Mamona: Origem, Para Que Serve, é Venenosa?


mamona é uma fruta popularmente chamada de rícino e recebeu esse nome pela árvore ter folhas muito parecidas com a do mamão. O Brasil é um dos principais produtores mundiais e famoso pela produção do óleo da planta.

Além de servir como combustível em algumas indústrias, a mamona também guarda propriedades medicinais. Ela oferece benefícios como anticancerígena, analgésica e também cicatrizante.

Qual é a origem da mamona?

O mais provável é que a mamoeira tenha a sua origem na Ásia e chegou ao Brasil apenas durante a colonização pelos portugueses. Por ter sido trazida na época dos escravos, ainda não se sabe ao certo se a planta teve origem na Ásia ou na África. Há uma grande variação da mamona nos dois continentes.

mamona origem

mamoeira é de fácil adaptação e consegui se desenvolver com excelência em solo brasileiro. Os portugueses trouxeram-na para usar o óleo das sementes como lubrificante de carroças e também para iluminação das ruas e casas.

óleo da mamona é conhecido desde o Antigo Egito, pois usavam o seu óleo para fazer a iluminação dos locais. Também foi identificado o uso da substância na Índia desde os tempos mais remotos.

Para que serve a mamona?

Os benefícios não estão necessariamente na fruta, mas sim em suas sementes. Portanto, abaixo, você verá quais as vantagens que o óleo de mamona – também conhecido como óleo de rícino pode oferecer!

Um dos papéis do óleo no nosso organismo é transformar o ácido rinoleico, presente na fruta, em prostaglandinas. Essas substâncias são responsáveis por controlar uma série de funcionalidades dentro do nosso corpo: pressão arterial, função renal, função reprodutiva (maior destaque), processos inflamatórios e outros.

Evita a queda e faz o cabelo crescer

A aplicação do óleo de rícino nos cabelos é uma das mais conhecidas pelo público feminino. A substância tem fama de melhorar o crescimento dos fios e também de deixá-los mais fortes. Isso se deve à presença de gorduras boas como o ômega 3, o ômega 6 e o ômega 9 presentes no líquido.

Basta aplicar o óleo na região que deseja que nasçam mais pelos e aguardar cerca de 10 minutos. Depois, lave e tire todo o óleo, não deixando absolutamente nada do produto. Para quem quer deixar as sobrancelhas cheias, aplicar óleo de rícino na região com a ajuda de um cotonete antes de dormir é uma boa opção.

Auxilia no tratamento da acne

Ele também ajuda a combater a oleosidade da pele. Parece estranho esse benefício já que se trata de um óleo, mas isso ocorre por conta do seu efeito adstringente. Assim, ele diminui a ação bacteriana e deixa a pele muito limpa, sendo ótimo para usar ao final do dia.

É um excelente cicatrizante

O óleo de mamona também é um excelente agente cicatrizante. Caso você tenha algum tipo de corte ou feridas na pele, aplicar o óleo faz com que a cicatrização seja mais rápida e com melhores resultados. A responsável por essa propriedade é a vitamina Epresente nele, ajudando também no tratamento das estrias vermelhas.

A mamona é venenosa?

mamona planta venenosa

Sim, a mamona é uma das plantas mais venenosas que existem.

Após a substância laxante ser extraída para tratar a constipação intestinal, o que fica são resíduos tóxicos como a proteína ricina.

Ela tem a capacidade de interromper o nosso metabolismo, impedindo a síntese de proteínas essenciais para a sobrevivência levando-nos à morte.

Mas lembre-se que o óleo de rícino, vendido em farmácias não é tóxico porque a ricina não consegue se solubilizar em substância oleosa. Portanto, pode utilizá-lo sem medo.

Leia Também:

• Óleo de Mamona, Benefícios Para as Sobrancelhas,Pele e Cabelo

• Óleo de Melaleuca Para Que Serve? Como Usar? Onde comprar

• Óleo de Cânfora: Para Que Serve e Seus Benefícios

Além do óleo de mamona, existem diversos outros que você pode utilizar para melhorar a sua saúde e pode até fazer em casa. Veja como os óleos essenciais podem te ajudar!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s