Como Fazer Sua Própria Agenda Escolar


5 Partes:Escolhendo e decorando a agendaDecorando sua nova agendaListando suas tarefasDesenhando um calendário bissemanal (layout alternativo)Dando os toques finais

Você vive esquecendo de fazer a lição de casa? Foi pego de surpresa por uma prova? Se você nunca tentou criar uma agenda antes, saiba que essa é uma ótima maneira de começar a organizar sua vida. É preciso incluir alguns elementos básicos, mas depois de colocá-los, você pode personalizar de acordo com as suas necessidades. Divirta-se criando sua nova agenda, e lembre-se de verificá-la e anotar suas tarefas todos os dias!

Parte1

Escolhendo e decorando a agenda

  1. Imagem intitulada Make Your Own School Planner Step 1
    1

    Compre ou encontre um caderno. Pense com cuidado no tamanho desejado: para incluir bastantes detalhes, você provavelmente vai precisar de um caderno maior. Algo menor, porém, será mais fácil de carregar e ocupará menos espaço na mochila.

    • Você também pode escolher o método de encadernação. Os cadernos de espiral ficam retos, mas os que são costurados não vão amassar seus outros livros e papéis como a espiral às vezes faz.[1]
    • Compre um caderno com uma pasta ou bolso dentro da capa se quiser deixar todos os seus papéis juntos.
    • Para usar um calendário bissemanal em vez de listar as tarefas, os cadernos sem pauta, quadriculados ou pontilhados podem ser mais adequados.
  2. Imagem intitulada Make Your Own School Planner Step 2
    2

    Escreva seu nome na contracapa. Acrescente também outras informações que ajudariam alguém a devolver sua agenda se você a perder, por exemplo, sua série, seu telefone e o número da sua carteirinha de estudante.
  3. Imagem intitulada Make Your Own School Planner Step 3
    3

    Anote ou grampeie uma cópia dos seus horários de aula na primeira página.Assim, você terá fácil acesso a essa informação.

Parte2

Decorando sua nova agenda

  1. Imagem intitulada Make Your Own School Planner Step 4
    1

    Pense em como decorar o exterior dela. Você gosta de adesivos ou prefere desenhar? Você coleciona imagens e textos divertidos de revistas e adora fazer colagens com materiais interessantes?[2] Ou prefere desenhar margaridas com branquinho e marca-texto?

    • Você pode desenhar uma tirinha ou seu super-herói favorito na capa se gostar de quadrinhos.[3]
    • Seja lá o que usar, escolha algo durável. Por exemplo, se colar lantejoulas ou usar glitter na capa, você corre o risco de perder a decoração no fundo da mochila.
  2. Imagem intitulada Make Your Own School Planner Step 5
    2

    Junte os materiais. Depois de planejar, liste tudo o que será necessário. Tintas, canetinhas, cola, lápis de cor: junte tudo e coloque no lugar onde você gosta de trabalhar.
  3. Imagem intitulada Make Your Own School Planner Step 6
    3

    Vá em frente! Decorar o lado de fora da agenda é uma das melhores maneiras de torná-la única. E, quanto mais você sentir que sua agenda expressa sua personalidade e sua criatividade, mais vai querer usá-la. Além disso, você vai poder exibir seu lindo trabalho.

Parte3

Listando suas tarefas

  1. Imagem intitulada Make Your Own School Planner Step 7
    1

    Vá para a segunda página. Abra o caderno de modo que possa ver tanto o lado de trás da primeira página, à esquerda, quanto a frente da segunda página, à direita.
  2. Imagem intitulada Make Your Own School Planner Step 8
    2

    Divida a página da direita em três partes. Essas divisões podem ser linhas horizontais ou colunas verticais, dependendo do que você achar melhor.

    • Ajuste o número de seções de acordo com o tamanho das páginas e a quantidade de tarefas.
    • Monte a agenda de uma maneira que faça sentido para você. O objetivo é fazê-la de modo que você a ache fácil de usar e a consulte todos os dias. Uma agenda que você não gostar de usar não vai ajudar você a organizar sua lição de casa e realizar suas tarefas.
  3. Imagem intitulada Make Your Own School Planner Step 9
    3

    Rotule cada seção com o dia da semana e a data. Por exemplo: Segunda, 3 de março; Terça, 4 de março; e Quarta, 5 de março. É ali que você vai marcar as lições de casa daquele dia.

    • Se estruturar as seções na horizontal, você pode usar a margem ou fazer uma coluna no lado direito para marcar as tarefas já feitas.
  4. Imagem intitulada Make Your Own School Planner Step 10
    4

    Na página da esquerda, coloque o título “Depois da Escola” ou “Próximos Eventos”. Nesse lado, você vai acompanhar as atividades extracurriculares, como ensaios da banda, eventos esportivos e aulas de dança. Você pode dividir em dias, como fez do lado direito, ou listar tudo na ordem em que cada coisa vai acontecer.

    • Se precisar acompanhar alguma outra coisa, você ainda pode acrescentar outras seções a essa página. Quanto mais informações anotar, mais usará a agenda como referência. E, se usá-la com frequência, é menos provável que você se esqueça de algo importante.

Parte4

Desenhando um calendário bissemanal (layout alternativo)

  1. Imagem intitulada Make Your Own School Planner Step 11
    1

    Abra o caderno na segunda página e vire-o de modo a deixá-lo na horizontal.
  2. Imagem intitulada Make Your Own School Planner Step 12
    2

    Desenhe uma tabela com duas linhas e seis colunas. Use uma régua se quiser fazer linhas precisas. Cada quadrado deve ser grande o bastante para você anotar suas tarefas.

    • Caso esteja usando um caderno menor, talvez você só consiga colocar uma linha. Tudo bem. É melhor deixar apenas uma semana em cada página do que fazer caixas pequenas demais e não conseguir anotar tudo o que precisa.
  3. Imagem intitulada Make Your Own School Planner Step 13
    3

    Intitule cada coluna com o dia da semana. Comece com “Segunda” sobre a primeira coluna, “Terça” sobre a segunda e assim por diante, até a sexta. A última coluna é para o fim de semana, portanto, você pode escrever “Fim de Semana” ou “Sábado/Domingo”.
  4. Imagem intitulada Make Your Own School Planner Step 14
    4

    Anote os dias do intervalo acima do calendário. Por exemplo: “Segunda, 3 de fevereiro a domingo, 16 de fevereiro”.
  5. Imagem intitulada Make Your Own School Planner Step 15
    5

    Abra o caderno de modo que possa ver as duas páginas e gire-o de modo a deixá-lo de novo na vertical.
  6. Imagem intitulada Make Your Own School Planner Step 16
    6

    Escreva “Próximos Eventos” na página da esquerda. Você também pode anotar suas atividades extracurriculares se tiver espaço no calendário. Mas pode ser que suas tarefas preencham todo o espaço disponível.

Parte5

Dando os toques finais

  1. Imagem intitulada Make Your Own School Planner Step 17
    1

    Acrescente seções úteis no verso do caderno. Você pode fazer uma página de objetivos para as próximas semanas ou para o semestre, uma página para o calendário da escola e outra com informações de contato e aniversários.
  2. Imagem intitulada Make Your Own School Planner Step 18
    2

    Use marcadores de página adesivos para rotular as seções. Será mais fácil usar a agenda se você puder ir direto à seção necessária.
  3. Imagem intitulada Make Your Own School Planner Step 19
    3

    Anote suas tarefas. Escreva quais são suas tarefas todos os dias. Se não tiver nada, anote esse dado para você saber que não se esqueceu de escrever o que precisava.

Dicas

  • Ainda que pareça tentador acompanhar as coisas usando um aplicativo ou o celular, pesquisas mostram que anotar à mão ajuda você a se lembrar melhor delas mais tarde. Por isso, se tiver a mínima chance de esquecer algo importante, anote na agenda. Além de ficar mais fácil de lembrar, você ainda terá uma referência se precisar verificar mais tarde.[4]
  • Se estiver experimentando a variação do calendário, tente anotar as tarefas no dia de entrega, em vez de no dia em que elas forem passadas. Você pode eleger prioridades e aproveitar melhor o tempo se conseguir ver quando precisa entregar um projeto grande ou bastante lição de casa para o mesmo dia. Só não se esqueça de olhar os dias seguintes na agenda!
  • Escreva a lápis se seu professor costuma mudar as datas. Vai ficar mais organizado se você apagar em vez de riscar.
  • Verifique a programação das suas matérias no começo do semestre. Se o seu professor passar as datas de entrega das tarefas logo no começo, você pode anotá-las ou criar uma seção com uma visão geral do semestre e todas as principais tarefas de todas as matérias.
  • Use canetas ou marcadores de cores diferentes para marcar sua lição de casa. Você pode dar cores diferentes a matérias, tipos de trabalho (redação, pesquisa, prova) ou níveis de prioridade diversos (“semana que vem”, “urgente”, etc.).
  • Divirta-se! Escreva frases inspiradoras em cada página, acompanhe o menu do almoço ou faça um registro de fatos interessantes aprendidos e coisas estranhas ditas pelos seus colegas de classe.
  • Se preferir usar papéis avulsos em vez de um caderno, você pode utilizar um dos métodos acima com papel pautado ou sem pauta e um fichário. É possível acrescentar divisores com abas, pastas para planilhas ou tarefas feitas e um estojo para colocar suas canetas, lápis e canetinhas.
  • Use a agenda para acompanhar seu progresso em objetivos de longo prazo e que se repetem, como “correr todos os dias” ou “ler um capítulo de um livro por diversão”. Você pode fazer uma nota naquele dia ou dedicar uma página separada para um registro diário. Use símbolos ou crie um visual legal.[5]

Materiais Necessários

  • Caderno
  • Lápis, caneta ou outro item de escrita
  • Um fichário (opcional)
  • Itens de decoração (opcionais)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s