Como Cortar um Frango Inteiro


2 Partes:Preparando o frangoDestrinchando o frango

Cozinhar um frango inteiro é uma ótima maneira de economizar dinheiro e alimentar a família toda. Além de comer a carne, você também poder aproveitar os ossos que sobrarem para fazer uma sopa. Para cortar um frango, é preciso separar a carne escura da carne branca, obtendo cerca de 4 porções de tamanhos iguais para grelhar, assar, cozinhar ou preparar da forma que quiser.

Parte1

Preparando o frango

  1. 1

    Remova o frango da embalagem e retire os seus miúdos. A maioria dos frangos comercializados vem embalada em um plástico, que precisa ser perfurado e drenado na pia. Retire o plástico e o descarte.

    • Geralmente, os miúdos ficam dentro do frango, num pequeno saco plástico ou embalados à parte. Localize-o e retire-o do interior da ave. É possível usá-los para fazer um caldo de frango bem forte, ou então descartá-los.
    • Ao contrário do que se diz por aí, não é necessário lavar a carne do frango antes de prepará-la. Se fizer isso, as bactérias ali presentes podem se espalhar por toda a cozinha, aumentando o risco de doenças. Basta cozinhá-lo a uma temperatura de 73ºC para matar todas as bactérias. O cozimento correto dispensa a lavagem.[1]
  2. 2

    Prepare uma superfície para o corte do frango. Ela deve ser limpa e resistente, própria para carnes. Após o uso, lembre-se de limpar cuidadosamente tanto a superfície quanto a faca de cozinha.
  3. 3

    Utilize uma faca afiada e resistente. Para cortar um frango em pedaços, é necessário passar a faca pelos ossos, por isso ela tem que ser forte. Uma boa faca de chef ou um cutelo é fundamental para esta tarefa. Afie a faca muito bem antes de começar, ou mande alguém afiar.

Parte2

Destrinchando o frango

  1. 1

    Separe as coxas do frango. Faça um corte na junta da coxa, usando uma faca de açougueiro. Assim, vai soltar a peça, mas não vai removê-la completamente.

    • Puxe-as e gire-as até que sejam removidas e, em seguida, faça outro corte na junta abaixo, para remover completamente cada peça.
  2. 2

    Separe a coxa da sobrecoxa. Coloque este pedaço sobre a tábua de cortar carne com a pele virada para baixo. Use um facão de açougueiro para encontrar o entalhe na parte superior da coxa e da sobrecoxa, para separá-las.

    • Pode-se também deixar a coxa e a sobrecoxa juntas para ter um pedaço maior, se desejar.
  3. 3

    Remova o peito sem retirar as asas. Vire-o para baixo, para que a cavidade do pescoço fique mais próxima de você. Faça um corte ao longo da espinha dorsal até a cavidade do pescoço, usando faca ou tesoura de cozinha para cortar a carcaça. Em seguida, corte o osso do peito, que separa os seus dois lados.

    • Remova o excesso de gordura e de ossos, cortando no local em que a carcaça se encontra com o peito, separando os ossos e os descartando, ou utilizando-os no caldo. Remova ainda o osso e a cartilagem do peito do frango.[2]
    • Algumas pessoas acham que colocar o peito virado para cima é muito mais fácil. Usando os dedos, aperte o centro do peito para encontrar a cartilagem e insira uma faca em um dos lados dela. Use a ponta da faca para começar e a lâmina para romper o peito, separando-o em duas metades. Em seguida, remova o excesso de ossos da carcaça.
  4. 4

    Faça cortes nas articulações das asas para separá-las do peito. Coloque a ponta da faca no frango e puxe a asa para trás para expor a junção. Em seguida, insira a faca e remova a asa.

Dicas

  • Para fazer sopas, corte o resto da carcaça ao meio, entre o esterno e as costelas. Assim, vai ter dois pedaços grandes para colocar na panela e fazer um caldo de galinha.
  • O processo de destrinchar o frango pode ser feito antes ou depois de cozinhá-lo. Algumas receitas, principalmente as que vão ao fogo, sugerem que o frango seja destrinchado e temperado antes de cozinhar, para que ele caiba direito na panela.
  • Use luvas. Quando se lida com frango cru, as luvas impedem que as bactérias entrem em contato com as suas mãos. Se o frango acabou de ser retirado do forno, elas protegem suas mãos do calor. Só não se esqueça de lavar bem as luvas após o manuseio.

Avisos

  • Evite colocar qualquer outro alimento na superfície em que colocou o frango cru. As bactérias podem facilmente contaminá-lo.

Materiais Necessários

  • Frango inteiro
  • Faca de açougueiro
  • Tábua para cortar carnes
  • Luvas (opcional)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s