28 de agosto: Dia Nacional do Voluntariado


A próxima sexta-feira, dia 28 de agosto, será o dia daqueles que doam parte de seu tempo, trabalho e talento por alguma causa. Instituída pela Lei n° 7.352, de 1985, a data é considerada o Dia Nacional do Voluntariado, celebrando o trabalho dos que se dispõe a agir diretamente em benefício de uma causa social ou comunitária.

Regulamentado pela Lei n° 9.608/98, o trabalho voluntário é caracterizado como atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada sem fins lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social.

O trabalho voluntário é regido por alguns princípios, como solidariedade; participação; cooperação, com a junção de esforços entre a organização social e o voluntário; complementaridade, com o serviço voluntário complementando a ação da organização; gratuidade, já que o voluntário não é remunerado; responsabilidade; e convergência, devendo haver harmonia entre os ideais do voluntário e da organização.

São diversas as maneiras da participação voluntária, com trabalhos mais ou menos especializados. Desde ações individuais, como profissionais liberais que disponibilizem seu trabalho para alguma organização social ou para pessoas carentes, passando por participações em campanhas ou grupos comunitários, até o trabalho direto em organizações ou por intermédio do voluntariado corporativo.

Adotei um Sorriso
Uma das formas pelas quais a Fundação Abrinq promove o trabalho voluntário é pelo Programa Adotei um Sorriso. O Programa é um elo entre profissionais voluntários e organizações sociais, promovendo a ação voluntária para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. Para isso mobiliza profissionais liberais como dentistas, nutricionistas, médicos pediatras, psicólogos, fonoaudiólogos e oftalmologistas que queiram se dedicar voluntariamente.

No Programa, o profissional pode optar por duas possibilidades de atendimento: clínico, no qual atende uma ou mais crianças e adolescentes em seu próprio consultório, ou institucional, desenvolvendo uma ação de saúde preventiva na organização social participante, promovendo ações preventivas e educativas com temas pertinentes às demandas levantadas em atividades com grupos.

Para mais informações sobre o Programa, saber como ser voluntário ou inscrever uma organização social, acesse a página do Adotei um Sorriso.

Leia mais sobre voluntariado:
Empresas que acreditam e investem no trabalho voluntário
Jovens voluntários: projetos que ajudam a transformar vidas de crianças e adolescentes
Perfil do voluntário: Ana Érica Ferreira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s