Confira 14 benefícios da canela para a saúde


Muitas vezes, nós temos na cozinha da nossa casa alguns temperos e ervas super simples e que podem fazer muito bem à saúde, mas que ainda não nos damos conta. Um deles é a canela, muito utilizada na culinária brasileira para o preparo de doces, como bolos, tortas, cuscuz e mingaus, não só por seu sabor incrível como também por seu aroma forte e característico.

A especiaria é originária do Sri Lanka, no sul da Ásia, e é um dos temperos mais antigos do mundo, sendo considerado mais importante até mesmo que o ouro há alguns milhares de anos. E se você considerar que a saúde é mais importante que a riqueza material, vai logo perceber que isso é verdade.

A canela possui vários nutrientes e vitaminas que podem trazer inúmeros benefícios para a nossa saúde, desde a prevenção e tratamento de algumas doenças até questões ligadas à beleza, como o emagrecimento e o combate ao envelhecimento precoce da pele.

Por isso, nós vamos trazer agora alguns dos principais benefícios da canela para a saúde para você começar a introduzi-la na sua alimentação. Vamos lá?

Benefícios

canela-beneficios

1 – Previne e controla o diabetes

A canela é capaz de controlar os níveis de açúcar no sangue e, devido à presença do cromo em sua composição, também ajuda a aumentar a sensibilidade à insulina, diminuindo os riscos de contrair o diabetes tipo 2. A canela também apresenta bons resultados em casos de mulheres com a resistência à insulina relacionada à Síndrome dos Ovários Policísticos.

2 – Melhora o sistema digestivo

Por ser rica em propriedades antibacterianas, antiespasmódicas e anti-inflamatórias, a canela ajuda a controlar alguns transtornos digestivos, como gases, diarreias, náuseas e acidez no estômago.

3 – Previne o câncer

O consumo regular de canela pode ajudar a prevenir o surgimento e desenvolvimento de tumores, reduzindo a proliferação de células cancerosas, leucemia e linfomas. Além disso, o cinaldeído e o eugenol presentes na especiaria também mostraram que são ótimos contra as células de câncer de cólon.

4 – Controla o colesterol

Estudos apontaram que o consumo regular de canela pode diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL). O benefício está associado às ações antioxidantes e anti-inflamatórias da especiaria.

5 – Alivia as dores da artrite

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, a canela é capaz de reduzir de forma significativa as dores da artrite.

6 – Combate doenças cardíacas

Graças à presença das fibras e cálcio presentes em sua composição, o consumo de canela pode ajudar a diminuir os riscos de doenças cardíacas, pois pode melhorar o funcionamento da artéria coronária e controlar a pressão arterial alta.

7 – Trata gripes e resfriados

Atuando com o seu efeito imunomodulador, a canela pode contribuir para melhorar a resposta do organismo contra o vírus causados das gripes e resfriados. Por isso, é indicado tomar o chá feito a partir da especiaria quando estiver com sintomas de resfriado.

8 – Ajuda a emagrecer

Devido ao seu efeito termogênico, ou seja, capaz de aumentar o gasto de calorias durante a digestão, a canela pode ser uma grande aliada de quem está em busca de perder peso de forma rápida e saudável.

Além disso, como a gordura nada mais é do que uma inflamação no corpo, a especiaria pode ajudar a combater o acúmulo desta no organismo, uma vez que possui ação anti-inflamatória.

9 – Previne o envelhecimento precoce

Por possuir ação antioxidante, graças à presença de compostos fenólicos em sua composição, a canela também ajuda a combater os radicais livres, que são os principais responsáveis pode provocar o envelhecimento precoce da pele. Os resultados são de uma pele mais jovem e saudável.

10 – Trata a doença de Parkinson

A canela é capaz de reverter os sintomas causados pela doença de Parkinson relacionadas às funções motoras, como a biomecânica, celular e anatômica. Assim, o paciente diagnosticado com a doença pode ter uma melhor qualidade de vida.

11 – Previne infecções no organismo

Devido à sua função anti-bacteriana, a canela pode ajudar a evitar vários tipos de infecções internas e externas no corpo. Há indícios, inclusive, de que a especiaria pode ajudar a prevenir a proliferação de piolhos nos cabelos, aqueles insetos tão comuns e incômodos da infância.

12 – Trata a doença de Alzheimer

A canela possui em sua composição o cinaldeído e a epicatequina, capazes de retardar o avanço da doença de Alzheimer, principalmente em pessoas com diabetes tipo 2, que são mais propícias a desenvolver a doença.

Para quem não sabe, quem tem diabetes tipo 2 tem grande chances de desenvolver o Alzheimer e vice-versa. Por isso, como a canela ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, ela também pode prevenir e tratar o Mal de Alzheimer indiretamente.

13 – Acelera o metabolismo

Por ser responsável por ativar a circulação sanguínea e, consequentemente, regular o intestino e o sistema digestivo, a canela também ajuda a acelerar o funcionamento do metabolismo. Os resultados são de maior perda de peso através da queima de calorias e gorduras.

14 – Combate o estresse

Por ser uma especiaria com efeito termogênico, a canela é capaz de aliviar o estresse e a fadiga provocados pela rotina do dia a dia. Ela pode te dá mais disposição e energia para se movimentar e faz com que você sinta menos cansaço após as atividades realizadas.

Consumo diário recomendado

Especialistas recomendam que a quantidade diária de canela seja entre 1 e 6 gramas, o que, em medidas mais simples, equivale à meia ou até uma colher (chá) por dia. No entanto, a dica é consultar um médico para saber qual será a dosagem recomendada para o seu caso específico, de acordo com o seu objetivo.

Como consumir?

A canela pode ser encontrada em pó ou em pau e pode ser consumida das mais diversas formas, desde pratos doces a salgados, como ingredientes essenciais ou apenas polvilhada em alguns deles.

Dentre eles estão frutas, chás, sucos, legumes, carnes, arroz doce, mingaus, cural de milho, cuscuz, entre outros.

Efeitos colaterais

Se consumida em excesso, a canela pode causar irritações da mucosa e intestino, intoxicação, alterações dos batimentos cardíacos, alergias e úlceras.

Contraindicações

A canela não é indicada para grávidas, seja em qualquer fase da gestação, e lactentes ou bebês. Além de pessoas com problemas no fígado ou rins ou com hipertensão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s