Simples Felicidade


Ser feliz é saber apreciar os detalhes que dão sentido à vida

Pixabay

É natural que nos perguntemos o que é felicidade. Há centenas de livros com manuais de ‘como ser feliz’, mas seus autores esquecem que a vida é imprevisível e zomba daqueles que produzem modelos pré-fabricados. Se os livros de autoajuda fossem a solução, toda população mundial seria extremamente feliz. Mas isso não acontece, pois felicidade não é uma ciência exata. Assim como viver, ser feliz é momentâneo e imprevisível.

Muitas pessoas acreditam que, para serem felizes de verdade, precisariam de um carro novo, ou de uma casa maior, ou de um emprego com ótimo salário. Algumas também acreditam que ter uma vida boa é matricular os filhos numa escola particular, é viajar para o exterior todo o ano e ter dinheiro no banco. O que estas pessoas esquecem é que a felicidade não está nas coisas que temos, mas, sim, nas quais vivemos.

De que adianta trabalhar até altas horas da madrugada para bancar a escola dos filhos se você não terá tempo para eles? A presença dos pais é a melhor educação que eles podem receber.

De que adianta, também, trabalhar mais para comprar uma casa maior se você não terá tempo para desfrutá-la? Às vezes, as casas humildes hospedam mais amor do que muitas mansões.

Não digo que não vale a pena correr atrás dos sonhos e batalhar por aquilo que desejamos. Temos que ter objetivos, sim.

O problema é achar que um bem material ou uma promoção no emprego vai trazer mais felicidade. Isso não é uma regra, pois há muita gente ‘bem-sucedida’, mas infeliz. A felicidade é sutil, e se encontra nos detalhes.

É possível encontrar a felicidade quando ouvimos nossa música favorita no rádio. É possível encontrar a felicidade num belo parágrafo de um livro. É possível, também, encontrar a felicidade no sorriso inocente de uma criança. A alegria de viver está nestes pequenos momentos, como quando ouvimos um sincero “eu te amo”, quando recebemos uma boa notícia depois de um dia longo no trabalho, ou quando passamos tempo junto de quem nos ama.

A felicidade espera por nós. Basta que tenhamos a sensibilidade de enxergá-la nas coisas mais simples da vida — que são sempre as mais importantes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s