Biografia de Sir Richard Arkwright


Sir Richard Arkwright (1732-1792) foi um inventor e industrial têxtil inglês. Produziu uma máquina de fiar, movida à água, que revolucionou a fabricação de fios de algodão, no século XVIII.

Sir Richard Arkwright (1732-1792) nasceu em Preston, Lancashire, Inglaterra, no dia 23 de dezembro de 1732. Era um cabelereiro, que interessado por aparelhos de fiar, numa época em que a fabricação do tecido era cada vez mais importante na Grã-Bretanha e estava difícil atender a demanda, iniciou a construção de sua primeira máquina operada por energia hidráulica, em 1764.

A máquina, denominada “water-frame” (bastidor original de fiação de algodão movido à água), era formada por três conjuntos de cilindros emparelhados, com velocidades diferentes, que produziam fios de excelente qualidade. Era movido através da propulsão mecânica de uma corrente de água que acionava as pás de uma roda.

Posteriormente, com várias parcerias, iniciou o processo fabril com a instalação de fábricas em Nottingham e em Cromford. Dentro de poucos anos já operava diversas fábricas equipadas com diversas máquinas, para a realização de todas as fases do processo têxtil. Sua primeira máquina só foi patenteada em 1769. Em 1786 foi nomeado Cavaleiro.

Sir Richard Arkwright faleceu em Cromford, Inglaterra, no dia 3 de agosto de 1792.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s