Portadores de Síndrome de Asperger que se tornaram famosos


Hoje assinala-se o dia Internacional da Síndrome de Asperger e o Banco Finantia, como parceiro da APSA (Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger), não o poderia deixar passar em branco! Numa homenagem a todos os que trabalham diariamente para promover a integração social e a autonomia dos portadores desta condição, lembramos alguns dos maiores génios da humanidade que viveram ou vivem com esta síndrome e que revolucionaram o nosso mundo. Eles são a prova de que nada é impossível!

Bill Gates

Inventor do Windows e fundador da gigante tecnológica Microsoft, Bill Gates é uma das caras mais conhecidas da atualidade. O que muitos não sabem é que um dos homens mais ricos do mundo é portador da Síndrome de Asperger. O seu comportamento demonstra-o. Nas reuniões balança-se mecanicamente nas cadeiras, evita o contacto visual e é referido que tem pouca habilidade social. Mesmo com estas dificuldades Bill Gates não deixa de ser um dos maiores filantropos da atualidade.

Albert Einstein

A Teoria da Relatividade e o Princípio da Gravitação Universal, formulados no século XX, revolucionaram a física e transformaram o nosso mundo abrindo portas a uma série de descobertas e novos conhecimentos sobre o universo. Ainda que a Síndrome de Asperger nunca lhe tenha sido diagnosticada em vida, cientistas das Universidades de Cambridge e Oxford afirmam que o fato de só ter começado a falar aos 3 anos de idade, o isolamento, a obsessividade com os problemas de física – a tal ponto que se esquecia do mundo à sua volta – e as dificuldade de interação e impaciência com a lentidão intelectual dos outros, são aspetos que o identificam com a Síndrome de Asperger.

Vincent Van Gogh

O famoso pintor pós-impressionista que numa década produziu mais de 2.100 obras de arte, mas que em vida apenas vendeu um quadro, era uma criança solitária que sentia dificuldade em se relacionar. Estes traços da personalidade mantiveram-se na vida adulta, onde os acessos de raiva eram recorrentes, levando muitos a pensar que vivia num mundo próprio. Por tudo isto se diz que era portador da Síndrome de Asperger, o que não o impediu de se tornar num dos pintores incontornáveis do século XX.

Isacc Newton

Diz-se do homem que formulou a Lei da Gravidade que falava pouco e que a sua obsessão com o trabalho o fazia esquecer de comer. Ficou conhecido por ser uma pessoa distante e que sofria com frequência de acessos de mau humor. Certezas não existem, mas muitos afirmam que foi também portador da Síndrome de Asperger.

E outros…

Outros portadores de Síndrome de Aspeger contribuíram também com o seu génio para revolucionar o nosso mundo: Steven Spielberg, Tim Burton ou Charles Darwin são alguns exemplos. Todos eles provam que a Asperger não tem que condicionar a vida dos seus portadores e familiares e que com o acompanhamento adequado esta pode ser apenas uma forma diferente de ver o mundo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: