Por que o grafeno irá mudar nossas vidas para sempre?


O grafeno tem sido considerado o material do futuro, e sua descoberta foi tão significativa que os cientistas russos que conseguiram isolar esse elemento ganharam o Prêmio Nobel de Física.

Esse material é composto por uma camada extremamente fina de grafite, do mesmo que pode ser encontrado em um lápis. Porém, suas características tais como força, condutividade e impermeabilidade prometem revolucionar a indústria tecnológica e mudar nossas vidas para sempre.

Os celulares do futuro serão quase indestrutíveis

Celular do futuro

Algumas das principais características do grafeno é que ele é um material extremamente resistente, maleável, transparente e impermeável. Já imaginou todas essas características em um smartphone?

O uso desse material permitirá a criação de celulares extremamente flexíveis, que podem ser dobrados ou amassados, sem que isso altere seu funcionamento.

Além disso, os celulares do futuro poderão ser transparentes como vidro, finos como folhas, porém com telas de altíssima definição.

Mas não é só nisso que o grafeno irá revolucionar nessa indústria.

Celular descarregado não será mais um problema para nós

Os elétrons movem-se através do grafeno com praticamente nenhuma resistência e aparentemente sem massa, e isso faz com ele transporte eletricidade de forma mais eficiente, precisa e mais rápida do que qualquer outro material.

Esse alto nível de condutividade poderá ser usado para criar baterias que tenham dez vezes mais capacidade de retenção elétrica do que qualquer outra coisa que conhecemos.

Em 2013, foi desenvolvido na Universidade da Califórnia uma bateria para celular que carregava em apenas 5 segundos! Além disso, a carga durava mais de uma semana.

Ele resolverá o problema da escassez da água

O grafeno é o material mais impermeável já descoberto, sendo que nem mesmo os átomos de hélio conseguem passar por ele.

Por outro lado, o único material que consegue passar pelo grafeno é a água. Com isso, esse material poderá ser utilizado em novas tecnologia de purificação de água.

Um projeto da Universidade de Manchester já mostrou que é possível transformar a água do mar em água potável utilizando uma “peneira” de grafeno, capaz de remover o sal da água.

Nossa Internet será muito mais rápida

Em 2013, pesquisadores das Universidades de Bath e Exeter conseguiram aumentar em 100 vezes a velocidade de transmissão de dados ao utilizar interruptores ópticos feitos de grafeno.

Além disso, o Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos, produziu uma antena de grafeno que permitiu transmitir 128 GB em apenas um segundo.

Diminuirão os casos de gravidez indesejada

A grande impermeabilidade do grafeno terá mil utilidades. Além de ser usado como detector de gás e em revestimentos, um projeto da Fundação Bill e Melinda Gates já está testando o grafeno na produção de camisinhas.

E quanto custa toda essa tecnologia?

Como puderam ver, esse material tem características que irão mudar nossa vida para sempre.

Infelizmente, o grafeno ainda possui um preço muito elevado de fabricação, sendo que o material suficiente para cobrir uma cabeça de alfinete custaria mais de 3000 reais.

Porém, espera-se que com o aumento de estudos na área e sua sintetização em grande escala, esse material se torne acessível e amplamente difundido.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s