Petrobrás suspende venda de refinarias e terminais após decisão do Supremo


Petrobrás suspende venda de refinarias e terminais após decisão do Supremo


A melhor notícia desta terça-feira, dia 3: a Petrobras anunciou a suspensão da venda de 60% de sua participação em ativos de refino e logística no Nordeste e Sul do país, além de desinvestimentos na Araucária Nitrogenados e na Transportadora Associada de Gás (TAG). A intenção de privatizar refinarias e terminais havia sido anunciada oficialmente pela Petrobras em abril e fortemente denunciada pela FNP (Federação Nacional do Petróleo) e seus Sindicatos filiados, já que se tratava de mais um grande golpe, seguindo a meta de desmonte da empresa.

A decisão de suspender a venda foi tomada tendo em vista a decisão cautelar do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), da semana passada, que determina que a venda de ações de empresas públicas passe, a partir de agora, a depender de autorização legislativa.

O Sindipetro-SJC já havia antecipado as chances de suspensão do processo de desmonte do Sistema Petrobras, na semana passada, logo após a divulgação da decisão do ministro Lewandowski, como pode ser conferido neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?time_continue=123&v=icfNn5CKfjo.

A decisão do ministro Lewandovski veio na melhor hora e apenas reforça o que os Sindicatos já vinham denunciando: que a Petrobras, que é um patrimônio da população brasileira, vinha sendo vendida a preço de banana e sem licitação, em processos totalmente irregulares.

“Esta foi uma importante vitória, mas a luta ainda não acabou. No comunicado, a direção da Petrobrás diz que ‘está avaliando medidas cabíveis em prol dos seus interesses e de seus investidores’ e reforça a importância do Programa de Parcerias e Desinvestimentos. Por isso, precisamos nos manter atentos e mobilizados”, disse o presidente do Sindipetro-SJC, Rafael Prado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s