A rede Conectando Saberes


O que é

A Conectando Saberes é uma rede nacional de professoras e professores. Apoiada pela Fundação Lemann, o grupo já conta com mais de 200 educadores comprometidos com uma educação pública de qualidade em todo o país.

A rede existe para levar o trabalho dos educadores cada vez mais longe. Para isso, incentiva a troca de boas práticas e valoriza o compromisso com a aprendizagem universal. Tudo isso com um sonho e propósito maior: tornar realidade uma educação pública transformadora, de excelência, para todos e todas, diariamente.

Apresentação – Rede Conectando Saberes

“A rede Conectando Saberes é uma maneira inteligente de interligar pessoas, profissionais engajados com o sonho comum de mudar o Brasil através da educação pública de qualidade.”

Professora Virginia Rezende, Belo Horizonte – MG

Princípios da Rede

A rede Conectando Saberes debate iniciativas e temáticas com os seguintes princípios:

  1. A construção de uma educação pública de excelência envolve a participação de todos os sujeitos sociais na perspectiva de uma sociedade educadora.
  2. A educação deve ter o compromisso de construir uma formação para o exercício da cidadania plena e a transformação social.
  3. Vemos o/a professor(a) como intelectual transformador(a) em condições de construir um novo paradigma educacional.
  4. Uma educação orientada pela equidade e pelo respeito à diversidade.
  5. O nosso trabalho faz a diferença na educação brasileira.
  6. Foco na solução e não no problema.
  7. Altas expectativas para todos(as) e cada um(a) dos(as) nossos(as) alunos(as).
Sonho da rede Conectando Saberes
Princípio e Missão da rede

Os professores que criaram a Conectando Saberes em 2015 escreveram um texto sobre o sonho da rede e onde ela desejava chegar:

De 30 para milhares: Imagine se os educadores que compartilham dessas crenças e desse sonho se conhecessem e trabalhassem juntos por algo ainda maior? Uma rede de verdade, sem viés político ou ideológico, composta por educadores que acreditam que são capazes de mudar a Educação para melhor e agem todos os dias para garantir o aprendizado dos seus alunos.

Esse é o sonho!

Como Funciona

De professor para professor

Professoras e professores que estão em sala de aula ou como coordenadores(as) pedagógicos, diretores(as) de escola e técnicos(as) de secretaria debatem todos os dias sobre os desafios da educação pública brasileira. Juntos, constroem iniciativas que possam garantir mais qualidade e equidade na aprendizagem dos alunos e levam o conhecimento adquirido na escola para qualificar a opinião pública sobre a educação.

Trabalhando pela mudança todos os dias

Em todas regiões em que a Rede Conectando Saberes está presente, os participantes compartilham a importância das altas expectativas na educação e exemplos de boas práticas do Brasil inteiro. Valorizar a profissão docente e reduzir o sentimento de solidão são ações desta rede que dialoga, realiza projetos e compartilha angústias, aprendizados, felicidades e desafios para fortalecer a qualidade da educação pública.

Juntos, virtualmente e presencialmente

Seja em um momento de encontro regional presencial ou em encontros por meios digitais, professores de todo o país estão construindo espaços coletivos de trocas, fortalecimento e reconhecimento da importância da profissão de professor.

Da sala de aula para o mundo

A rede conecta professores e gestores públicos, oferecendo diálogos para transformações sistêmicas pensadas e articuladas por todas as partes. Incentiva reconhecimento para quem está fazendo a diferença na sala de aula e também inspira para além da rede, mostrando a importância do papel do professor e que é possível, passo a passo, transformar a educação.

#DeTrintaparaMilhares

A rede Conectando Saberes começa em 2015, com professores que se destacaram em suas regiões ao transformar suas salas de aula. Juntos e com o apoio da Fundação Lemann, pensaram o que poderia ser feito para ajudar mais professores do Brasil a não se sentirem sozinhos e a conhecerem práticas que pudessem fazer sentido em suas cidades e estados.

Foi assim, pensando em conectar educadores de várias realidades do país que surge a Conectando Saberes: de professor para professor, com muita vontade de garantir uma educação pública de qualidade para todos os alunos.

Linha do Tempo da Conectando Saberes
Linha do Tempo da Conectando Saberes

Desde 2017,  a rede havia crescido e no Encontro Nacional da rede, 100 professores se reuniram para refletir sobre a Conectando Saberes e seu futuro. Percebeu-se que o desejo de se tornar uma rede representativa ficou mais forte: queremos que a rede seja de 100 para milhares.

Rede Conectando Saberes: 3º Encontro Nacional

Se você conhece um professor ou uma professora que está em sintonia com os valores da rede, quer participar ou saber mais, envie um e-mail para professores@fundacaolemann.org.br que encaminharemos para os participantes da rede.

E para acompanhar as atividades e eventos da Conectando Saberes é só ficar de olho aqui no site da Fundação Lemann.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s