15 Benefícios Do Yoga Comprovados Pela Ciência


 – 

Compartilhe com seus amigos!
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someone

A prática oriental do Yoga tornou-se um símbolo moderno de paz, serenidade e bem-estar no Ocidente. Os benefícios do Yoga são realmente incríveis e é por isso que cada vez mais pessoas estão se tornando adeptas dessa atividade milenar.

De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Yoga, a prática está entre as principais práticas complementares de saúde e já possui mais de 600 mil praticantes no Brasil.

Dentre os maiores benefícios do Yoga, podemos destacar a capacidade de reduzir o estresse e aumentar o bem-estar, mas a prática também oferece benefícios abrangentes de saúde física tanto quanto outras formas de exercício.

Aproveite para ler também:

Uma das maiores vantagens é que o praticante começa a sentir os benefícios do Yoga logo depois da primeira aula! Depois de alguns meses e anos, os benefícios são ainda maiores. Vamos conferir a seguir.

15 benefícios do Yoga comprovados pela ciência que você jamais imaginaria!

Foto: kym.org

Benefícios do Yoga depois da primeira aula

1. Função cerebral melhorada

Apenas 20 minutos de Hatha Yoga, uma forma antiga da prática que enfatiza posturas físicas, pode melhorar a função cognitiva, aumentar o foco e a memória funcional. Em um estudo da Universidade de Illinois, os participantes apresentaram um desempenho significativamente melhor em testes de funcionamento do cérebro após uma aula de Yoga em comparação com o desempenho após 20 minutos de exercício aeróbio vigoroso.

2. Níveis de estresse mais baixos

De acordo com um estudo publicado pela Universidade da California, em Los Angeles, o poder do Yoga em diminuir o estresse vem da sua capacidade de reduzir a atividade das proteínas que são conhecidas por desempenhar um papel importante na inflamação do organismo.

3. Expressão genética alterada

Um pequeno estudo norueguês sugeriu que muitos dos benefícios do Yogapodem vir da sua capacidade de alterar a expressão genética em células imunes.

4. Maior flexibilidade

Um estudo da Universidade do Estado do Colorado descobriu que o Bikram Yogaou Hot Yoga, uma forma de Yoga em que 26 posturas são realizadas por 90 minutos em uma sala aquecida, está ligada ao aumento da flexibilidade do ombro, das costas e da musculatura posterior da coxa.

15 benefícios do Yoga comprovados pela ciência que você jamais imaginaria!

Foto: london.mokshayoga.ca

Benefícios do Yoga depois de alguns meses

5. Diminuição da pressão sanguínea

As pessoas com hipertensão leve a moderada podem se beneficiar de uma prática de Yoga. Um estudo de pesquisadores da Universidade da Pensilvânia descobriu que as pessoas hipertensas que praticavam Yoga apresentavam maior diminuição de pressão arterial em comparação com aquelas que participavam de um programa de caminhada / nutrição / perda de peso.

6. Capacidade pulmonar melhorada

Um pequeno estudo realizado em 2000 pela Ball State University descobriu que praticar Hatha Yoga por 15 semanas poderia aumentar significativamente a capacidade pulmonar vital, que é a quantidade máxima de ar expirado depois de respirar fundo. A capacidade pulmonar vital é um dos componentes da capacidade pulmonar e mais um dos benefícios do Yoga.

7. Função sexual melhorada

Um estudo de Harvard de 2009 publicado no The Journal of Sexual Medicine mostrou que o Yoga poderia estimular a excitação, o desejo, o orgasmo e a satisfação sexual geral para as mulheres.

Leia também:

8. Alívio da ansiedade

Um estudo da Universidade de Boston realizado em 2010 mostrou que 12 semanas de Yoga poderiam ajudar a reduzir a ansiedade e aumentar os níveis do ácido gama-aminobutírico (GABA) no cérebro. Níveis baixos de GABA estão associados à depressão e distúrbios de ansiedade.

9. Redução das dores crônicas no pescoço

Um estudo alemão publicado no The Journal of Pain mostrou que a prática de Iyengar Yoga, um tipo de Hatha Yoga que enfatiza o alinhamento adequado do corpo, é eficaz na redução da intensidade das dores crônicas no pescoço. Os resultados começam a ser observados a partir da quarta semana.

10. Redução das dores crônicas nas costas

Pesquisadores da West Virginia University descobriram em um estudo que a prática de Iyengar Yoga é mais eficaz para reduzir a dor e melhorar o humor do que o tratamento médico padrão entre aqueles que sofrem com problemas crônicos nas costas.

11. Níveis de açúcar no sangue estabilizados em pessoas com diabetes

Estabilizar os níveis de açúcar no sangue em pessoas diabéticas é mais um dos benefícios do Yoga comprovados pela ciência. Em um estudo realizado pelo Diabetes Care em 2011, descobriu-se que apenas três meses de Yoga associados aos cuidados básicos com o diabetes podem resultar em uma estabilização nos níveis de açúcar no sangue, bem como na diminuição do índice de massa corporal.

12. Equilíbrio melhorado

De acordo com um estudo feito em 2008 pela Universidade de Temple, praticar um programa de Iyengar Yoga para idosos ajuda a melhorar o equilíbrio e prevenir quedas em indivíduos com mais de 65 anos.

15 benefícios do Yoga comprovados pela ciência que você jamais imaginaria!

Foto: pexels.com

Benefícios do Yoga depois de alguns anos

13. Ossos mais fortes

Um estudo feito em 2009 pelo Dr. Loren Fishman mostrou que a prática de Yoga poderia melhorar a densidade óssea em adultos. No estudo, eles fizeram uma análise da densidade mineral óssea dos participantes que praticaram Yoga pelos dois anos seguintes. Depois desse período, fizeram uma nova análise e descobriram mais um dos benefícios do Yoga. Essas pessoas não perderam osso, pelo contrário, ganharam! Aquelas que não fizeram Yoga perderam um pouco de densidade óssea como era de se esperar.

14. Peso mais saudável

Pesquisadores do Fred Hutchinson Cancer Research Center em Seattle realizaram um estudo onde encontraram uma associação entre a prática regular de Yoga e a diminuição do peso – ou pelo menos um peso estável – entre mais de 15 mil adultos saudáveis e de meia-idade. Aqueles que tinham excesso de peso e praticaram Yoga perderam cerca de 2,5kg no mesmo período em que aqueles que não praticaram ganharam cerca de 6,3kg.

15. Menor risco de doenças cardíacas

Como parte de um estilo de vida saudável, o Yoga pode diminuir os fatores de risco cardiovascular como pressão arterial elevada, colesterol e açúcar no sangue como foi observado em um estudo feito pela Harvard Medical School e publicado no Harvard Health Publications.

5 (100%) 1 voto

Ana Luisa Fávero

As áreas da saúde, nutrição e terapias holísticas sempre foram sua paixão. Hoje, passa uma boa parte do seu tempo escrevendo artigos com o objetivo de ajudar as pessoas a viverem melhor. Admira muito a filosofia budista e ama as artes e a música.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s