Empresários alemães visitam estandes de startups do Brasil em feira de inovação em Berlim


Representantes de grandes companhias globais, como Bayer, Deutsche Bank, Deutsche Telekom, Volkswagen e Airbus conheceram as soluções de 15 startups brasileiras durante a Cube Tech Fair, em Berlim (Alemanha). A feira de tecnologia e empreendedorismo faz parte da agenda da missão de internacionalização do programa StartOut Brasil. O grupo brasileiro é formado por empresas de diferentes setores como inteligência artificial, otimização industrial (indústria 4.0), biotecnologia, logística e criptomoeda.

Os empreendedores da startup BirminD, de otimização industrial, conversaram com representantes da Bayer, do setor farmacêutico, e da Cargill, de processamento de alimentos. Nessa semana, os empreendedores visitam uma unidade de inovação da Volkswagen, em Dresden, e do T-Mobile, da empresa de telecomunicação Deutsche Telekom.

“Nosso encontro com a Bayer foi muito interessante. Eles nos convidaram para participar de uma planta conceito deles na Itália. E com a Cargill vamos fazer uma prova de conceito no Brasil que deve resultar num investimento”, contou Christian Pensa, chefe de estratégia da startup.

A startup Pipefy foi uma das doze selecionadas pelos organizadores da Cube Tech Fair para apresentar seu negócio ao público da feira e a um júri composto por três líderes europeus do setor de inovação (Mike Butcher, do site TechCrunch, Raph Crouan, da aceleradora Startupbootcamp e Dominik Krabbe, da organização educacional EIT Digital). A apresentação da brasileira impressionou o grupo. A startup desenvolveu uma ferramenta para gestão de processos que dá ao usuário final a capacidade de customizar a solução da maneira que melhor lhe atenda, por meio de uma interface amigável e sem necessidade de programação.

Já a startup Mercado Bitcoin participou durante o evento de um bate papo sobre blockchain com Felix Mago, responsável pela por Blockchain e inovação no Blocktech Institute e na QuadriO Consulting. O Mercado Bitcoin é a maior plataforma de venda de criptomoedas do Brasil e da América Latina em número de usuários – tem mais de um milhão de clientes.

Marcos Valadares, CEO da startup PluriCell Biotecnologia, ressaltou a importância da feira para interação com players de calibre internacional e possíveis investidores. “Entre outras conversas relevantes, destaco a interação com a Bayer, que já tem investido capital relevante no tipo de tecnologia que nós oferecemos, relacionada ao desenvolvimento de terapias celulares para problemas cardíacos”.

A startup VM9 também comemora a participação no programa Startout Brasil. A empresa oferece soluções para cidades inteligentes, para monitoramento e gerenciamento de vários sistemas, como medição de energia, qualidade de água, transporte público, entre outros. A partir da sua participação na Missão a Berlim, agendou reuniões com a principal empresa de transporte público da Alemanha, a Deustsche Ban. “O programa Startout agregou muito para nossa empresa, ao nos trazer uma nova visão do mercado europeu e nos ajudar na preparação”, comenta Ronald Souza, CEO da empresa.

Além disso, Filipe Cassapo, da ANPEI (Asssociação Nacional de Apoio à Pesquisa e Inovação), apresentou ao público da feira o sistema brasileiro de inovação e o programa StartOut.

Inovação

O secretário de Inovação da cidade de Berlim, Christian Rickerts, esteve na Cube Tech Fair e visitou os estandes das empresas brasileiras. “O secretário queria saber quais as principais dificuldades as startups brasileiras enfrentam para chegar no mercado alemão. Acesso a mercado e a informações qualificadas e o processo de softlanding, que é a efetiva implantação das empresas aqui, são questões em que eles podem nos ajudar. Ele se colocou à nossa disposição”, explicou Juarez Leal, coordenador de internacionalização da Apex-Brasil.

Segundo Leal, o governo alemão estuda a possibilidade de criar um visto especial para empreendedores.

A ideia é facilitar a entrada de startups internacionais no país.

O CEO da Bayer, Daniel Hartet, também se encontrou com o coordenador de internacionalização da Apex-Brasil. “É ótimo ter vocês aqui. Nós, da Bayer e de outras grandes corporações, sabemos que o Brasil tem desenvolvido tecnologias inovadoras, mas, recebê-los aqui em Berlim nos ajudará a fazer conexões e parcerias de sucesso”, disse Hartet.

Para o embaixador do Brasil na Alemanha, Mário Vilalva, a Missão está sendo realizada no lugar certo, já que há um grande interesse e um forte relacionamento entre os dois países. “Vejo que o Brasil está na vanguarda na busca e encontro de soluções para os problemas da economia mundial. Acho que o mercado alemão receberá muito bem as startups brasileiras”, afirmou. “Minha recomendação para as empresas é que seria importante operar em duas frentes: ter alguma presença aqui, para que elas comecem a se aproximar e a se expor mais no mercado alemão, mas também trabalhar no Brasil junto a empresas alemãs que estão lá, o que as credenciará para trabalhar com outras companhias”.

Apoio do MDIC às startups

Além do StartOut Brasil, o MDIC coordena, em parceria com o Sebrae, o InovAtiva Brasil,programa gratuito de aceleração de startups. Podem participar empresas em estágio de validação, operação e tração. São mais de 700 mentores voluntários, como representantes de grandes empresas como Google, Microsoft, Samsung, Siemens e Embraer. Mais de 640 startups já foram aceleradas pelo InovAtiva.

No ano passado, o programa foi escolhido pela OCDE como um benchmark internacional de inovação no setor público. Em 2016, o InovAtiva foi eleito a Melhor Aceleradora do país em premiação da ABStartups.

O programa é executado pela Fundação CERTI.

São parceiros do InovAtiva: Senai, ABDI, Abes Software, ABVCap, Anjos do Brasil, Anpei, Anprotec, Apex-Brasil, BNDES, Brasscom, CNI, Endeavor Brasil, Facebook, HBS Angel , McKinsey & Company.

Fonte: MDIC

Startupi
Mais tradicional portal de mídia brasileiro sobre o mercado de Startups, Inovação, Investimentos, Empreendedorismo e Tecnologia. Desde 2008 vem colaborando para a construção do ecossistema brasileiro de Startups, informando e educando todo o mercado. Quer falar com a gente? Clique aquie envie uma mensagem para redação, parceria ou comercial. Mantenha-se atualizado sobre as novidades do Startupi pelas redes sociais: FacebookTwitter e Linkedin.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: