ESTUDO 4: PRINCÍPIOS BÁSICOS DA DOUTRINA ESPÍRITA


 

O Espiritismo é a nova ciência que vem revelar aos homens por meio de provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual e suas relações com o mundo material. Ele nos mostra esse mundo, não mais como sobrenatural, mas, pelo contrário, como uma das forças vivas e incessantemente atuantes da natureza, como a fonte de uma infinidade de fenômenos até então incompreendidos e por essa razão rejeitados para o domínio do fantástico e do maravilhoso. É a essas relações que o Cristo se refere em muitas circunstâncias, e é por isso que muitas coisas que Ele disse ficaram ininteligíveis ou foram falsamente interpretadas. O Espiritismo é a chave que nos ajuda a tudo explicar com facilidade. O Espiritismo é a Terceira Revelação da Lei de Deus. Não está personificado em ninguém, porque ele é produto do ensinamento dado, não por um homem, mas pelos Espíritos que são as vozes do céu, em todas as partes da terra e por inumerável multidão de intermediários. Da mesma maneira que disse o Cristo: “Eu não venho destruir a Lei, mas dar-lhe cumprimento”, também o Espiritismo nada ensina contrário ao ensinamento do Cristo, mas o desenvolve, completa e explica, em termos claros para todos, o que foi dito sob forma alegórica. Ele vem cumprir na época predita, o que o Cristo anunciou e preparar o cumprimento das coisas futuras. Ele é, portanto, obra do Cristo, que o preside, assim como preside as que igualmente anunciou: a regeneração que se opera e que prepara o Reino de Deus sobre a Terra. A Doutrina Espírita, assentada em tríplice aspecto, científico, filosófico e religioso, está estabelecida em princípios fundamentais que constituem o seu alicerce. Os princípios que dão autoridade à Doutrina são: • Existência de Deus • Imortalidade do Espírito • Pluralidade das existências • Comunicabilidade entre encarnados e desencarnados • Pluralidade dos mundos habitados Foram revelados pelos Espíritos, firmados na Codificação por Allan Kardec. Resultam da observação e constatação dos fatos que deram a conhecer a existência do mundo espiritual e suas leis, as quais regem as relações com o Mundo Material. Percebe-se o verdadeiro espírita quando, através da compreensão desses princípios e conseqüente aplicação nas próprias experiências, o Homem transforma-se desencadeando em si o processo da auto-educação. Ao assimilar o conteúdo decorrente da crença nesses fundamentos, o Espírito melhora-se social, intelectual e moralmente, renovando sentimentos e ações. Existência de Deus O “O Livro dos Espíritos” começa pela definição de Deus, quando então os Espíritos afirmam: “Deus é a Inteligência Suprema, causa primária de todas as coisas”. A seguir trata dos atributos de Deus, de Suas relações com o mundo e com os homens. Parte de um axioma: a existência de Deus; mas este axioma se evidencia na afirmação lógica que há na questão 14 quando esclarece: “Deus existe e não o podeis duvidar e isso é essencial”. Analisando essa assertiva encontramos o seguinte: 1º) a afirmação pura e simples de Deus , como verdade suprema, que antecede a nossa razão e a ela se impõe; 2º) a afirmação de um atributo de Deus, que é a sua existência, ou seja, a sua imanência; 3º) a afirmação que não podemos duvidar dele e de sua existência, não porque estejamos proibidos de fazê-lo, mas porque há uma impossibilidade lógica de duvidar; 4º) a afirmação de que “isso é essencial”, ou seja, de que, no nosso estado atual de evolução, não precisamos de mais do que essa compreensão, que nos basta. Mergulhando aos poucos na certeza da existência de Deus, o Homem, estimulado pelas vicissitudes, necessidades e desigualdades, vê aflorar a compreensão de uma Justiça Superior que o conduzirá certamente, a um destino Feliz; sente-se então merecedor de um tempo maior para que , através de suas múltiplas experiências atinja o estado de Perfeição para o qual foi criado; descobre-se então imortal, a fim de bem compreender a causa de tudo o que lhe acontece. Imortalidade Preexistência, existência e sobrevivência da alma: – recursos imprescindíveis para quem foi criado por um Pai Justo, Amoroso e Misericordioso, com livre-arbítrio para tudo experimentar e dentro de mecanismos norteadores e educadores — Lei de Causa e Efeito — aprender a escolher melhor, percebendo em si mesmo as conseqüências da própria ação. Reencarnação Significa o retornar do espírito ao corpo tantas vezes quantas se tornem necessárias para o autoburilamento, libertando-se das paixões e adquirindo experiências superiores, sublimando as expressões do instinto ao tempo em que desenvolve a inteligência e penetra nas potencialidades transcendentes da intuição. É o renascimento no corpo físico representando a oportunidade de desenvolver as perfeições contidas em gérmen “… Criou-nos Deus em potência, como sementes que têm em si mesmas todas as potencialidades futuras. Assim, criou-nos perfeitos…”. Cabe a cada qual, desenvolver essas potencialidades, transformá-las em ato como seres espirituais. A continuidade desse processo pedagógico só acontece através da imortalidade nas vidas sucessivas. O Livro dos Espíritos, questões 166 e 167: ” Como pode a alma, que não alcançou a perfeição durante a vida corpórea, acabar de depurar- se ? ” “Sofrendo a prova de uma nova existência.” a) Como realiza essa nova existência? Será pela sua transformação como Espírito? “Depurando-se, a alma indubitavelmente experimenta uma transformação, mas para isso necessária lhe é a prova da vida corporal.” “b) A alma passa então por muitas existências corporais ? “Sim, todos contamos muitas existências. Os que dizem o contrário pretendem manter-vos na ignorância em que eles próprios se encontram. Esse o desejo deles.” c) Parece resultar desse princípio que alma, depois de haver deixado um corpo, toma outro, ou, então, que reencarna em novo corpo. É assim que se deve entender ? “Evidentemente”. “Qual o fim objetivado com a reencarnação? ” Expiação, melhoramento progressivo da Humanidade. Sem isto, onde a Justiça? Comunicabilidade Intercâmbio entre os dois mundos, a comunicabilidade ou mediunidade, revelou ao homem a existência do Mundo Espiritual, donde todos procedemos e para onde, após o fenômeno morte, todos retornamos. Mais difundido o exercício da mediunidade através das comunicações dos desencarnados com os encarnados, tal faculdade se faz a porta por meio da qual se abrem os horizontes da Imortalidade, propiciando amplas possibilidades para evidenciar a indestrutibilidade da vida, não obstante o desgaste do transitório corpo físico. Será objeto dos nossos estudos em seus desdobramentos. Pluralidade dos mundos habitados É uma decorrência da existência de Deus que cria Espíritos simples e ignorantes para fazerem seu desenvolvimento até alcançarem a perfeição e a felicidade, dando-lhe para isso mundos materiais, mais ou menos densos e mundos mais “espiritualizados” para os Espíritos mais evoluídos. Representa a continuidade de educação do Espírito sob os mais variados estímulos, para que seu potencial perfectível ecluda e possa ser trabalhado. A crença nesses princípios leva o homem a um estado de constante aperfeiçoamento, a expressar-se através de sentimentos, pensamentos e ações cada vez mais cristãos. A ação desses fundamentos naqueles que os assimilam, configura o objetivo da Doutrina Espírita que é a renovação moral da humanidade através da renovação moral do homem que a constitui. Bibliografia: ALLAN KARDEC – O Livro dos Espíritos – Livro Primeiro – cap I -EME -Edição Especial.1997 A Gênese – Cap. I e II- FEB -2ª ed. Brasília/DF 1984 FRANCO, DIVALDO P./JOANNA DE ÂNGELIS – Estudos Espíritas – cap. 1, 8 e 18 FEB -4ª ed. Brasília/DF,1987 PIRES, J. HERCULANO – O Espírito e o Tempo, III Parte- Doutrina Espírita cap. IV Religião em Espírito e Verdade – EDICEL.- 7ª ed. Sobradinho – DF No próximo estudo: Mediunidade Tereza Cristina D’Alessandro Postado por JulioC NGomes às 19:07 Make Google view image button visible again: https://goo.gl/DYGbub

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