tempo em que também pode ser entendida como voltar-se para si.

A prática da meditação diária nutre a essência do ser humano, ajuda a relaxar e faz com que você tenha o poder da mente.

Evidentemente que, para ter todos esses benefícios é preciso aprender a meditar. Vamos lá? Acompanhe o post de hoje!

Como meditar corretamente

Para aprender a meditar corretamente é preciso ter autocontrole e paciência, já que é necessário manter o foco apenas na sua respiração e esquecer do resto que está à sua volta. Se você conseguir isso terá uma alegria interior espontânea, segundo afirmou o filósofo indiano Sri Chinmoy em seu livro Meditação:

Se você estiver meditando corretamente, terá uma alegria interior espontânea. Ninguém deu nenhuma notícia boa, ninguém trouxe presentes, ninguém o apreciou ou o admirou, ninguém fez nada por você. Entretanto, você tem um sentimento interior de alegria.

Percebe como a meditação pode fazer com que você se torne menos suscetível às opiniões alheias e mais autoconsciente? É por isso que aqui estamos, para ajudar você a se aprofundar nesses objetivos extraordinários.

Então, antes de começar a meditação você precisa se organizar não só em relação ao espaço físico, mas também internamente. Que tipo de problema você quer eliminar da sua vida? Que mudança interior você busca?

A meditação se revela como oportunidade para saciar o anseio pelas respostas das perguntas acima ou simplesmente como um atalho positivo, quando se procura a espiritualidade dentro de si.

Meditação não é somente não pensar em nada e manter a mente vazia, você precisa fazer isso para concentrar-se e, com a ajuda de seu foco e energia direcionados, a prática se torna o mergulhar mais profundo no seu íntimo.

Quando você conseguir chegar a esse estado espiritual terá as respostas para os seus anseios e a alegria interior. Se você praticar a meditação diária, isso lhe fará mais bem ainda. A sensação de corpo mais leve após meditar pela manhã transforma as pessoas.

Como meditar é conhecer-se, é recomendado, no caso de meditação para iniciantes que façam-na sozinhos, de modo a que aprendam como meditar corretamente. A meditação em grupo pode ajudar, assim como ter um profissional ao lado também, mas é preciso praticar sozinho para realmente aprender a meditar.

Muitos têm dúvidas a respeito de se há um melhor horário do dia e se é preciso estar em silêncio ou com música de meditação para que tudo corra bem. Como se trata de meditação para iniciantes, o importante é que você faça a sua escolha pessoal e leve em consideração, sobretudo, onde e como você se sente com maior concentração e tem mais conforto para praticá-la da melhor e mais agradável maneira possível.

A grande maioria das pessoas prefere meditar pela manhã para renovar as energias através da luz do Sol. Para isso, o ideal é levantar-se bem cedo: tome banho ou lave o rosto com água fria para despertar e medite por 15 minutos.

Há outro grupo de pessoas que prefere meditar antes de dormir, pois o ato pode trazer relaxamento após um longo dia e permitir que você capte energia para o que virá. O ideal é fazer a sua antes das 23 horas, então medite por 10 minutos e durma cedo.

Para que a prática da meditação cause mais efeitos positivos na sua vida, combine esse ato com a leitura de livros com temas acerca da espiritualidade após a meditação, cante ou enuncie mantras, exercite-se e tenha uma alimentação saudável.

Como meditar passo a passo

1.     Organização

Para que você faça uma meditação correta é preciso organizar o seu espaço físico e as ideias que você carrega em sua mente. Saiba porque está meditando e como aquilo fará de você, com a prática diária, uma pessoa melhor.

Defina por quanto tempo você pode se dedicar para meditar, sendo o ideal 10 minutos, no mínimo, e quando você fará isso, pela manhã, antes de dormir ou nos dois períodos.

Escolha um espaço em que você se sinta confortável, seja dentro de casa ou em um jardim. Desligue celular e televisão e não deixe que outras coisas ao seu redor atrapalhem e desconcentrem.

Se você gosta de fazer com apoio de música de meditação, não tem problema, mas é preciso escolher uma que ajude você a relaxar e encontrar seu íntimo. Recomenda-se que escute sons da natureza, como pássaros, chuva, lagos e cachoeiras. Evite sonoridades muito percussivas e marcantes, para evitar distrações. Ao fechar os olhos, você vai imaginar estar nesse lugar e isso vai esvaziar a sua mente e trazer tranquilidade quase que imediatamente.

2.     Postura

Após organizar o seu espaço é preciso ter uma boa postura para iniciar a meditação. Ao sentar-se você precisa estar confortável para que não tenha dores e consiga ficar naquela posição durante todo o período de meditação, de maneira tranquila e prazerosa.

Sente-se no chão e mantenha a coluna ereta, para que a energia vital flua pelo seu corpo. O queixo deve ficar alinhado paralelamente ao chão e de pernas cruzadas, com os joelhos devendo ficar próximos do solo, na linha do quadril.

Há diversas posições para meditar e você pode até sentar-se em uma cadeira, não se esquecendo de manter a coluna ereta e os joelhos alinhados, mas não é possível fazer uma meditação com seu corpo deitado, para que você não acabe por relaxar demais e seu cérebro e subconsciente pensem em dormir.

As mãos podem ficar relaxadas sobre os joelhos ou pernas e os olhos devem permanecer fechados ou semiabertos com foco em algum objeto para ajudar na concentração. Com a prática, você vai encontrar a melhor e mais confortável posição para você. O importante é estar com o corpo alinhado e sem tensão em nenhuma parte dele.

3.     Respiração

Para meditar são necessários apoios de diversas naturezas, inclusive, fisiológicos como a respiração. Nós respiramos automaticamente, sem prestar atenção no processo e, por isso, fazemos errado. Para a meditação é preciso mesmo que seja explorada a capacidade dos pulmões.

A respiração é fonte de energia física, mental e espiritual e é com essa que controlamos a emoção ao meditar. Ao prestar atenção na forma por meio da qual respiramos, controlamos nosso pensamento e relaxamos a mente. Além da respiração, para encontrar a concentração e relaxar, observe as batidas do coração.

O importante é relaxar, respirar devagar e concentrar-se nos seus pulmões inflando e esvaziando na entrada e saída do ar no seu corpo.

Meditação para iniciantes

Não é difícil iniciar a meditação, mas é preciso querer e ter disciplina para que com a prática você possa controlar sua mente e suas emoções. Meditar vai mudar a sua vida, acabar com as angústias e medos, estresse, ansiedade, depressão, afastar pensamentos negativos e possibilitar um contato com o mais profundo de nosso ser.

A meditação é responsável por fazer com que você se conheça melhor e mude os hábitos que não lhe fazem bem. Para fazer isso de forma correta é só seguir o passo a passo do tópico anterior.

Busque o propósito pelo qual você quer meditar, organize seu espaço, mantenha seu corpo alinhado e ereto, relaxe, preste atenção na sua respiração e busque nesse ato a tranquilidade. Colocando isso em prática na meditação diária você sentirá a melhora física e espiritual.

Meditar não cura um problema, mas vai até a raiz dele e elimina as suas causas e o que impede sua vida feliz. A meditação ajuda todo praticante a ter um poder sobre sua mente para que você deixe de lado os maus comportamentos e viva em plenitude, cultivando a felicidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s