O poder da gratidão: aprenda agora a ser grato e seja feliz!


Muitas pessoas estão tão preocupadas em solucionar seus problemas e cumprir suas obrigações diárias, que se esquecem de agradecer por tudo aquilo que conquistaram até agora. O que elas não sabem é o que o sentimento de gratidão pode trazer muitos benefícios para a vida, tornando-nos mais felizes.

Ser grato pelas pequenas coisas pode transformar a sua maneira de lidar com as situações difíceis. Para comprovar essa teoria, o psicólogo americano Abraham Maslow atestou, em suas pesquisas, que a gratidão é um elemento essencial para a saúde emocional das pessoas.

Quer saber o que precisa ser feito para que a gratidão faça parte do seu dia a dia e possa, consequentemente, melhorar o seu bem-estar? Então, não deixe de conferir este artigo até o final. Boa leitura!

Agradeça diariamente por todas as suas conquistas

A correria do dia a dia o deixa cansado e, muitas vezes, sobrecarregado, certo? Contudo, quando ela é acumulada com problemas, o seu dia torna-se ainda mais tenso, fazendo com que você se sinta ansioso e preocupado com a situação.

Esse cenário faz com que você deixe de lado as coisas boas. Apesar de alguns dias não serem tão agradáveis, é importante ser grato pelas suas conquistas, por mais pequenas que elas sejam.

Além disso, nesse momento, você também precisa lembrar de agradecer pelas pessoas que o cercam porque, sem elas, seria muito mais difícil lidar com os contratempos da sua rotina.

Você também precisa ser grato pela sua saúde, a qual é fundamental para garantir que não precisará abrir mão de conquistar seus sonhos por ter que lutar contra alguma doença séria.

Seja otimista

Quando passamos por momentos difíceis, a tendência é sempre pensar o pior da situação e achar que aquele problema não terá solução. Esse tipo de pensamento só faz com que você se angustie mais e não consiga encontrar uma solução adequada para o caso.

Nesse momento, é preciso ser otimista e lembrar que, apesar das dificuldades, você tem expertise suficiente para solucionar o problema da melhor maneira possível. Ser grato pelas oportunidades que a vida oferece ajuda a ter uma visão mais ampla de determinados cenários, facilitando a tomada de decisão.

Faça meditação focada em gratidão

A prática da meditação permite que você tenha autoconhecimentoverdadeiro. Por meio dela será possível liberar o sentimento de gratidão que, muitas vezes, está trancado dentro de você.

Para fazer isso, é preciso que você, no momento da meditação, ponha o foco apenas em pensamentos bons. Se a sua mente se distrair, traga-a de volta para o seu foco e comece a lembrar de todas as oportunidades que a vida lhe deu, todas as pessoas boas que estão sempre ao seu lado etc.

Mentalize mantras

Mantras são palavras específicas utilizadas para alcançar algum propósito, que pode ser propriedade, cura e gratidão. Eles se baseiam em focar a mente no objetivo escolhido, incitando a reflexão.

O mantra diminui os sentimentos de estresse e ansiedade, relaxa e acalma a mente, permitindo que você consiga refletir com mais calma sobre as situações da sua vida, desenvolvendo o sentimento de gratidão.

A gratidão precisa fazer parte da sua rotina. Por meio dela, você conseguirá ter melhor qualidade de vida, pois conseguirá enxergar o lado bom da situação, por mais difícil que ela seja. Sendo assim, não deixe de ser grato por tudo o que você tem, pois essa prática possibilitará que alcance patamares maiores em sua vida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s