Empreendedorismo e ferramentas digitais são os conhecimentos mais procurados por jornalistas


Reprodução/Internet

Há uma década, quem imaginaria que os jornalistas se interessariam por empreendedorismo. Trabalhar em uma grande redação e acumular prêmios reinava no mundo dos desejos profissionais deles. Mas isso forçadamente mudou.

Com a crise no setor das mídias tradicionais, o assunto passou a ser bastante procurado como opção de renda. Apesar disso, os jornalistas ainda não têm ideias claras de negócios na área e também desconhecem como dar os primeiros passos.

Para chegar nesse palpite, o Jornalista 3.0 fez uma pesquisa informal online chamada “Como posso te ajudar?” com 204 participantes jornalistas entre 7 e 14 de novembro de 2017. O objetivo foi entender as novas necessidades do público e a melhor maneira de atendê-los.

E é sobre isso que vamos falar neste artigo.

Reprodução/Internet

Empreendedorismo em pauta

A recessão na economia trouxe o resultado de 14 milhões de pessoas desempregadas no Brasil, conforme dados do IBGE. E claro que profissionais de mídia estavam nesse montante. Você deve conhecer algum jornalista que foi demitido nesse período, certo?

O Volt Data fez um trabalho minucioso de coleta de dados sobre as demissões desses profissionais desde 2012. E o resultado foi “A Conta dos Passaralhos”, que relata 1.893 demissões de jornalistas em redação. Isso sem contar as contratações de pessoa jurídica e as informais. A maioria trabalhava em jornais ou revistas.

Sem surpresa, a consequência é uma busca intensa pelo empreendedorismo. Nos últimos 3 anos, 11 milhões de empresas foram criadas no país por pessoas que precisavam de trabalho, segundo pesquisa do Sebrae.

Esse novo cenário está refletido na resposta de 90% dos jornalistas entrevistados pelo Jornalista 3.0. Todos eles já pensaram em empreender na área de comunicação. PAM!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s