Ensinamentos Sagrados da Vedanta – Holy Teachings of Vedanta


Sobre nós: ​Somos estudantes da Vedanta de São Paulo, SP, Brasil. Esta página representa apenas mais um instrumento de divulgação dos ensinamentos da Vedanta como difundidos por Thakur (Sri Ramakrishna) e Swami Vivekananda. Os ensinamentos colocados aqui foram traduzidos e editados por este estudante e por amigos colaboradores e escolhidos conforme nosso entendimento. Este é um web-site pessoal.

About us: We are students of Vedanta and the teachings of Sri Ramakrishna and Swami Vivekananda from Sao Paulo, Brazil. This is a personal website.

Imagem

Sri Ramakrishna
Imagem

Santa Mãe Sri Sárada Devi

Imagem

Swami Vivekananda

Breves Biografias
(atalhos externos)


O que é a Vedanta

A Vedanta é uma filosofia transmitida pelos Vedas, as Escrituras Sagradas mais antigas da Índia. Ensina que nossa real natureza é divina. Deus é o nosso mais íntimo Ser, uma realidade subjacente em tudo o que existe. A verdade é uni­versal e a religião é a busca do Ser, a busca de Deus dentro de nós. A Vedanta não nos pede que abandonemos a razão. Ao contrário, encoraja uma abordagem científica e racional da religião. Aceita todas as religiões do mundo como verdadeiras e venera os grandes profetas, mestres e encarnações divinas. Enfatiza o esforço próprio, a fé em si mesmo e a fé na unicidade de Deus. Coloca a realização de Deus e a manifestação de nossa divindade na vida cotidiana como o verdadeiro objetivo da existência humana. Podemos atingi-lo por meio de métodos chamados Yoga (união com Deus), que canalizam as energias e tendências que todos nós já possuímos. Os métodos religiosos são uma questão de experiência. Cada um de nós tem seus próprios problemas e seu próprio caminho de desenvolvimento. Mas a meta, isto é, realizar a divindade interior, é uma só para todos. O ideal é praticar um equilíbrio harmonioso das quatro yogas principais:

Bhakti Yoga é para pessoas de natureza predominantemente emocional. Ensina a desenvolver uma relação de devoção para com Deus, já que Ele é o próprio amor.

Gnana Yoga aborda a iluminação espiritual por meio do discernimento e da razão, fazendo uso dos poderes da mente. É o caminho do filósofo que deseja ir além do universo visível.

Karma Yoga aconselha-nos a conhecer o segredo da ação desinteressada e ensina-nos a trabalhar de modo a obter paz mental, utilizando o nosso desejo natural de ser produtivo.

Raja Yoga, o caminho da meditação, é a alma de todas as yogas. A ênfase aqui está em controlar a mente através da concentração e da meditação. A Raja Yoga também é chamada “caminho psicológico da união com Deus”.

“Texto  do prospecto do centro Ramakrishna Vedanta Ashrama – São Paulo”


Ensinamento Sagrado da Vedanta

 “O mundo não é bom nem mau; cada homem constrói seu próprio mundo. Um cego pensa num mundo duro ou macio, frio ou quente. Somos uma mistura de felicidade e sofrimento, como já tivemos ocasião de comprovar centenas de vezes em nossa vida. Em geral os jovens são otimistas e os velhos, pessimistas. Os jovens têm a vida diante de si, os velhos queixam-se de que seu tempo já passou; centenas de desejos insatisfeitos debatem-se em seus corações. Contudo ambos são tolos. A vida é boa ou má de acordo com o estado de espírito com que a contemplamos. Em si mesma, não é nada. O fogo, em si mesmo, não é bom nem mau. Quando somos aquecidos por ele, dizemos: “Como é lindo o fogo!” Ao queimar-nos os dedos, nós o condenamos. De acordo com o uso que fazemos dele, ele nos causa uma sensação boa ou má. O mesmo se dá com o mundo.”
     
Swami Vivekananda

Instruções Espirituais

De autoria de Personalidades Espirituais

“Toda religião pode dividir-se em duas partes: uma parte chamaremos de essencial e a outra não essencial. As doutrinas, os dogmas, os ritos, as cerimônias e as mitologias de todos os credos religiosos organizados não são elementos essenciais. Não quer isto dizer que são inúteis; pelo contrário, o simples fato de sua existência prova que são necessários e ajudam em certas etapas ao progresso espiritual. O que quero dizer é que não pode afirmar-se que são absolutamente necessários para levar uma vida puramente espiritual. Um homem ou uma mulher pode ser altamente espiritual sem executar nenhum dos ritos ou cerimônias ordenadas pelas escrituras religiosas do mundo ou pelas hierarquias eclesiásticas. Um homem ou uma mulher pode ser realmente religioso sem crer em nenhuma doutrina, em nenhum credo, em nenhum dogma ou mitologia. Os que creem que estas coisas não essenciais são indispensáveis para alcançar a meta última da religião, não compreenderam ainda os princípios básicos de todas as religiões; eles não sabem distinguir entre o essencial e o que não é; falta-lhes a compreensão que dá a iluminação espiritual. Os que entendem o essencial da religião e o levam a prática na vida diária não se preocupam pelo que não é essencial. São apenas estas almas simples e sinceras as que chegam à meta da religião pelo mais curto dos caminhos.

Os elementos essenciais da religião são principalmente dois: o conhecimento de si mesmo e o autocontrole. O conhecimento de si mesmo significa o conhecimento do Ser superior, o conhecimento da natureza divina do homem; e o autocontrole consiste em refrear o eu inferior, ou seja, nossa natureza egoísta. O verdadeiro conhecimento chega quando o eu inferior for dominado.

​Os elementos não essenciais da religião são como um montão de cascas sob o qual está escondida a polpa da verdade essencial. Onde prevalece em demasia o não essencial, ali há corrupção religiosa, superstição e falsa teologia, cujo objetivo principal é convencer as massas ignorantes de que os dogmas, as doutrinas, as cerimônias e os rituais devem ser observados por todas as pessoas que aspiram a ser religiosas. Em troca, a ciência da yoga, estando livre de dogmas e rituais, não está exposta a corrupção e a superstição, nem necessita de nenhuma teologia. É pura e simples. Dá as boas-vindas a todas as almas sinceras e fervorosas que buscam a verdade mais elevada e a vida espiritual; procura espiritualizá-las, oferecendo-lhes o essencial da religião como seu ideal mais elevado e lhes ensina como adquirir o autocontrole e o conhecimento do Ser Supremo.”

  Swami Abhedananda, “O Desenvolvimento Espiritual”. 
Atualização: 29/06/14


Ramakrishna Vedanta Ashrama
São Paulo – SP

Imagem

Swami Nirmalatmananda, líder espiritual do Movimento Ramakrishna no Brasil
​Em São Paulo, todos os sábados às 17:30 hrs, acontecem as palestras proferidas pelos Swamis sobre temas escolhidos previamente, seguidas pela cerimônia do Árati, meditação e cantos devocionais. E em todos os domingos, às 17:30 hrs, é feita a leitura e comentários do “Evangelho de Sri Ramakrishna”, seguida pela cerimônia do Arati, meditação e cantos devocionais.
O centro do Ramakrishna Vedanta Ashrama em São Paulo envia regularmente informativos por email com a programação de atividades do centro, como festividades, retiros espirituais, palestras, programação das atividades do Swami Nirmalatmananda. Solicite o cadastramento através do email vedantasp@vedanta.org.br .
Veja as informações de contato de todos os demais centros de Vedanta no Brasil, na página de contatos

​Swami Pareshananda
Imagem

Swami Pareshananda
Durante o período de 1989 a 1999, o Movimento Ramakrishna no Brasil esteve sendo conduzido habilmente por Swami Pareshananda (1944), que substituiu à Swami Paratparananda na direção espiritual do Ramakrishna Ashrama na Argentina. O Swami tem muitos discípulos e admiradores no Brasil.

SWAMI SWASAMVEDYANANDA, Swami assistente do Ramakrishna Vedanta Ashrama
Imagem

Swami Swasamvedyananda
Swami Jitananda, monge do Ramakrishna Vedanta Ashrama em São Paulo
Imagem

Swami Jitananda

Revista Vedanta
Revista VEDANTA, publicada trimestralmente pelo Ramakrishna Vedanta Ashrama. Veja as formas e condições de assinatura deste novo veículo de divulgação da Vedanta e do Movimento Ramakrishna no Brasil, clicando AQUI.
Imagem

Capa do primeiro exemplar da revista Vedanta

Rádio Ramakrishna – cantos devocionais 24 horas por dia
Imagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s