5 conselhos da Bíblia que ensinam como mostrar gratidão


Quando nos sentimos gratos, queremos demonstrar nossa gratidão para a pessoa que merece. Mas nem sempre sabemos como fazer isso. Felizmente, a Bíblia nos ensina como mostrar gratidão da melhor maneira.

A gratidão é uma parte muito importante da vida cristã. Todos que entendem verdadeiramente o amor e o sacrifício de Jesus se sentem gratos a ele. A gratidão nos motiva a viver para Deus. Esses princípios bíblicos nos mostram como podemos ser gratos a Deus mas várias delas também se aplicam quando queremos mostrar nossa gratidão a outras pessoas.

1. Lembrar das bênçãos

Lembrar das bênçãos

Princípio bíblico: Salmos 103:2

O primeiro passo para mostrar gratidão é lembrar dos motivos dessa gratidão! Parece óbvio, mas muitas vezes não agradecemos porque nos esquecemos das bênçãos que Deus nos deu. Ou pior: não damos valor.

Quando pensamos nas bênçãos de Deus, isso enche nosso coração de gratidão, porque vemos quanto Deus tem feito por nós. Ele nos dá a vida, o sustento, a salvação e muitas outras bênçãos especiais! Dar valor àquilo que Deus fez por nós já é uma forma de agradecer.

Também podemos usar esse princípio para mostrar gratidão a outras pessoas. Qualquer mensagem de gratidão fica mais pessoal se agradecemos por alguma coisa específica. Aquela vez que seu amigo lhe deu carona? Agradeça-lhe por isso!

Veja também: o que a Bíblia diz sobre gratidão?

2. Agradecer nas orações

Agradecer nas orações

Princípio bíblico: Filipenses 4:6

Nas nossas orações, é bom ter um tempo para agradecer a Deus. Contar os problemas e fazer pedidos são partes da oração mas não podemos nos esquecer de agradecer. Mesmo nos momentos mais difíceis, temos motivos para ser gratos a Deus, nem que pareçam pequenos.

Orar agradecendo a Deus ajuda a criar o hábito da gratidão. Na oração, centramos nossa atenção em Deus e temos a oportunidade para agradecer pessoalmente por tudo que Ele nos fez. Na Bíblia, os primeiros discípulos agradeciam a Deus por muitas coisas nas suas orações: pela salvação, pela esperança, pelos seus irmãos…

Aprenda aqui como orar.

3. Louvar a Deus

Louvar a Deus

Princípio bíblico: Hebreus 13:15

O louvor é a atitude mais natural que vem da gratidão. Quando o coração fica cheio de gratidão a Deus, o louvor expressa esse sentimento. Louvar é uma forma de agradecer a Deus.

Deus gosta de ser louvado. No Antigo Testamento, os israelitas podiam trazer um sacrifício ao templo para agradecer a Deus. Hoje, já não trazemos animais para serem sacrificados mas podemos louvar a Deus. Quando O louvamos, oferecemos um sacrifício de gratidão a Deus, por meio de Jesus, que é mais agradável que qualquer oferta.

Somente Deus merece todo nosso louvor mas, quando estamos gratos a outra pessoa, podemos falar bem dela. Isso mostra quanto apreciamos o que fez por nós.

Descubra aqui: o que é louvor?

4. Ter respeito

Ter respeito

Princípio bíblico: Hebreus 12:28

O respeito é sinal de gratidão. Deus é maravilhoso e faz coisas incríveis por nós. Quando pensamos em todas as bênçãos que Deus nos deu e no Seu grande poder que nos salvou, descobrimos que Ele é digno de toda honra e respeito. Sem Deus, nada somos. Deus poderia nos ter destruído mas Ele escolhe salvar!

Ninguém procura desrespeitar a pessoa a quem é grato. Aqueles que amam a Deus mostram respeito por Ele, dando-lhe toda a glória e adoração que Ele merece. Além de ser uma atitude sensata, isso mostra que valorizamos tudo que Deus fez por nós.

Leia aqui: o que a Bíblia fala sobre mostrar respeito?

5. Obedecer a Deus

Obedecer a Deus

Princípio bíblico: Colossenses 3:17

Nossas ações falam mais alto que nossas palavras. Uma forma muito prática de agradecer a Deus é dedicar nossa vida a Ele, obedecendo aos Seus mandamentos. Assim, mostramos ao mundo como Deus é bom!

A obediência que vem de um coração grato alegra muito a Deus. Isso mostra que realmente entendemos Seu amor e que é importante para nós. Quando nossas ações glorificam a Deus, isso leva muitas outras pessoas a agradecer a Ele!

Todos esses princípios da Bíblia são simples mas mostram gratidão genuína. Não precisamos fazer promessas complicadas nem realizar feitos incríveis para agradecer a Deus. Basta tornar a gratidão uma parte da vida cotidiana, nas palavras e nas ações. Mostrar gratidão é algo que todos podemos fazer.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s