COMO EXPLORAR A CONCORRÊNCIA COM FERRAMENTAS DE MARKETING DIGITAL



Como explorar a concorrência com ferramentas de marketing digital

Tão importante quanto investir em técnicas de marketing, conhecer o seu concorrente é importante para entender como funciona o mercado no qual você está. E no mundo digital, com milhões de opções ao seu lado oferecendo o mesmo serviço que você, como se destacar e encontrar o seu diferencial?

Hoje eu, Sabrina Nunes, vou te ajudar a descobrir como usar o Marketing Digital para explorar a concorrência nesse meio. Você vai perceber como é simples, mas você deve ter uma constância nessa análise e assim tirar o máximo de informações para que coloque em prática no seu negócio.

Antes de tudo, você deve entender que tanto a loja física quanto o e-commerce podem usar dessa tática para conhecer melhor os concorrentes e assim se destacar do mercado. Mas você deve sempre entender as características de cada meio e usar isso a seu favor.

Inclusive, tem alguns erros que maioria das empresas cometem quando analisam os concorrentes. E são coisas bobas, mas que você pode estar cometendo sem perceber. Confira abaixo alguns desses erros e fuja deles:

1. Não saber identificar os concorrentes corretamente

Esse é um erro bastante comum, pois as empresas analisam concorrentes que nem sempre são reais concorrentes. Nesse caso, o primeiro passo deve ser realizar uma pesquisa de mercado.  Você precisa focar em algumas coisas como: preço, serviços, monitorar quais locais e quais públicos o seu concorrente pode atender. Entenda tudo o que envolve o seu concorrente direto e assim você consegue ter uma noção clara de como se destacar nessa disputa pelo seu público.

2. Não reconhecer as necessidades dos clientes

Lembre-se sempre das necessidades dos consumidores do seu negócio. Entenda o que os clientes querem, o que esperam e como a concorrência está atendendo essa necessidade. Assim você consegue compreender o que está fazendo hoje que se iguale a isso ou o que pode melhorar para estar mais presente no mercado.

3. Focar em apenas um meio

Muitas pessoas sempre focam somente em analisar as páginas dos concorrentes nas redes sociais. Apesar de ser muito importante, isso não é a mesma coisa e o resultado pode não ser tão completo. Faça uma análise completa, em vários meios e durante determinado período. Isso te ajuda muito a entender o seu concorrente.

Inclusive, existe um procedimento que você precisa fazer para descobrir a concorrência e como a mesma influencia o seu mercado. Essa análise vai te dar uma visão mais ampla, logo é importante que você invista nisso, seja num negócio no começo ou que já tenha tempo no mercado. Confira abaixo o passo a passo:

1º liste seus concorrentes diretos >
2º liste seus concorrentes indiretos >
3º defina os fatores críticos >
4º compare o seu negócio com o dos concorrentes >
5º  analise os resultados

Analise todos esses detalhes com calma e paciência. Isso quer dizer que você não vai fazer isso em um dia. Caso não consiga fazer, contrate um profissional ou uma agência para te ajudar nessa hora. Otimize o seu tempo e invista nisso para destacar o seu negócio. Acredite: é importante e vai ser essencial para o sucesso da sua empresa.

Digo isso porque quando você observa e compreende o seu concorrente, fica mais fácil encontrar formas de se destacar diante do seu público e ainda encontra pontos que você deve investir para se destacar no mercado. Por exemplo, os seus concorrentes não oferecem entrega do produto em casa e você percebe que isso é um pedido crescente dos seus clientes. Vale a pena investir nisso e agregar valor ao consumidor.

Agora vou mostrar como você pode se destacar analisando o seu concorrente através das suas ferramentas digitais. Você vai ver como é simples e fácil fazer essa análise hoje com o que você tem hoje. Confira abaixo:

SEO

Observe como o negócio está investindo em técnicas de SEO. Está otimizando a descrição do site? Investindo em blogs? As url’s são otimizadas? Analise tudo o que o site do seu concorrente está fazendo para se destacar nos resultados orgânicos do Google.

E, caso você não tenha, observe se são possíveis de serem implementadas por você. Nessa hora, invista em um profissional para te ajudar nisso. Se já tem, explique ao máximo tudo o que ele precisa fazer baseado nas suas observações. Lembre-se: esse profissional sabe colocar em prática a sua ideia, mas você deve ter uma ideia clara ou pelo menos saber o que quer.  Isso melhora a relação entre vocês, evita estresse e otimiza o seus esforços.

Além disso, analise bem o funcionamento desse site em diversos meios. Ele carrega com facilidade? Não fica bonito esteticamente no celular? Observe tudo isso e veja como o seu negócio se diferencia disso.

Leia mais

• Como fazer sua empresa render mais?

• Conheça os melhores indicadores de produtividade

Mídias online

Seja através do Facebook Ads ou então Google Adwords, saiba como o seu concorrente está investindo nisso. Ele aposta em várias estratégias? Qual é a mais forte? Visite esses meios e conheça ao certo que o seu concorrente está fazendo e investindo com mais intensidade. Isso quer dizer que vai precisar de tempo e paciência. Faça isso durante determinado tempo e observe tudo isso.

Redes sociais

Observe os conteúdos que os seus concorrentes estão investindo. Seja no Facebook ou no Instagram, veja o que está bombando nestas redes sociais. Assim você observa o que dá certo ou não, no que você pode investir com mais certeza e muito mais. Inclusive, existem ferramentas que te ajudam a encontrar o conteúdo do seu concorrente de uma forma mais organizada.  Só observe, pense e teste! Coloque em prática as suas ideias.

Você gostou do meu texto de hoje? Viu como é fácil analisar o seu concorrente através dos meios digitais que você tem disponíveis no seu negócio? E se você quer compartilhar alguma experiência ou até mesmo sugerir temas, escreve para mim nos comentários logo abaixo.

Eu sempre acompanho tudo e respondo também, logo fique à vontade aqui para trocarmos muitas ideias. Além disso, nas minhas redes sociais, você consegue ver um monte de conteúdo legal que faço diariamente para quem quer empreender, dicas de como otimizar o seu negócio no dia a dia e muito mais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: