10 perguntas que vão mudar a sua vida para sempre


Compartilhar
Pin it
Tweetar

Na vida, às vezes é preciso provocar mudanças. Por mais que tenhamos fé no destino, ou em qualquer outra entidade capaz de fazer coisas incríveis acontecerem, o maior agente de mudança da sua vida é você mesma.

A questão é: você se importa o suficiente consigo para fazer essas mudanças? Parece clichê, mas muitos filósofos, pensadores e pessoas “vitoriosas” acreditam que a chave para o sucesso é conhecer a si mesmo.

A partir do momento que você explora a sua própria personalidade, desejos, frustrações e limites, você passa a fazer as coisas de acordo com o que você acredita e precisa, e não mais de acordo com o que a sociedade ou as pessoas ao seu redor acham certo.

Pensando nisso, selecionamos estas 10 perguntas que vão te ajudar a descobrir suas paixões, valores e motivações. Possivelmente, te ajudarão a descobrir o seu propósito. É um exercício de autoconhecimento com perguntas que poderão mudar a sua vida para sempre.

1. O que eu absolutamente AMO na vida?

Você já ouviu a música “A Lista” de Oswaldo Montenegro? Então ouça, pense, e comece. Faça uma uma lista de tudo o que você ama no mundo, na sua rotina e nas pessoas. O que te faz sentir vivo? Se você abandonou algumas dessas coisas, provavelmente abandonou uma profunda paixão que seria capaz de trazer mais felicidade aos seus dias.

perguntas que vão mudar a sua vida

Onde você ainda se reconhece

Na foto passada ou no espelho de agora?

Hoje é do jeito que achou que seria?

Quantos amigos você jogou fora?

Oswaldo Montenegro

2. Se ninguém fosse me julgar, o que de mais louco eu faria?

“Loucura” é também um conceito relativo, que geralmente diz respeito aos limites de outras pessoas e não aos nossos. Liste coisas que você faria, mas não faz porque tem medo que as pessoas te julguem por isso. Isso vai te ajudar a entender os seus valores e, se estiver fazendo o exercício corretamente, respeitá-los acima de qualquer outro.

perguntas que vão mudar a sua vida

Nunca existiu uma grande inteligência sem uma veia de loucura.

Aristóteles

3. Quais são as coisas mais incríveis que eu já realizei até agora?

As pessoas tendem a desejar em aniversários que você tenha muito “sucesso”. O que é ter sucesso? Pense bem, liste todas as suas conquistas e veja se já não acumula um tantão de sucessos? Provavelmente você já é esta pessoa que deseja tanto ser.

Suas realizações, as coisas pelas quais você têm orgulho de ter feito ou participado, vão te ajudar a identificar as suas forças. Forças que talvez você não se lembre diariamente que tem, mas se revisitar o seu passado, verá que já precisou usar antes.

perguntas que vão mudar a sua vida

O ser capaz mora perto da necessidade.

Pitágoras

4. Quais são as coisas que eu faço com mais facilidade?

Todo mundo tem hobbies e atividades que são “mamão com açúcar”. Coisas que você faz sem dificuldade, que te dá prazer e que, geralmente, as pessoas te elogiam. Será que não está aí uma habilidade que você deveria investir mais tempo? Trabalho não é pra ser chato e penoso, é para ser algo que a gente realmente se sente bem em realizar. Liste, reflita, comece a mudar.

perguntas que vão mudar a sua vida

A habilidade pode te levar ao topo, mas é preciso caráter para te manter lá.

John Wooden

5. Se eu não tivesse nenhum tipo de limite na vida, e eu pudesse fazer tudo que quisesse, o que eu faria?

Traduzindo: qual é o seu estilo de vida ideal? Se estivesse destinada a ser bem sucedida, o que você faria ao longo do seu dia, que tipo de pessoa seria, onde moraria, quanto ganharia, etc.

Essas perguntas vão te ajudar a pensar em quais limites você é capaz de derrubar. Se temos desejos, em algum nível somos capazes de realizá-los e, pode parecer complicado de início, mas acredite: o mais difícil mesmo é COMEÇAR.

perguntas que vão mudar a sua vida

Os únicos limites das nossas realizações de amanhã são as nossas dúvidas e hesitações de hoje.

Franklin Roosevelt

6. Se a minha vida fosse uma mochila, o que eu poderia descarregar para que ela ficasse mais leve?

Há um ditado bíblico que diz que “Deus nunca nos dá um fardo maior do que podemos suportar”. Mas você já parou para pensar que o que está dentro da sua “mochila da vida”, do seu fardo, é uma escolha SUA?

Pare e pense nas coisas que realmente pesam no seu dia a dia. Pode ser uma tarefa, uma atitude ou condição, uma pessoa, qualquer coisa. Talvez você mesma possa aliviar esse peso das costas simplesmente se livrando de coisas que não são sua responsabilidade, não contribuem para o seu caminho. Isso vai te ajudar a andar mais leve, mais rápido e, com certeza, mais feliz.

perguntas que vão mudar a sua vida

Procuramos sempre o peso das responsabilidades, quando o que na verdade almejamos é a leveza da liberdade.

Milan Kundera

7. O que eu faria se tivesse um bilhão de reais?

Todo mundo já se perguntou alguma vez o que faria com o dinheiro da Mega Sena. As respostas mais frequentes são: ajudar a família, comprar casas por aí, viajar o mundo… Mas pense mais básico: o que você faria com o seu tempo?

Essa questão vai te ajudar a pensar sem limitações. Quando removemos alguns limites, podemos descobrir o que realmente gostaríamos de fazer na vida.

perguntas que vão mudar a sua vida

Perder tempo em aprender coisas que não interessam priva-nos de descobrir coisas interessantes.

Carlos Drummond de Andrade

8. Quais foram os momentos na vida que eu mais me senti perdida?

Tente lembrar daquelas situações em que você simplesmente achou que não aguentaria. Que estava tudo perdido e nunca mais você ia sair daquilo. Você saiu, não foi? Você já não está mais lá.

Liste os motivos pelos quais você conseguiu sair. Quais estratégias usou. Onde se segurou. Que hábitos teve. Isso vai te ajudar a continuar em frente sempre que houver uma pedra grande no caminho. Se você conseguiu uma vez, consegue de novo!

perguntas que vão mudar a sua vida

O verdadeiro homem mede a sua força quando se defronta com o obstáculo.

Antoine de Saint-Exupéry

9. Qual é o passo mais curto que eu posso dar em direção ao meu sonho?

A essa altura você ja conseguiu identificar pelo menos algumas coisas com as quais, se não tivesse as limitações da vida, você faria por prazer. Agora, tente pensar num caminho, com alguns passos até esse objetivo. OK, pode ser: ter muito dinheiro, comprar sei lá o quê, e etc. Mas tudo começa de algum lugar.

Descubra qual é a atitude mais simples que você pode tomar hoje para realizar este desejo e faça. Pode parecer coisa boba, insignificante, mas se você desenhar o caminho, sabe que já estará mais perto do pote de ouro.

perguntas que vão mudar a sua vida

Você não tem que ser grande para começar, mas você tem que começar para ser grande.

Zig Ziglar

10. Quem eu mais admiro no mundo?

Sabe aquela pessoa (ou pessoas) que te inspira muito? Que você admira demais e às vezes até gostaria de ser? O que você admira nos outros, muitas vezes, são qualidades que você também tem. Ter um espelho a seguir é muito importante, mas no final um espelho reflete quem? A nós mesmos! A chave então é: se conheça, valorize-se, e muita coisa vai mudar na sua vida.

perguntas que vão mudar a sua vida

Admiração. O nosso reconhecimento cortês de que outra pessoa se assemelha a nós.

Ambrose Bierce

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: