5 dicas de gestão financeira para seu sindicato


TEMPO DE LEITURA: 5 MINUTOS

Organize a administração do seu sindicato através destas dicas de gestão financeira!

A saúde financeira da sua entidade é fundamental para dar continuidade às suas atividades e deve ser organizada com atenção. Neste artigo, confira dicas de gestão financeira para auxiliar na gestão do seu sindicato!

Benefícios da organização da Gestão Financeira 

Realizar a gestão financeira da sua entidade pode ser simples. O grande segredo para se ter uma administração financeira eficiente é, claro, a organização. E a consequência dessa organização é a transparência. Tenha em mente de que a transparência oferecida pelo seu sindicato facilita a chegada de novos filiados!

Consequentemente, melhorar o setor financeiro do seu sindicato garante benefícios como:

Confira abaixo as dicas que preparamos para que você melhore a gestão financeira da sua entidade!

1# Cuide da sua arrecadação com atenção

Como estão as arrecadações da sua entidade? É importante responder a esta pergunta com precisão através da comprovação de números e da clareza com os dados de arrecadação do seu sindicato.

Tenha clareza sobre o valor que você espera receber pela contribuição dos seus filiados. Da mesma forma, tenha total controle sobre quais são os pagamentos que você esperava receber, mas não recebeu.

Com isso, você sabe quem são as pessoas que estão com pagamentos inadimplentes. Crie estratégias para a forma como você entrará em contato e realizará a cobrança desses pagamentos.

Acima de tudo, mantenha registros claros e acessíveis sobre quais foram os valores recebidos pela sua entidade. Assim, você facilita a visualização sobre os gastos além do limite ou a sobre a possibilidade da realização de investimentos.

Como estão seus processos de arrecadação e controle de despesas?

2# Tenha clareza sobre as despesas do sindicato

Para melhorar o setor financeiro do seu sindicato e mantê-lo saudável, é fundamental gerir as informações referentes às despesas. Essa é uma das dicas de gestão financeira mais essenciais!

Nesse caso, deve ser feito um mapeamento de todos os pagamentos a serem realizados. Esse deve ser dividido de acordo com seus devidos segmentos: despesas administrativas, despesas de sede, despesas com a gestão dos filiados, entre outras que se apliquem à sua entidade.

Esses detalhes devem ser divididos levando em consideração informações como a data do pagamento, valores, e informações sobre os prestadores de serviços.

O mapeamento dos dados normalmente é guardado em planilhas financeiras. Elas são úteis, desde que organizadas. Porém, a melhor alternativa para a gestão financeira do sindicato é a adesão de sistemas para auxiliar no controle das contas.

Também é fundamental contar com os registros de pagamentos guardados e organizados, fisicamente e virtualmente, de acordo com os devidos períodos.

3# Mantenha os processos operacionais organizados

Mais do que realizar a organização financeira da sua entidade, também é fundamental tornar essa organização fácil e acessível para a sua equipe. Por isso, é importante administrar processos básicos para a gestão das finanças, que envolvem tarefas frequentemente executadas para manter o fluxo da operação da entidade em dia.

Para isso, é importante ter em mente quais são os principais eventos administrativos que acontecem ao longo do mês e quais tarefas eles requerem. Eventos, como por exemplo, o pagamento de contas ou o recebimento dos seus filiados.

É fundamental alocar datas para a realização das tarefas junto dos devidos responsáveis pela sua realização. Depois, esses processos devem ser guardados na forma de informativos, que facilitam a compreensão dos seus colaboradores sobre o que deve ser feito, oferecendo mais produtividade para o fluxo de trabalho da sua gestão financeira!

4# Organize valores destinados para investir no crescimento do sindicato 

A gestão financeira do seu sindicato não deve oferecer clareza sobre o que está acontecendo apenas atualmente, mas também nos próximos meses. Da mesma forma, tem de fornecer perspectivas sobre melhorias e mudanças que podem e devem ser feitas na gestão do seu sindicato.

Muitas dessas mudanças envolvem novos investimentos financeiros. Organize-se para, pouco a pouco, separar parte do dinheiro arrecadado com destino a novos projetos realizados, que podem atrair ainda mais filiados, ou talvez melhorar o fluxo do trabalho e a organização do sindicato.

5# Utilize um Sistema de Gestão para a Organização Financeira 

A gestão financeira do seu sindicato torna-se mais profissional e organizada quando a sua equipe passa a utilizar sistemas e softwares que cuidam da gestão financeira.

Esses softwares permitem com que as informações que você necessita estejam num mesmo lugar, com os seus devidos segmentos e orientações para a realização de tarefas. São sistemas que tornam o trabalho mais rápido, controlado e simples. Naturalmente, a gestão financeira do seu sindicato torna-se mais clara e transparente através dessas estratégias!

Conclusão 

Coloque em prática essas dicas de gestão financeira e naturalmente verá os elogios recebidos pela organização e pela transparência na administração do seu sindicato!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s