China cria sistema de navegação inspirado no GPS


Já conhece a nova extensão do TecnoblogBaixe Agora

Os chineses não gostam de depender da tecnologia alheia. Ao contrário de nós, que estamos bem confortáveis com o que absorvemos dos Estados Unidos e Europa, por sinal. Por lá, eles decidiram criar um sistema próprio de posicionamento global. O Beidou entrou no ar hoje.Para tanto, são anos de pesquisa e desenvolvimento até criar um sistema capaz de competir com o GPS, que é propriedade dos Estados Unidos. A ambição do Beidou é muito grande: tornar-se o mais preciso sistema de navegação para a região da Ásia-Pacífico.

Os primeiros satélites do Beidou entraram em órbita em dezembro de 2000. Agora já são 6 satélites, o suficiente para iniciar o sistema de posicionamento do Beidou. O desejo do governo chinês é ter 35 satélites fazendo uma cobertura global.

“Informação fornecida por um sistema chinês”. Medo?

Beidou parece ser melhor que o nosso tão querido GPS porque usa satélites inclinados, o que em tese possibilita uma melhor comunicação entre o dispositivo e a aparelhagem que fica no espaço. A precisão também é maior, de acordo com os chineses envolvidos no projeto.

A China afirma que iniciou o Beidou para não depender de uma tecnologia americana. A minha dúvida é outra: o que eles pretendem fazer com as informações conseguidas via Beidou? Acho que nós já temos uma boa noção do que certos países podem fazer munidos de informações extremamente precisas de localização.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s