Aprendizagem Escolar e seus desafios


A sala de aula é um local de descobertas, interação social, superação e desafios. Este último aspecto está intrinsecamente ligado aos demais, principalmente por conduzir todos eles. A aprendizagem escolar também está incluída nesse cenário, pois a criança precisa obter um bom desempenho.

Cada um com seu jeito

No entanto, sabemos que cada aluno tem uma particularidade. Alguns demonstram mais facilidade em uma área; outros gostam mais de números e formas, etc. O espaço escolar é bastante heterogêneo em relação à visão de mundo e ao comportamento de todos que estão ali.
Fatores determinantes para o aprendizado

Quem trabalha com educação sabe que a aprendizagem é algo que envolve muitos fatores que tendem a influenciar direta ou indiretamente a vida da criança e do adolescente. Os aspectos são os mais variados possíveis e, com isso, o corpo pedagógico deve conduzir o ensino de forma que todos consigam aprender.

Importante ficar de olho

Não podemos nos esquecer dos casos de estudantes que convivem com alguma dificuldade ou transtorno de aprendizagem. É preciso que os educadores estejam atentos aos sinais que crianças e adolescentes trazem para a sala de aula.

Qual é a diferença entre dificuldade e transtorno de aprendizagem?

-Distúrbio de aprendizagem

Ele é voltado para a questão da conexão entre neurônios. O cérebro, nestes casos, funciona de forma diferente, pois os portadores do distúrbio de aprendizagem demonstram dificuldade em adquirir o conhecimento da teoria de determinadas matérias, mesmo sem apresentar desfavorecimento físico, social ou emocional.

Vale lembrar que isso não significa que ela seja incapaz, uma vez que este quadro é reversível, necessitando para isso métodos diferenciados de ensino adequados à singularidade de cada caso.

– Dificuldade de aprendizagem

trata-se de um obstáculo, uma barreira, um sintoma, que pode ser de origem tanto cultural quanto cognitiva ou até mesmo emocional. É essencial que o diagnóstico seja feito o quanto antes, uma vez que há consequências em longo prazo.

Quais os maiores desafios de aprendizagem?

– Ensinar o conteúdo a todos os alunos de maneira que haja o máximo de aproveitamento pelos discentes;

– Lidar com as dificuldades e os limites que cada estudante apresenta;

– Conseguir a compreensão da escola para os problemas que alguma criança ou adolescente demonstrar quanto ao aprendizado;

– Criar uma parceria com a família a fim de propiciar formas de comunicação entre escola – empresa;

– Tornar o ambiente mais agradável aos alunos;

– Disponibilizar materiais que atraiam o interesse pedagógico do estudante;

– Priorizar as necessidades de um aluno sem perder o foco no restante da turma.

Contando com a ajuda de equipe multidisciplinar

A educação de uma criança é um processo bastante complexo. Sendo assim, nada melhor que contar com o auxílio de profissionais que pertencem a áreas que vão além dos muros da escola. Psicopedagogos, psicomotricistas, psicólogos e fonoaudiólogos são apenas alguns dos especialistas que podem estabelecer um trabalho em conjunto com os educadores.

 

Já pensou aprender profundamente as Técnicas Psicomotoras que podem otimizar o Desenvolvimento Infantil de uma maneira Lúdica, Encantadora e Eficaz? Em um curso online completo a Lu Brites te ensina tudo sobre Psicomotricidade com fundamentação científica e de forma prática e simplificada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s