Afinal, como medir a satisfação dos seus clientes?


satisfação de seus clientes
Escrito por Lazaro Vergani

Se você quer sempre melhorar a qualidade de seus serviços de CFTV, medir a satisfação dos clientes é algo essencial. Afinal, é por meio dessa medida que você terá acesso aos principais pontos negativos e positivos de seu trabalho, podendo pensar em estratégias de melhoria.

Isso se faz ainda mais importante caso seus clientes cheguem a você principalmente por indicação. Para receber uma indicação, seu trabalho precisa alcançar a excelência e você só consegue isso entendendo o que as pessoas gostam e o que não gostam no serviço contratado. Como sabemos da importância disso, selecionamos algumas estratégias que você pode usar para medir a satisfação dos seus clientes. Confira!

Mantenha contato pós-venda do CFTV

As pessoas costumam ter problemas com produtos novos durante as primeiras semanas de utilização. Muitas dúvidas tendem a aparecer e a falta de suporte adequado gera irritação. Por esse motivo, é interessante manter contato com os clientes mesmo após a instalação: isso faz com que eles possam usufruir melhor de sua compra e tirar as dúvidas que possivelmente surgirão.

Faça pesquisas de opinião para medir a satisfação dos clientes

Além de manter contato com as pessoas que contrataram o serviço, outra estratégia para mensurar a satisfação dos clientes é a pesquisa de opinião. Essa pesquisa é basicamente um formulário que o cliente preenche avaliando vários aspectos do que foi contratado. Esses formulários normalmente usam respostas divididas em níveis como “ruim”, “regular”, “bom”, “muito bom” e “ótimo”.

Acompanhe a satisfação de seus clientes nas redes sociais

Caso algum cliente fique irritado com o seu serviço e queira difundir a insatisfação, ele provavelmente fará uso das redes sociais para publicar críticas. Normalmente, a pessoa faz essa queixa em seu próprio perfil ou escreve uma postagem nos grupos dos quais faz parte. A atenção com as redes sociais é necessária para que você consiga dar uma resposta a esse cliente insatisfeito e garantir que futuros clientes não sejam afetados pelas palavras ali utilizadas.

Tenha atenção a sites de reclamação

As redes sociais não são o único meio que os clientes têm para se queixarem de um serviço. Eles podem ir além disso e buscar ferramentas online voltadas apenas para esse fim, como é o caso dos sites de reclamações. Criar uma conta nesses locais e deixar que seu nome seja citado é uma forma segura de saber quem está reclamando de você e por quais motivos.

Analise as reclamações dos clientes

Apesar de não ser corriqueiro, alguns clientes podem entrar em contato com você para reclamar de algum descontentamento. No caso de a mesma manifestação se repetir, sendo feita por outros clientes, é imprescindível que alguma atenção seja dada ao caso e que seja estudada uma mudança de métodos para evitar uma nova ocorrência dessa situação.

Entrar em contato com os clientes e perguntar qual a impressão que eles tiveram do serviço contratado não é uma tarefa muito difícil. A parte complicada dessa história é que algumas pessoas extravasam sua insatisfação por outros canais, como as redes sociais e sites de reclamação. Por isso é sempre importante medir a satisfação dos clientes para saber o quanto seus serviços têm sido percebidos e qual a probabilidade de você receber clientes por indicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s