Trotskismo


Compartilhar

trotskismo é uma ideologia de esquerda baseada nas ideias de Leon Trotski (1879-1940).

Características

O trotskismo surgiu a partir das reflexões feitas por Leon Trotski sobre o marxismo e a Revolução Russa.

Estas ideias estão expressas em vários livros de Trotski, mas principalmente “A teoria da revolução permanente” (1929).

Para ele, a revolução comunista não poderia ficar restrita à União Soviética. Ela deveria se espalhar pelos outros países, especialmente aqueles que tinham dependência do capital estrangeiro.

Por isso, a classe operária deveria assumir a vanguarda das mudanças, constituindo partidos políticos e sindicatos onde pudessem se organizar e exigir mais direitos.

Se fosse necessário, a violência deveria ser usada para tomar o poder. Caberia à URSS apoiar com dinheiro e logística aos novos revolucionários.

Leon Trostki
Trotski discursa na Dinamarca, em 1932

Leon Trotski afirmava que era preciso expandir as ideias internacionalistas contra o nacionalismo que o mundo passava na década de 30. Este pensamento é resumido em sua célebre frase “o socialismo será mundial ou não será”.

As ideias de Trotski eram contrárias às ideias de Stalin que desejava fazer a revolução somente no imenso território soviético.

Por isso, após a morte de Lenin, Stalin afastou-se rapidamente de Trotski e seus colaboradores mandando-os ao exílio ou eliminando-os fisicamente. Stalin temia a popularidade de Trotski por ele ter sido o comandante do Exército Vermelho.

Mesmo assim, Trotski continua a escrever e se torna um crítico do estado soviético construído por Stalin.

No livro “Revolução Traída” (1937) ele denuncia que a burocratização do estado soviético engessaria a revolução e a construção do socialismo.

Como Trotski não era bem-visto nos países capitalistas, o único que aceitou abrigá-lo foi o México, onde seria assassinado a mando de Stalin.

Leninismo x Trotskismo

Os dois dirigentes da Revolução Russa tinham visões diferentes sobre uma série de assuntos. Abaixo destacamos três delas:

Alianças Políticas

Trotski não aceitava a aliança com o movimento camponês por considerá-lo de natureza reacionária.

Por sua vez, Lenin sustentava que esta aliança era importante, pois se o camponês não era um inimigo do proletariado, era seu principal aliado e esta união ajudaria a revolução triunfar.

Estrutura Partidária

Trotski não concordava com a estrutura monolítica do Partido. Para ele, qualquer pessoa que desejasse poderia tomar parte desta estrutura, sem necessidade de se aprofundar nas ideias de esquerda.

Etapas Revolucionárias

Trotski também discordava da teoria de etapas dentro de uma revolução. Lenin afirmava que era preciso passar uma fase democrático-burguesa para depois ir ao socialismo. Trotski prescindia dessa fase para tomar o poder.

Partidos no Brasil

No Brasil, vários partidos de esquerda se inspiraram nas ideias de Trotski para elaborar seu programa eleitoral. Alguns exemplos:

  • Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU)
  • Partido da Causa Operária (PCO)
  • Partido Socialismo e Liberdade (PSOL)

Trotskismo Hoje

O trotskismo muitas vezes é visto como uma interpretação divergente do leninismo.

Esta interpretação se deve ao fato que o trotskismo dividiu e procurou enfraquecer a força monolítica do bloco revolucionário ao criar o Partido dos Trabalhadores Socialistas. Este seria uma alternativa ao Comintern.

Esta tese é sustentada, sobretudo, pela esquerda mais ortodoxa.

Por outro lado, certos estudiosos pensam o trotskismo como um passo em frente nas teorias leninistas. Assim, as ideias de Trotski se dirigiam mais a criticar a Stalin que ao próprio Lenin.

O fato é que, com o centenário da Revolução Russa, a própria figura de Trotski passa por uma reabilitação. Foram lançados vários livros sobre sua vida como “O homem que amava os cachorros“, de Leonardo Padura Fuentes ou “O jovem Liova“, de Marcos Aguinis.

Ainda hoje, vários partidos de esquerda no mundo todo continuam se inspirando nas ideias de Leon Trotski.

Leia mais:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s