Castelo Interior – 7 moradas (Santa Tereza D´avila)


1a. morada

Alma esta muda e surda, ainda prisioneira do mundo exterior. É entao que se começa a avançar no caminho do conhecimento interior. Que a alma começa seu percusso.

2a. morada

A alma luta contra os atrativos do mundo exterior. Sente que tudo no mundo é efêmero.

3a. morada

A alma se purifica através da meditação e está pronta a acolher o sofrimento e renuncia as tentações do mundo exterior, mas ainda não é bastante forte.

4. morada

A imaginação domina, o conhecimento, a inteligencia e a memória pesam sobre a alma, mas para progredir deve renunciar a tudo isso.

5a. morada

O mundo profano não tem mais influencia sobre a alma que está livre de todas as amarras. (a lagarta se faz borboleta)

6a. morada

Sala do sofrimento. Mas a alma abandonou todas as tencacoes do mundo exterior. É a noite escura da alma que precede a plena e definitiva transformação

7a. morada

A alma é tornada espiritualmente por esposa. São imensos e elevadíssimos o mistério e a graça que Deus ali comunica à alma num instante. O Senhor parece querer manifestar-lhe naquele momento a glória do céu, fazendo-o de um modo mais inefável que em qualquer outra visão ou gosto espiritual.
O Senhor introduz a alma nessa Sua morada, que é o centro da alma.A alma não sente nenhum temor da morte, não mais do que teria de um suave arroubo(êxtase, arrebatamento). Passa-se com tanta quietude e silêncio tudo o que o Senhor ensina e comunica à alma.

Retirado do trecho do filme de Edith Stein (Santa Teresa Benedita da Cruz), ela meditando as 7 moradas do livro de Santa Teresa D´avila. Recomendo a leitura do livro por completo.
 
 
 
 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s