Nos EUA – A mulher e a aposentadoria


Os EUA estão enfrentando uma crise de aposentadoria, com um enorme déficit de US $ 13 trilhões no sistema de previdência. As estimativas são que o programa previdenciário do “social security” não terá condições de honrar pensões depois de 2037.
A crise da poupança para a aposentadoria é ainda mais severa para as mulheres, uma vez que elas enfrentam uma disparidade salarial entre gêneros e provavelmente viverão mais.
No último Focus Brasil eu participei do painel de Mulheres da AME e, me preparando para a palestra, me deparei com uma pesquisa realizada em Harvard com mais de 150 mil mulheres.
-Somente 29% eram alfabetizadas financeiramente; o que significa um alarmante número de mulheres despreparadas e desprotegidas.
– Mais de 80% confiam cegamente em seus parceiros na tomada de decisões importantes relacionadas com dinheiro.
– E destas 80%, 60% o fazem pois não acredita serem capazes!
Muitas destas mulheres acreditam em mitos de que não entendem finanças, de que seus parceiros cuidam de tudo e por consequência elas não precisam se inteirar de nada na área financeira. Mas elas precisam aprender sim, especialmente pelo fato de que elas viverão mais do que os homens. Isso significa que as mulheres precisam economizar mais que eles também. O objetivo deve ser de 8 a 10 vezes o salário anual.
Isso é o que você precisa se quiser gastar 90% dos seus níveis de pré-aposentadoria anualmente. É um pouco mais do que você ouve na maioria das empresas de investimento, mas a ideia é que você se aposente como “like a boss” – mais viagens… mais diversão, com folga mesmo.
E como as mulheres vivem mais, em média, é melhor ter uma poupança mais acolchoada. Sim, neste caso, quanto maior, melhor.
No jogo da aposentadoria vale o velho ditado popular que diz: “Nunca coloque todos os seus ovos na mesma cesta.”
Um programa de investimento diversificado é recomendado para pessoas ainda na faixa dos 20-30 anos; você pode inclusive investir em produtos com uma certa pitada de risco. Mas se você já passou dos 30, seria mais aconselhável ter investimentos mais conservadores, pois você já não tem tanto tempo assim para fazer o seu dinheiro crescer.
As mulheres precisam ter essas conversas sobre o quanto é necessário, mas não apenas o quanto, mas quais são as expectativas claras de que as levarão a esse ponto para serem consideradas bem-sucedidas.
Portanto Educação Financeira é uma necessidade real e absoluta, assim como procurar profissionais financeiros que podem ajudar a organização deste projeto.
Perder o medo de se informar, encontrar a necessidade real de entender finanças e utilizar ferramentas que as ajudarão a chegar onde se necessita.
Seu marido, parceiro, pode continuar tomando conta do gerenciamento das despesas, mas se inteire, divida responsabilidades. Entenda o que entra e o que sai.
Esteja a par de seus investimentos, tenha as senhas dos bancos. Tome rédeas do seu futuro financeiro.
Comece por livros se assim for mais fácil para você. mas informe-se!!!
Garanta e estabeleça uma poupança voltada para sua aposentadoria. Nós não pagamos o nosso aluguel, mortgage? Prestação de carro? Por que não incluir em nosso orçamento uma prestação de futuro tranquilo?
Como sempre estou à disposição para todas as perguntas.
Uma ótima semana para todos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s