Como posso esquecer um amor?


Nós fomos criados para viver em comunhão e para ter companhia. Quando Deus criou Adão, Ele disse que “não era bom” que ele estivesse só. Deus quer que os relacionamentos amorosos sejam uma bênção na nossa vida e implica intimidade, confiança e uma vida partilhada.

Mas nem sempre os relacionamentos funcionam e por isso as pessoas se separam. Na maioria dos casos, isso origina dor e sofrimento. Deus não quer que as pessoas tenham uma vida de sofrimento e dor, por isso, Ele dá dicas na Sua Palavra sobre como podemos seguir em frente depois de uma separação e esquecer um amor.

1. Não tente pular o tempo de tristeza

Para tudo há um tempo determinado
A Bíblia nos ensina que para tudo há uma ocasião certa

Terminar um relacionamento não é fácil, e quando isso acontece, muitas pessoas tentam avançar o mais rapidamente possível, na esperança de esquecer e evitar o sofrimento. Para sermos completamente curados, temos que passar por um tempo de luto, e temos que deixar Deus trabalhar em nós.

Quando ignoramos a tristeza e o sofrimento, a ferida não cicatriza, mas fica escondida. Por mais dolorosa que seja uma separação ou por mais difícil seja esquecer um amor, lembre que o sofrimento pode sempre trazer um aprendizado.

Não devemos pular a etapa do luto e sofrimento, mas como em todas as coisas na vida, é necessário haver um equilíbrio. Dependendo do relacionamento, o tempo de luto ou de tristeza também vai variar. Não é bom passar 1 ano se lamentando por causa de um relacionamento de 1 mês.

Dizem que o tempo cura tudo, mas para esquecer um amor, não basta esperar que o tempo passe. O fim de um relacionamento muitas vezes causa feridas que só Jesus consegue sarar. Por isso, deixe o tempo passar, mas acima de tudo, peça a Jesus para curar as suas feridas.

2. Aprenda a perdoar

O perdão é essencial na vida de qualquer pessoa
Muitas vezes certas situações continuam nos prejudicando porque não conseguimos perdoar

Na vida, podemos ter que esquecer um amor por vários motivos. Um relacionamento pode chegar ao fim porque uma das pessoas cometeu um erro, mas também pode ser uma decisão mútua ou exclusiva de uma das pessoas, mesmo não tendo havido falha grave de uma das partes.

Atenção: É necessário diferenciar os tipos de relacionamento que as pessoas querem esquecer. O fim de um namoro não é a mesma coisa que o fim de um casamento. O casamento é um compromisso muito mais sério do que um namoro e por isso não pode ser terminado de forma tão simples como um namoro.

Se você quer esquecer um amor porque te magoaram e quebraram a tua confiança, perdoe. O perdão é um dos passos mais importantes para conseguir esquecer um relacionamento e seguir vivendo de maneira emocionalmente saudável.

Se por outro lado, foi você que quebrou a confiança de alguém, causando o fim do relacionamento, peça perdão a Deus, à outra pessoa e se perdoe também. Aprenda com o seu erro, e evite cometê-lo outra vez, para não magoar outras pessoas.

Aprenda na Bíblia como você pode perdoar.

3. Procure companhia e mantenha-se em atividade

Não se isole nos momentos de dor
Busque a ajuda de amigos e mantenha a sua mente ocupada

Muitas pessoas têm a tendência de se isolar em tempos de dor e luto. Se você quer superar o fim de um relacionamento ou superar um amor não correspondido, evite a solidão. Procure amigos que possam te acompanhar neste momento delicado. Tente não lembrar de situações do passado, não fique vendo fotos nem vídeos da outra pessoa, porque isso vai te deixar em baixo.

A Bíblia nos encoraja a ocupar a nossa mente com coisas produtivas (Colossenses 3:2), por isso uma boa dica é você se envolver num ministério da sua igreja, onde você poderá usar a sua energia para glorificar a Deus, ao mesmo tempo que mantém a sua mente ocupada.

Esta também pode ser uma boa hora para começar um novo passatempo, ou fazer um curso para melhorar as suas qualificações. Mantenha o foco no seu crescimento pessoal e profissional.

4. Não procure um novo amor para esquecer o antigo

O seu coração é precioso, não dê acesso a ele para qualquer pessoa!
A Bíblia nos ensina a não abrir o coração para qualquer pessoa, pois isso pode nos prejudicar

Um dos maiores erros que uma pessoa pode cometer é procurar alguém para preencher o vazio emocional deixado por outra pessoa quando termina um relacionamento. Esse erro é compreensível, porque este é um momento em que as pessoas estão sensíveis e emocionalmente mais frágeis, e sentem a necessidade de se sentirem valorizadas e amadas.

O vazio no nosso coração só pode ser completamente preenchido por Jesus. Se você sente a necessidade de estar em um relacionamento, ore e peça a Deus para revelar uma pessoa que possa ser uma bênção na sua vida. Mas lembre, se você saiu de um relacionamento ou está tentando esquecer um amor: guarde o seu coração!

Quando não terminamos o processo de cura depois de um desgosto amoroso e começamos um novo relacionamento, uma de duas coisas acontece: ou acabamos nos machucando outra vez (piorando ainda mais a nossa situação) ou machucamos a outra pessoa.

Lembre: se você quer um relacionamento segundo a vontade de Deus, procure alguém comprometido com Deus e o Seu Reino, pois quando duas pessoas têm os mesmos valores e crenças, vários conflitos são evitados entre o casal. Além disso, assim você evita o jugo desigual.

Veja o significado bíblico de jugo desigual.

5. Confie que Deus quer o melhor para você

Deus tem coisas boas para a tua vida!
Mesmo nos momentos difíceis, tenha fé que Deus tem o melhor para você​​​​​​

Sabemos que não é fácil passar por momentos de sofrimento. Nessas alturas, se não tivermos cuidado, podemos cair em uma espiral descendente e nos focar apenas nas coisas negativas que acontecem na nossa vida. É neste momento de dor que temos que usar a nossa fé para ter a certeza que Deus tem planos e projetos maravilhosos para nós (Jeremias 29:11).

Mas os planos de Deus para a nossa vida ocorrem no tempo de Deus e não no nosso. Além de acreditar que a vontade de Deus é boa perfeita e agradável (Romanos 12:2), temos que confiar que Deus sabe quando é o melhor tempo para que os Seus projetos se realizem nas nossas vidas.

Resumindo:

Você pode querer esquecer um amor por dois motivos: ou porque um relacionamento chegou ao fim ou porque você está enfrentando um amor não correspondido.

Seja qual for a situação, lembre: o maior amor que existe no mundo é o amor de Deus, revelado perfeitamente através de Jesus. O amor humano falha muitas vezes, mas o amor de Deus é infalível. É esse amor você nunca pode esquecer, porque certamente Deus nunca se esquece de você!

Você não precisa enfrentar nada em solidão. Ore e peça ajuda a Deus para te ajudar neste momento delicado, mas fale também com alguma pessoa de confiança e que tenha maturidade cristã para te acompanhar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s