Felicidade e Resiliência


A felicidade é como uma pequena gotinha de chuva que cai num dia de muito calor. Você pensa em se esconder dela, não quer se molhar. Mas se tomar coragem, toma um banho de chuva como quando era criança. Sim, a roupa está encharcada, o cabelo emaranhado, você terá que ajeitar essas coisas, como os problemas da vida. Mas a coragem de enfrentar a primeira gota e todo o resto da chuva que cai, isso sim, se chama Felicidade.

Felicidade é uma questão de escolha e não uma questão do acaso. É saber viver plenamente cada momento que acontece nas nossas vidas e perceber que a felicidade vem de dentro para fora e não o contrário.

É sentir o abraço apertado daqueles que amamos, seja de um amigo, alguém da família ou namorado.

É ajudar quem precisa, sem esperar nada em troca e ver a felicidade estampada em seu rosto.

É viver sem ter a certeza de que o caminho escolhido no momento foi a melhor opção e depois perceber que a escolha valeu a pena.

É ter uma atitude positiva perante a vida, principalmente quando nos sentimos fracassados, destruídos ou inúteis.

É entender que sempre irão surgir problemas em nossas vidas e nessas horas a melhor coisa a se fazer é resgatar um pouco da fé que no fundo todos nós temos um pouco.

É constatar que ela não está atrelada a riqueza material, pois a felicidade não é uma “coisa” que está à venda nas prateleiras dos supermercados e farmácias ou que vem embrulhada num belo papel de presente com seu nome, endereço e cep entregue pelo correio.

É ter consciência que o bem-estar das pessoas é em parte objetivo, mas também subjetivo – depende muito de como as pessoas estão se sentindo e analisando as suas vidas à medida que o mundo à sua volta se modifica.

Mas como entender essa tal felicidade?

Se pararmos para observar as pessoas que se declaram felizes, podemos constatar que várias coisas podem estar acontecendo na vida delas.

Uma arranjou um novo emprego (isso a deixa mais contente do que estava antes, ou seja, isso lhe traz felicidade); outra pessoa pode estar se sentindo feliz agora, independente de ter ou não motivos concretos e conscientes para essa sensação de plenitude e bem-estar, apenas sentindo.

E uma terceira pessoa se diz feliz, após analisar a sua vida e sentir que no balanço geral, ela está satisfeita com as escolhas que fez, com as oportunidades que surgiram, as experiências que passou e a trajetória percorrida até o momento e, no seu conjunto, teve mais momentos bons que momentos ruins.

No entanto, encontramos pessoas que estão vivendo um momento normalmente percebido como de pura felicidade (estar apaixonada(o), por exemplo), mas que nem por isso, se consideram pessoas plenamente felizes, são incapazes para aproveitar as boas fases que se apresentam e curtir “o seja eterno enquanto dure” do poeta.

Nossa vida pode também ter felicidade num sentido mais amplo, global, embora desprovido de altos saltos de felicidade local. Assim como alguém pode estar passando por um período extremamente delicado (perdeu uma pessoa querida), e mesmo assim sentir-se feliz ao analisar a sua vida como um todo, embora sofra durante certo tempo.

A verdade é que a felicidade, não importa como seja imaginada ou sentida, é uma inquietação e a maioria de nós passa a vida toda à sua procura e, em geral, ela está muito perto, dentro de nós mesmos.

A partir do momento que decidimos ser feliz, nossa busca pela felicidade acaba. Isso acontece porque compreendemos que a felicidade é um estado de espírito, que percebemos através das pequenas coisas que acontecem no nosso dia a dia.

Ou seja, o importante é ser feliz mais que o estar feliz!

#resiliencia_humana #resiliência #felicidade #alma #importância #ego#escolha #sejafeliz #sejaresiliente #psicologiatranspessoal#meperguntecomo #terapia

A imagem pode conter: texto
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s