Aprenda como fazer análise do locatário para seu imóvel.


A fase de como fazer análise do locatário é uma etapa que precisa de extremo cuidado, pois é neste ponto que vai determinar se a sua locação vai ser bem-sucedida.

De uma coisa pode ter certeza, o que vou falar abaixo é fruto de minha experiência prática, depois de erros e acertos em administração de imóveis, e também o know-now que adquirir durante anos analisando documentação de cliente para liberação de financiamento imobiliário.

É natural que você proprietário de imóveis ao ter contato com o pretendente solicite algumas documentações básicas, como RG e CPF, mas isso é totalmente insuficiente para garantir uma locação segura.

Veja abaixo as solicitações que adoto quando um interessado quer efetivar a locação.

Aprenda como fazer análise do locatário para seu imóvel:

como-fazer-analise-do-locatario-1

 

Documentos de Identificação: solicite o RG e mais outro documento de identificação, só este cuidado você poderá perceber se tem algum documento com indicio de fraude;

Verifique o histórico de crédito: consulte nas empresas de verificação de crédito, como o SPC e SERASA, se o locatário está com o “nome sujo”, ou se já teve algum histórico de “mal pagador”;

Emita antecedentes criminais: quase não vejo, mas é de fundamental importância você saber a quem poderá está entregando as chaves do seu imóvel;

Análise de renda: a apuração de renda é um fator chave, pois o interessando depende dele para honrar com todos os compromissos da locação, por isso tenha o cuidado de solicitar comprovação de renda;

Atenção aos candidatos que tenha renda informal, uma alternativa é solicitar extratos bancários dos últimos 6 meses e até mesmo a Declaração de Imposto de Renda.

Certidões Negativa de Processos Judiciais: Essas certidões possibilitam obter conhecimento se o locatário está com algum processo em curso, ou já julgada, o que permite observar se são ou não relevantes para aprovação da análise;

Regularidade do CPF: é um passo bem simples, mas também útil, basta acessar o site da Receita Federal e emitir uma Certidão de Regularidade do CPF.

Adotando as medidas acima você diminui drasticamente o risco de ocorrência durante o prazo contratual da sua locação.

 

Como fazer análise do locatário, e a experiência

Por experiência posso traçar um perfil de pretendentes que na maioria das vezes já apontam que irão trazer problemas: pessoas muito simpáticas que querem te agradar e conquistar sua confiança…

mas tem um passado comprometedor, e boa parte escolhe imóveis que estão sendo anunciados pelos próprios proprietários pois conhecem os rigorosos critérios da seleção de uma imobiliária.

certidão negativa de processos judiciais-05

 

Outro ponto que já vi acontecer muito é alugar para conhecidos de amigos, ou até mesmo parente, devido a esse grau de aproximação, muitas vezes você não toma a precaução e imparcialidade devida e lá na frente acaba colhendo maus frutos…

 

 

Permitir entrada de locatários sem tomar esses cuidados afetará diretamente a segurança da locação do seu imóvel, aumentará as chances de enfrentar problemas onerosos com muita perda de tempo, além é claro, do desgaste emocional.

Afirmo a você, o simples fato de adotar essas orientações acima na avaliação do inquilino elimina 90% dos candidatos que não poderiam te proporcionar uma locação segura.

Não leve em consideração caso você já alugou algumas vezes sem manter esses cuidados e até o momento vem sendo bem-sucedido, essa com certeza não é a melhor estratégia para administrar o seu bem, e lá na frente você saberá exatamente o que estou querendo dizer.


>>> Saiba a melhor forma de anunciar os seus imóveis e conseguir melhores resultados.
Clique Aqui e conheça o que diferencia o seu imóvel dos outros. <<<


Coloco abaixo algumas manchetes de notícias que foram publicadas e enfatizo novamente sobre a importância desse tema explorado neste post:

Como fazer análise do locatário

Como fazer análise do locatário-1

Acredito que já deu para aprender e entender a grande necessidade de ater a esses procedimentos antes do locatário ter acesso ao seu imóvel.

Como fazer análise do locatário e o Direito Preventivo

Sempre informo aos meus clientes sobre o Direito Preventivo e da produção antecipada de provas, pois, posteriormente a toda essa análise feita, nós venhamos a ter inadimplemento, ou até mesmo descumprimento de alguma clausula contratual, estaremos totalmente respaldados e tudo será mais assertivo e ágil em uma demanda judicial, ou extrajudiciais.

Pense nisso na próxima vez que decidir alugar seu imóvel, e de como fazer análise do locatário, mas fico a disposição o nosso serviço “Locação Mais Segura” no intuito de garantir o melhor beneficio em sua locação.

Não deixe de continuar acompanhando nosso Blog onde colocamos os principais assuntos relativos a administração de imóveis.

Post atualizado: 12/12/201

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s