Os 100 Segredos das Pessoas Felizes – 1ª parte


(David Niven)

Quem quer ser feliz? (1ªparte)
O autor David Niven, no livro “Os 100 Segredos das Pessoas Felizes”, traz com brilhantismo e numa linguagem simples dados relevantes de diversas pesquisas realizadas ao longo de vários anos de estudos sobre os motivos e atos de pessoas que relatavam a felicidade e até mesmo os motivos de insatisfação.
O que mais encanta, além da capacidade do autor em simplificar relatórios e estatísticas, é a sabedoria demonstrada nos ensinamentos das inúmeras pessoas entrevistadas.
Destaca o livro que a felicidade está nas pequeninas coisas, nos pequenos gestos, onde normalmente não depositamos maior interesse.
Estamos, na maioria das vezes, condicionando a felicidade a acontecimentos, fatos que ficam na suposição… “se acontecer isso serei feliz…”, “quando me casar serei plenamente feliz”, “ quando tiver minha independência própria estarei realizado”.
Através desse comportamento esquecemos de viver o aqui e o agora, deixamos de viver e tirar os frutos do momento atual quer sejam eles bons ou maus.
Nesses “segredos” de pessoas felizes podemos perceber que a felicidade realmente não é externa e condicionada a fatos, mas depende única e exclusivamente de cada indivíduo.
Felicidade também é compartilhar e por isso trazemos a seguir alguns destes segredos com pequenos comentários baseados no autor citado:As pesquisas mostram que as experiências de vida das pessoas felizes e infelizes tendem a ser muito semelhantes.
A diferença é que a pessoa infeliz (não estamos falando de grandes desgraças) passa boa parte do tempo pensando no que lhe acontece de negativo, ou mesmo nos aspectos negativos de acontecimentos positivos, enquanto que as pessoas felizes tendem a valorizar tudo o que lhes acontece de positivo ou a extrair o aspecto positivo de todas as suas experiências.
APROVEITE MAIS AS COISAS COMUNS
Em um estudo realizado com mais de treze mil pessoas, noventa e seis por cento dos entrevistados classificaram sua satisfação com a vida como no máximo “razoavelmente positiva”. A vida satisfeita não é feita de grandes momentos, mas de um cotidiano agradável e positivo.
SEJA UMA PESSOA POSITIVA
Transmita otimismo. Abra-se para novas idéias.
NUNCA PARE DE APRENDER E DE SE ADAPTAR
Não se apegue a um passado que lhe deu segurança. Não se feche para o novo.
CONCENTRE-SE NAQUILO QUE É REALMENTE IMPORTANTE PARA VOCÊ
O que é que você realmente deseja?Qual é a meta pela qual vale a pena lutar e que está de acordo com o seu modo de ser? Buscar objetivos de acordo com as próprias características aumenta em 43% as chances de que os objetivos atingidos contribuam de modo positivo para a satisfação na vida.
NÃO CONFUNDA BENS MATERIAIS COM SUCESSO
Em um estudo baseado em questionários e na observação cotidiana, os recursos materiais eram nove vezes menos importantes para a felicidade do que os recursos “pessoais”, como a relação amorosa com os amigos e a família.
CULTIVE AS AMIZADES
Reaproxime-se dos antigos amigos. Expanda seu círculo de amizades. Esteja próximo e sinta-se próximo das pessoas.
LEMBRE-SE DE SUAS RAÍZES
Pesquise sua origem e celebre-a. História da família, valores, cultura. De onde vim e como cheguei a este lugar?
FAÇA AS COISAS NAS QUAIS VOCÊ SE SENTE COMPETENTE
Reconheça aquilo que você não tem aptidão e recuse-se a desempenhá-la.
BUSQUE COMPREENDER O PROPÓSITO E O SENTIDO DA SUA VIDA
Saiba claramente que a vida tem um propósito.
DIGA AOS OUTROS COMO ELES SÃO IMPORTANTES PARA VOCÊ.
Manifeste-se quando da perda de alguém. Vá até quem sofre e converse. Não vencemos nos relacionamentos, vencemos tendo bons relacionamentos.
SEJA AGRADÁVEL
Seja fácil de lidar. Não brigue ou se zangue impulsivamente. A verdade pode ser dita e tudo pode ser resolvido com calma.
ACEITE-SE TAL COMO VOCÊ É – INCONDICIONALMENTE
Você não é o tamanho da sua conta bancária, o bairro onde mora, a roupa que usa ou o tipo de trabalho que faz. Você é, como todo mundo, uma mistura extremamente complexa de capacidades e limitações.Reconheça que apesar dos defeitos, você é completo, é uma boa pessoa. Dê ênfase também ao seu lado positivo.
GOSTE DAQUILO QUE VOCÊ TEM
(um dos mais importantes segredos, segundo o autor).Aprecie e não compare com outros.
FAÇA ALGO TODOS OS DIAS
Assegure-se todos os dias de fazer algo, por menor que seja, em busca dos seus
objetivos.Ficamos mais felizes quando vemos o objetivo mais próximo.
SEJA SEU PRÓPRIO FÃ
Confie em você mesmo com força e constância. Quando sentir desânimo, reconheça-o, mas não se entregue a ele. Mantenha e reforce a autoconfiança.
OS ACONTECIMENTOS SÃO TEMPORÁRIOS
Coisas ruins acontecem, mas em geral seus efeitos em nós não duram para sempre. A tristeza passa e a vida nos leva por novos caminhos.
DESLIGUE A TELEVISÃO
A TV tem o poder de nos afastar do que há de fundamental em nossas vidas.Cada hora diária de TV reduz em 5% sua satisfação pessoal.
NUNCA TROQUE SEUS PRINCÍPIOS POR UM OBJETIVO
Esteja feliz e tenha comportamento ético.
NÃO FINJA IGNORAR AS ATITUDES QUE INCOMODAM NAS PESSOAS A QUEM VOCÊ AMA
Não é preciso brigar, mas evitar assuntos na intenção de ser agradável e não brigar não contribui.Diga o que incomoda com carinho.Nos relacionamentos, as pessoas que conseguem expressar seus sentimentos e necessidades a seus parceiros têm 40% mais chances de se sentirem felizes.Com algumas destas lições temos um excelente convite para buscar aplicar e perceber os resultados.Em outra oportunidade traremos mais alguns “segredos”.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s